Relatos

Caipira Ágil 2013

No dia 17 de agosto foi realizado o Caipira Ágil 2013, o terceiro desde a primeira edição em 2011. Todo ano eu me surpreendo com a evolução desse evento, a cada ano que passa são mais pessoas participando e a grade sempre impecável trazendo novas caras e palestras de muita qualidade.

O Caipira Ágil tem um formato interessante, ele ocorre em um sábado inteiro na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) onde são realizadas palestras, workshops, coding dojos, lightning talks e open spaces. E esse ano o evento se concentrou nas palestras, workshops e nas lightning talks.

No Caipira Ágil os momentos de break sempre são regados de muita comida e muita interação entre os participantes, acredito que essa seja a parte que eu mais curto nos eventos. Não que as palestras e as outras atividades não sejam interessantes é que conhecer novas pessoas ou rever os amigos que geralmente eu só vejo nos eventos é sempre muito bom.

Esse ano eu participei do Workshop do Dairton Bassi (@dbassi) sobre Kanban e em seguida assisti uma palestra do Luca Bastos (@lucabastos) sobre Inovação.

O Workshop foi interessante para conhecer mais um pouco sobre Kanban, durante o workshop foi realizado uma dinâmica onde em grupo montávamos um quadro kanban. Depois o Dairton analisou alguns na frente e passou várias dicas quanto a limitação do trabalho, o mapeamento de um fluxo contínuo, e algumas dicas de como lidar com algumas situações comuns quando você começa a usar Kanban.

Eu não achei os slides da apresentação do Dairton no Caipira Ágil, mas tem uma outra apresentação dele bem parecida no slideshare, lá vocês podem conferir várias dicas e alguns outros conceitos interessantes que foram apresentados por ele durante esse workshop.

Em seguida tivemos a apresentação do Luca Bastos que apresentou uma visão sobre inovação e a sua reflexão em cima da leitura de um artigo de Peter Druker a respeito do tema, e ainda fez um paralelo com a agilidade, foi bem interessante ainda mais com esse boom de startups que estamos vivendo, o tema veio bem a calhar.

No coffee-break encontrei alguns amigos que geralmente só vejo nos eventos como o Rildo Santos (@rildosan), Manoel Pimentel (@manoelp), a galera da organização do Caipira Ágil, e ainda bati um papo com o Luca Bastos. Como eu disse antes a melhor parte para mim são os breaks, eu acabei esquecendo de comer e quando vi já estava iniciando a segunda parte…run forest run!!!

Na segunda parte do dia eu assisti a palestra da galera da Lambda 3, o Vitor Hugo (@vitorhg) e o Giovanni Bassi (@giovannibassi) apresentaram os erros e acertos no desenvolvimento de projetos.

Foi uma palestra descontraída e com várias experiências interessantes, eles destacaram bem a postura firme na hora de defender e não abrir mão das boas práticas e do que eles já tem como experiência, mesmo quando o cliente ainda não enxerga esses benefícios. O legal que apesar de falarem bastante dessa postura eles deixaram claro que isso também tem seus desdobramentos e ilustraram isso com mais alguns relatos, foi uma palestra bem interessante.

Em seguida o Fabio Akita (@AkitaOnRails), ou Akita on Rails como é mais conhecido, palestrou a respeito de Startups e Software, falou dos fundamentos, das relações errôneas que geralmente são feitas entre os projetos de software e os projetos de engenharia tradicional (civil, naval, automação, produção, …), mostrou com bastante embasamento as peculiaridades que o desenvolvimento de software possui e por que deve ser tratado de forma diferenciada das outras engenharias.

Falou também desse boom de startups e o quanto é complicado dar certo no mercado, e ainda falou do processo científico difundido em métodos como o Lean Startup e o quão é falha a preparação das pessoas para aplicar essa teoria na prática.

Não tinha como ver todas as palestras e workshops, mas os que assistiram as outras apresentações devem ter saído tão satisfeitos quanto eu!

Se quiserem conferir algumas fotos do evento é só dar uma olhada no Twitter na hashtag #caipiraagil  (tem fotos dos outros anos também!)

Parabéns a todos os que compartilharam suas experiências e seus conhecimentos com a galera, esse ano mais uma vez tinha bastante conteúdo interessante para ver que ficava complicado de escolher o que assistir, isso sempre acontece nos melhores eventos.

O evento foi excelente e sei que a organização de um evento, pode ser o menor ou o maior, sempre da bastante trabalho, então nada mais justo que parabenizar a organização do Caipira Ágil por mais esse ano de sucesso.

Parabéns mais uma vez Renne Rocha, Victor Queiroz, Renato Freire, Alan Braz e Rafael Camargo, a todos que participaram da organização do Caipira Ágil, o evento com certeza já está no calendário oficial dos eventos imperdíveis do ano.

2 Comentários

  • Paulo Igor

    hahahahaha…pois é Marcelo, como íamos voltar para São Paulo no mesmo dia para outros compromissos tivemos que sair mais cedo! Mas acontece, fica pra uma próxima, quem sabe um carro, uma casa, ou algo do tipo! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *