Gestão Visual

Um imagem em uma cartolina, com alguns post-its em sua empresa pode ser mais eficiente do que qualquer software que gere “n’s” relatórios com gráficos complexos que nem todo mundo sabe interpretar.

mulher-post-it-33278O termo “Gestão Visual” é um sistema com diferentes técnicas de planejamento e melhoria contínua, que nos permite com um simples olhar, saber a situação atual dos projetos apoiando a alta gestão e integrando de uma forma colaborativa e transparente. No Kaizen é uma parte fundamental do famoso sucesso do Sistema de Produção ‘Just in Time’ da Toyota.

A “Gestão Visual” , vem nos permitir saber como andam as coisas na empresa, sem precisar perguntar para alguém ou mesmo consultar um computador. A informação está à alguns metros de distância, podendo estar em um simples post-it.

Segue algumas ferramentas que irão nos ajudar:

– Canvas;

  • Kanban;
  • Roadmap;

  • Gráficos estatísticos;

  • Diagramas de fluxo (Fluxogramas, Organogramas, Mapas de Fluxo de Valor e Mapas de Processo);

  • Etc.

É importante ressaltar que não basta colocar um quadro de tarefas, uma cartolina colorida com informações dos projetos nas paredes da empresa. É preciso sim, que a equipe tenha o entendimento de cada recurso visual e que as equipes em conjunto com a gestão interajam em um fluxo contínuo de aprendizado e melhoria.

12-canvas-parede

Canvas

No canvas você vai direcionar para o equipe a visão de negócio do seu projeto. Existem vários modelos de canvas e você pode criar o seu de acordo com a necessidade da empresa.

Kanban

Kanban

No kanban você terá o fluxo de trabalho em tarefas, tornando transparente para a equipe e para a empresa a situação atual do projeto. Para o kanban também existem variações.

Roadmap

Roadmap

Com o Roadmap é possível você comunicar e planejar a visão de futuro para o produto que está sendo desenvolvido, nele você tem a visão geral do projeto com seus marcos de entrega, podemos chamar de linha de vida do projeto. A tomada de decisão da equipe com a gestão deve ser baseada no roadmap, o que antes ficava apenas no antigo gantt chart e visível apenas para a gerencia. Hoje fica transparente para toda a empresa.

Burndown

Burndown

Burndown normalmente é usando no uso do SCRUM com Kanban, com ele é possível analisar o progresso da equipe. O gráfico representa a quantidade de trabalho que falta ser feito no eixo vertical (y) versus o tempo no eixo horizontal (x).

Aqui apresentado são só alguns exemplos, mas no mundo da Gestão Visual a sua criatividade é que manda. Quanto mais transparente for o seu e o trabalho da equipe para a empresa, pode ter certeza que o feedback será mais frenético. Os problemas serão mais visíveis e as tomadas de decisões em conjunto com essas ferramentas tornará os times e a empresa mais integrada.

Recomendo:

  • Video: A importância da Gestão Visual(Rodrigo de Toledo e Daniel Teixeira) https://www.youtube.com/watch?v=2CqzbVMeJdw (Palestra A Importância da Gestão Visual e como incluir um deficiente visual na gestão visual feita no Agile Brazil 2012)

  • Video: Inclusão do deficiente visual na gestão visual(Daniel Teixeira)   https://www.youtube.com/watch?v=3fp7V-e62R8 (O vídeo expõem um caso no TRE-RJ, onde durante a adoção de métodos ágeis encontraram um obstáculo diferente do que se costuma encontrar. Carlos é um deficiente visual e trabalha como desenvolvedor, e aqui está uma parte da história de como estão conseguindo modificar as noções de gestão visual.)

Anúncios

Um comentário sobre “Gestão Visual

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s