Retrospectiva Radar Ágil

Um dos pilares das abordagens ágeis é a melhoria contínua, nesse contexto a Cerimônia de Retrospectiva desempenha um papel fundamental. Desconfio que o Scrum adotou o termo “Cerimônia” por que o termo “Reunião” traz consigo diversos sentimentos negativos. Em alguns momentos o termo “Reunião” tem sido pra mim sinônimo de algo demorado, tedioso, que dá sono, que produz poucos resultados.

Cerimônia de Retrospectiva consiste no momento em que os membros da equipe encontram-se reunidos para gerar planos de Ação e assim melhorar sempre. Acredito que dinamizar o formato de realização das retrospectivas contribui para o alcance desse objetivo, uma vez que:

  • Gera expectativa nas pessoas;
  • Estimula a criatividade e inovação;
  • Um ambiente descontraído é mais favorável à geração de insights;
  • E o mais importante de todos os argumentos, não parecer uma reunião formal !!

Em função da relevância da Retrospectiva e também do desafio de torná-la agradável e produtiva, compartilho um dinâmica que criei chamada RADAR ÁGIL, apliquei pela primeira vez quando era estagiária na AIT, a dinâmica obteve uma boa aceitação pela equipe.

radar ait proeg

Radar AIT

Vou iniciar apenas apresentando as anotações presentes nesse Quadro. E depois descrever passo a passo como chegou-se a esse resultado.

radar ait proeg1

Acordos

As figuras localizadas no lado esquerdo do quadro, de cima para baixo, representam os Acordos:

  • não uso de celular;
  • colaboração do time; (As figuras que parecem fantasminhas na verdade representam os membros da equipe).
  • e uso de time-boxing para as etapas da cerimônia.

radar ait proeg2Na ponta das setas verticais e horizontais encontram-se os pontos que foram analisados na Retrospectiva, conforme a imagem, correspondem ao Processo, Equipe, Sprint e Kanban.
Os tracinhos nas Retas representam as notas dadas pela equipe que conforme a imagem, variam de 1 a 5.
Os post-it’s presentes nos quadrantes correspondem as estratégias de melhoria relacionadas aos pontos analisados. No sentido horário, os post-it’s presentes no 1º quadrante correspondem às ideias relacionadas ao Processo.

radar ait proeg3

Acontecimentos que marcaram

Acontecimentos que marcaram, localizado no lado direito do quadro: Aqui escrevemos aqueles episódios que marcaram a nível individual ou a própria equipe, sejam eles positivos ou negativos e envolvem por exemplo: aprendizados, bugs encontrados, dentre outros.

radar ait proeg4

No rodapé do quadro, têm-se: Propostas, Aprovados e Comprovação.

  • As Propostas são os planos de ação que a equipe escolheu e que estavam dentro dos quadrantes do radar;
  • Aprovados corresponde aos planos de ação que obtiveram mais votos da equipe e por tanto serão colocados em prática;
  • Comprovação refere-se a definição de pronto de um plano de ação. Por exemplo, se o plano de ação for reduzir bugs, a comprovação seria a redução de 10%.

Como tudo aconteceu…

Como facilitadora da Retrô iniciei apresentando os acordos para a realização da cerimônia, perguntei se todos estavam de acordo, ou se tinham algo mais a acrescentar.

Em seguida pedi para que escolhessem quatro pontos para analisarmos nessa retrô, os escolhidos foram Processo, Equipe, Sprint e Kanban.

Para “aquecer”, pedi a equipe que me dissessem os acontecimentos que mais marcaram nessa Sprint. Cada membro do time tinha apenas dois minutos para responder. Associado a resposta acrescentei o sinal de + ou – para indicar se o fato foi positivo ou negativo para a Sprint.

Análise do Quarteto Fantástico (Processo, Equipe, Sprint e Kanban)

Iniciamos a análise com dois minutos para pensar e atribuir uma nota de 1 a 5 para cada item do Quarteto, utilizamos o baralho de planning poker para auxiliar nessa tarefa. Em seguida cada membro da equipe tinha mais dois minutos para justificar a nota dada, após ouvir todo mundo, foram concedidos mais três minutos para pensar e registrar em post-it’s os planos de ação.

radar ait proeg5

É muito bom quando em uma cerimônia de retrospectiva consegue-se gerar inúmeras idéias, mas talvez tentar executar todas não seja uma boa ideia, então o ideal seria priorizar. Dessa forma pedi que toda a equipe se aproximasse do quadro e escolhesse um ou no máximo três planos de ação presentes nos quatro quadrantes. Os post-it’s com os planos de ação priorizados foram movidos para o espaço destinado às propostas.

Até o momento tínhamos escolhido sete planos de ação, mas ainda é muito para nosso contexto.  Então, realizamos uma votação para as propostas de planos de ação. Cada membro da equipe recebeu “três moedas” (quaisquer objetos que possam grudar nos post-it’s presente no espaço destinado às Propostas). Os planos de Ação foram aprovados mediante o consentimento da equipe, ou seja, os planos de ação com maior numero de moedas ajuda apenas na visualização e separação dos demais.

radar ait proeg6

Para cada plano de ação escolhido, foi pensado numa definição de concluído, por exemplo, no caso em que a proposta for reduzir o número de bugs, a Comprovação disso poderia ser, a partir da média do número de bugs das últimas Sprints, reduzir em 10% esse número, por tanto, a Comprovação seria: Redução de 10% de bugs.

E por fim eu pedi o feedback da Equipe, perguntei se a dinâmica foi legal e como me sai como facilitadora.

É isso aê pessoal !! Até a próxima !!

Anúncios

Um comentário sobre “Retrospectiva Radar Ágil

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s