TáSafoDev 1.15

No dia 11 de abril foi realizada no HUB 728 Coworking a primeira edição do TáSafoDev nomeado com 1.15, a primeira edição de 2015. Um sábado de muito aprendizado, interação e muito código!

O TáSafoDev é um evento voltado para programadores, curiosos por desenvolvimento de software e principalmente pra quem quer aprender como funciona o dia de desenvolvimento ágil.

IMG_20150411_102030O dia começa com a configuração dos ambientes e um overview das técnicas, linguagens e de como iria funcionar o dia. Nessa primeira edição foi escolhida a aplicação Bizusafo para todos trabalharem.

O projeto do Bizusafo está no repositório do Github do Tá Safo e lá estão várias issues cadastradas pelos membros da própria comunidade. Antes de iniciar os ciclos de desenvolvimento foi realizada uma reunião de planejamento, atualizando o Backlog (lista de issues cadastradas) e priorizando as issues consideradas mais importantes, com o maior ROI (Return of Investment). Após a lista atualizada e priorizada todos discutiram a respeito de cada uma delas para entender melhor o que seria feito.

A partir do planejamento realizado foi feita a divisão dos Times sendo um de Android e outro de Ruby e Rails, e em seguida as primeiras duplas foram formadas. Todo o fluxo de desenvolvimento foi seguindo o Git Flow, então após cada incremento de software finalizado era realizado um pull request e esse era revisado pelos outros membros do Time em uma sessão de code review.

A dinâmica era em duplas para exercitar o Pair Programming, usando TDD (Test Driven Development) e sempre em ciclos de 25 minutos seguidos de uma pausa de 5 minutos (Pomodoro). A pausa de 5 minutos era uma reunião de alinhamento entre os membros dos times antes de iniciar mais um ciclo de desenvolvimento. Esse ciclo se repetia várias vezes e após cada pausa as duplas trocavam para todos interagirem e programarem juntos.

Assim que todos receberam as instruções, ambientes configurados, planejamento feito, Times montados e todos a postos, o relógio começou a contar o tempo, e todos vivenciaram na prática todas essas técnicas sendo usadas em um dia de desenvolvimento ágil.

Foram exercitadas várias técnicas e boas práticas do desenvolvimento de software e ainda foi entregue valor com a evolução do Bizusafo, onde foram feitas algumas correções, novas funcionalidades e tudo foi para produção no mesmo dia, um sabadão bem produtivo!

Toda essa dinâmica proporcionou um aprendizado tremendo para todos os presentes que ao final relataram vários pontos positivos e negativos na retrospectiva do evento para fechar com chave de ouro.

Você deve está imaginando nesse exato momento como foi esse dia frenético de aprendizado e muito código, então pare de imaginar e veja o vídeo que mostra um resumão do que foi a primeira edição do TáSafoDev.

Fique atento que o próximo deve ser anunciado em breve, se perdeu o último você não vai querer ficar de fora no próximo!

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s