Como foi o Tá Safo! Beer: Mobile Talks 2017

No dia 18 de Março, aconteceu mais um Tá Safo! Beer, no Black Dog English Pub. Dessa vez os assuntos foram relacionados exclusivamente à mobile. O evento começou de tardinha, por volta das 16h15. Nem o “pau d’água” que estava caindo atrapalhou a galera que marcou presença, lotando o pub mais uma vez. A galera ía chegando, pegando sua comanda, enchendo seu copo com as brejas artesanais do local e já se ajeitavam nas cadeiras esperando começar o evento.

Antes de começarem as lightning talks (palestras curtas de no máximo 15 minutos), tivemos uma abertura empolgante: Ramon Rabello mostrou o vídeo oficial de divulgação sobre a Agile Brazil 2017, a maior conferência sobre Metodologias Ágeis da América Latina, que esse ano irá acontecer em Belém, inaugurando a primeira edição na região Norte do país.

Logo em seguida, Ramon Rabello (Senior Android Software Engineer na Colab.re), vindo direto de São Paulo, começou a talk “Produtividade Ninja com Android Studio”, onde mostrou várias técnicas e dicas de como o desenvolvedor Android pode aumentar ainda mais a sua produtividade, usando e abusando dos Live Templates, Scoped-block selection, Multi-cursor edition e outros.

17361561_1814646075525287_1975646884870124380_n

Ramon Rabello explicando como ser ninja no Android Studio

Em seguida, Larissa Guimarães (desenvolvedora Full Stack na ProntoDigital) apresentou a palestra “Android para Todos: Acessibilidade para suas apps”, onde mostrou como seguir boas práticas para deixar sua app mais acessível para ser adaptada e utilizada por pessoas com algum tipo de limitação visual, por meio do recurso TalkBack e como configurá-la nos devices.

IMG_20170318_165208059

Larissa Guimarães explicando como tornar suas apps mais acessíveis

Sua palestra finalizou com a exibição do vídeo sobre a Voice Access Beta, que é um projeto que está em desenvolvimento pela Google para que pessoas com limitações motoras possam tirar foto, comentar nas redes sociais e enviar uma foto apenas com comandos de voz. Foi fantástico!

Agora era a vez de falar sobre games! Então, Lucas Mousinho (Android Developer na YetGo e sócio da Sinextra Studio) deu uma aula e mostrou várias ferramentas e engines para desenvolvimento de jogos para dispositivos mobile, como Construct 2, Unreal Engine, Xamarin Studio e Unity3D. Ele mostrou vários vídeos de games que foram desenvolvidos utilizando essas plataformas, inclusive uns bem conhecidos entre os gamers.

IMG_20170318_172944465_HDR

Lucas Mousinho falando sobre várias ferramentas para desenvolvimento de jogos mobile

Logo depois, entrou em cena o estreante no Tá Safo!, Caio Borsoi (iOS Developer na YetGo), onde ele pôde explicar um pouco sobre sua carreira como desenvolvedor iOS e falou sobre os primeiros passos para ser um iOS developer. No final, ainda mostrou como criar um projeto no Xcode, a IDE de desenvolvimento para construção de programas e aplicativos na plataforma da maçã. Estava praticamente em casa, pois é cliente antigo do Pub.

 

17352060_1814675925522302_922190014736472108_n

Caio Borsoi, estreando no Tá Safo! e mostrando como se tornar um iOS Developer

 

Finalizando as talks do dia, tivemos Milton Alcântara (UX Designer na YetGo) falando sobre sua carreira profissional. Ele mostrou várias ferramentas que os designers utilizam para elaboração de mockups ou protótipos visuais, como Corel Draw, Adobe Illustrator e Sketch.

IMG_20170318_181228292_HDR

Milton Alcântara falando sobre sua carreira de Designer

Assim que o Milton terminou sua apresentação, a Fernanda Rabello fez o encerramento do evento agradecendo à Comunidade e convidando novamente as pessoas à participarem do Agile Brazil 2017 em Belém.

17352548_1814701285519766_4956274216119741693_n

Fernanda Rabello no encerramento

E tu achas que o evento tinha acabado?! Mas quando! A galera empolgada ainda emendou um happy hour lá mesmo e pudemos conversar ainda mais sobre vários assuntos como padrões de projetos, princípios S.O.L.I.D., arquitetura mobile como MVP, MVVM, VIPER; tendências e futuro do mobile. Égua, foi muito networking!

Em nome da Comunidade, gostaríamos de agradecer primeiramente à todos que contribuíram para o evento acontecer, a galera de prestigiou o evento, aos palestrantes e, em especial, ao amigo Iuri Fernandes, por ter cedido o excelente espaço do Black Dog English Pub para o evento.

Tu que pudestes participar, comenta aqui em baixo o que achastes sobre essa edição. Dicas e sugestões de melhorias são sempre bem-vindas. E tu que não pudestes participar, keep calm. Esse foi apenas o primeiro Tá Safo! Beer focado em mobile. Fica ligado nas nossas redes sociais para não perder o próximo.

Abraços e até um próximo evento! 😀

Cenas extras!

Anúncios

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s