TáSafo em Ação

O que rolou no #tasafoemacao na Saraiva – 2ª Edição

#tasafoemacao na Saraiva – 2ª Edição

Casa cheia. Muito dinamismo. Pessoas interessadas em compartilhar conhecimento, de forma ágil e divertida. Reencontro de amigos e mais Networking. Assim foi o #tasafoemacao na Saraiva MegaStore do Shopping Boulevard Belém, ocorrido no dia 20 de Março.

Composto de rodadas de Lightning Talks (palestras-relâmpago de no máximo 10 minutos), repetindo o formato do ano passado, nosso encontro começou com Fábio Aguiar agradecendo a galera que estava presente, incentivando às pessoas à participarem mais dos eventos movimentados pela Comunidade. Logo depois dele explicar como seria o formato das palestras-relâmpago, o #tasafoemacao começou!

O primeiro (estreante no #tasafoemacao) foi Michel Montenegro que  apresentou a Parallax, uma engine para criação de jogos 2D que ele criou totalmente em Java.

Michel Montenegro falando sobre a engine de jogos Parallax.

Logo em seguida, entra em cena Erysson Barros que compartilhou seu conhecimento mostrando como desenvolver em .NET utilizando tecnologias abertas.

Erysson mostrando as tecnologias abertas dentro de .NET

Sai Erysson e entra Fábio Aguiar, que falou sobre valores e princípios que aprendemos desde berço (só para citar alguns: transparência, respeito, confiança) e que são base para o Manifesto Ágil, o qual as metodologias àgeis se baseiam para construção de softwares.

Fágio Aguiar orientando sobre valores e princípios que devemos ter para desenvolvimento ágil de software.

Em seguida, veio Felipe Iketani que deu uma visão geral sobre TDD (Test-Driven Development), bem como os tipos de testes mais utilizados (aceitação, integração e unitário) e vantagens em se utilizar testes em desenvolvimento de software. Ele finalizou mostrando os testes sendo executados, simulando a interação do usuário abrindo o navegador, logando, escrevendo, clicando…tudo de forma automatizada!

Felipe Iketani falando sobre TDD e testes automatizados.

Depois, tivemos (outro safo estreante!) Rodrigo Miranda. Ele introduziu o assunto sobre Computação em Nuvem, focando em conceitos básicos em que se baseia essa abordagem, finalizando nos serviços que existem hoje para esse tipo de computação.

Rodrigo Miranda falando sobre Computação em Nuvem.

Assim que Rodrigo terminou, entra em cena Luiz Sanches, o showman do Tá safo! Ele falou sobre o cenário de desenvolvimento criado pelos “papas” da Engenharia de Software, bem antes de 2001, que foi o ano oficial para as metodologias ágeis.

Luiz “showman” Sanches mostrando o cenário de desenvolvimento de software bem antes de 2001…

E finalizando a rodada, tivemos (mais um “safudo” estreante!) Raimundo “Bot” Botelho que falou da facilidade de se construir um CRUD em Grails em pouco menos de 10 minutos!

Botelho mostrando passo-a-passo como construir um CRUD em Grails.

Assim que terminou a rodada de palestras, os que apresentaram foram convidados para um bate-papo descontraído, num formato Open Space. Esse momento foi muito bom pois houve bastante networking, onde a plateia teve a oportunidade de compartilhar o seu conhecimento com relatos de suas experiências e cases de sucesso.

Bate-papo com a galera que apresentou Lightining Talks.

Fica o nosso agradecimento em especial à Saraiva por apoiar sempre a Comunidade e disponibilizar o local para nossos encontros, aos antigos e aos novos membros que compartilharam seu conhecimento em pouco mais de 10 minutos. Obrigado também pelos que foram lá nos prestigiar, que divulgaram e registraram as imagens do evento.

E fica o nosso convite para o próximo #tasafoemacao na Saraiva (data a definir) para quem quiser participar ou compartilhar qualquer assunto que seja, pode ser até sem apresentação #sónogógó! 🙂

Vejam mais fotos do evento no Facebook da Comunidade.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *