transformAÇÃO na EETEPA Icoaraci

Em 2010, realizamos um #tasafoemacao na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Icoaraci, que oferta os cursos de Informática, Suporte e manutenção, Design de interiores e Hospedagem, onde Fábio e Jaime foram nos representar. Pelo relato, deve ter sido “duka” mesmo. E no dia 27 de Agosto de 2016, tive a satisfação de representar o Tá safo! para uma ação, em conjunto, chamada I FISOL 2016, articulada pelo Marcelo Sá, da Jambu Tecnologia, Ézyo Lamarca do Linux Pai D’Égua e Raimundo Xavier do projeto LibreOffice.

Senti uma vibe muito boa logo na entrada, pois fui recepcionado pela Profª Priscila e o Profº Caio, conterrâneos do saudoso IESAM :). Reencontrei o Luiz Júnior, um colega de trabalho, que não via há anos e agora é aluno do Ézyo, na FEAPA.

Mas a pessoa que foi a cola fundamental dessa “bagaça” toda, o danado do Edilberto, um cara que tive a oportunidade de trabalhar na Jambu, gente boníssima que sempre tá com um sorriso no rosto, dedicado aos estudos e trabalho.

A realidade na EETEPA é a que encontramos em todo canto do Brasil, professores determinados e envolvidos, alunos com sede de conhecimento e escolas com poucos recursos. Em nossas andanças e conversas com amigos que moram fora do Pará, sempre nos falam que o profissional paraense de TI tem algo a mais que o destaca na multidão. Deve ser esse misto de fome com a vontade de comer.

O evento começou com o Marcelo apresentando a proposta do evento como ponta pé inicial de uma série de iniciativas que deveremos participar, tendo a EETEPA como nosso primeiro campo de trabalho.

Marcelo Sá

Marcelo Sá

Logo em seguida, Ézyo falou sobre software livre, sua filosofia, sua infinidade de aplicativos e aplicações, seu propósito, que vai além do tecnológico, experiências no ensino superior e suas andanças pelo Brasil promovendo o movimento.

Ézyo Lamarca

Ézyo Lamarca

Xavier, que também coordena o projeto Ação Parceiros, deu continuidade falando da origem do pacote de escritórios LibreOffice, a importância de formatos abertos, a plataforma em nuvem da suíte de escritórios e, finalmente, aprendi a usar o Impress Remote :).

Raimundo Xavier

Raimundo Xavier

Logo depois, comecei algumas provocações, lançando a mensagem: “manifeste-se” (ou pare de reclamar e faça alguma coisa), falando sobre mercado de trabalho, open source, desenvolvimento ágil e uso da tecnologia da informação.

Luiz Sanches

Luiz Sanches

Nosso agradecimento ao corpo docente e a organização do evento. A intensidade das palmas ao término de cada palestra e depoimento é a medida do sucesso de um evento. Esse foi bem intenso. Obrigado e até a próxima ação!

Um comentário sobre “transformAÇÃO na EETEPA Icoaraci

  1. Excelente abordagem desse evento, olha! Parabéns a cada um dos envolvidos! E que bons frutos venham por aí! Abraços!

    Curtir

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s