Gerencie os bugs com o Mantis Bug Tracker
Bom este artigo é indicado à você que não conhece o Mantis e que não costuma gerenciar os bugs do seu software.
Não sei se você tem algum time de testers em sua empresa, caso tenha é interessante uma boa ferramenta para relatar e registrar bugs.
O mantis é nada mais que uma ferramenta web gratuíta para gerenciar os bugs de softwares e possuíndo uma versão paga mobile (MantisTouch), que não será o foco desse post. Criado no ano de 2000, com o tempo ele adquiriu popularidade e amadurecimento, sendo hoje um dos mais populares software open source para bugs. Seu desenvolvimento foi feito em PHP e funciona em parceria com diversos bancos de dados entre eles MySQL e PostgreSQL.
MantisBT está disponível em várias distribuições Linux , incluindo: Debian , Ubuntu, Fedora, Gentoo, Frugalware e outros. Para usuário Windows ou Mac basta fazer o download do próprio site.
Curiosidade:
Segundo o site oficial do mantis, quando os desenvolvedores começaram a procurar um nome para o projeto, veio, então, várias dúvidas, tipo o que é um bom nome? Tinha que ser descritivo, único, e sem muitos detalhes. Inspirados em projetos Open Source como Apache, Mozilla, Gnome, tiveram como resultado dois possíveis nomes: Libélula e Mantis. Libélula já era o nome de um pacote de webmail. O nome se tornou Mantis (traduzindo “louva-a-deus”). Extremamente importante na agricultura, eles devoram outros insetos (bug) e são elegantes. O sufixo BT significa “bug tracker” e distingue este projeto do uso geral da palavra Mantis. No entanto, ao longo do tempo o projeto foi normalmente referido como Mantis.
É importante destacar que a ferramenta segue um fluxo ou maquina de estados, em que o status dos bugs serão no “meu caso” NOVO, ATRIBUÍDO, EM_EXECUÇÃO, PENDENTE, CONCLUÍDO, LIBERADO, RETORNO e FECHADO. Essa sequencia é customizada de acordo como sua empresa trabalha.
Esses estados receberão uma cor que os representará:

Basicamente o fluxo citado à cima pode ser contado em uma historinha assim:
- NOVO (Geralmente uma pessoa responsável por testar o software “abre” uma solicitação de correção, melhoria ou mudança) > ATRIBUÍDO (Um coordenador ou líder do time de desenvolvimento atribui a solicitação para ele próprio priorizando ou delega à um membro do time) > EM_EXECUÇÃO (Um membro do time que recebeu a solicitação efetivamente começa à trabalhar na solução para o caso que pode ou não ser desenvolvido) > PENDENTE (Caso o desenvolvedor tenha alguma limitação técnica para a solução do problema, o status fica como pendente para que o seu coordenador seja alertado e em conjunto com o time tomar alguma providência) > CONCLUÍDO (Quando o desenvolvedor finaliza a atividade) > LIBERADO (O líder ou coordenador do time de desenvolvimento ou de teste modifica o status para liberado, significado que a equipe de teste pode realizar o reteste da solicitação desenvolvida) > RETORNO (Caso o tester ao analisar o que foi solicitado e o que foi feito, perceba que não está totalmente completo ou que foi solicitado contínua persistindo, a solicitação é retornada para a equipe de desenvolvimento) > FECHADO (O caso já foi testado e percebeu-se que esta de acordo com o que foi solicitado, normalmente o tester é que fecha o caso, mas é possível tanto um desenvolvedor ou coordenador de desenvolvimento quanto de teste também fechar o caso, pois podem ter percebido que o caso não ocorre).

-Plugins: tanto no github, como no site mantisbt.org você poderá encontrar um boa variedade de opções pra customizar e aumentar as possibilidades da ferramenta, tanto em relatório, gráficos, editores, estimativa, etc.
- Internacionalização (hoje com mais de 50 línguas)
- Controle de Acesso por projeto por níveis de acesso;
Acesso por vários usuários, podendo ser autenticado por LDAP;
Relatórios de métricas;

- Ciclo de vida dos defeitos (worflow) personalizável;
Notificações customizadas por e-mail;
Filtrar por relator, quem monitora, responsável, categoria, severidade, status (público/privado), data, data da última mudança, prioridade. Existem outras opções em relatórios avançados.
Possibilidade de exportar pra excel, CSV, word, xml e html.
Geração de gráficos;



Algumas dicas:
- ao relatar um bug, mudança ou melhoria, é muito importante você anexar uma imagem, até mesmo um vídeo sobre o problema, pois será muita mais fácil para o entender a solicitação.
é importante que em toda e qualquer alteração na solicitação você adicione uma anotação, assim terá um histórico do inicio ao fechamento da solicitação.
nunca, jamais utilize o mantis para gerenciar atividades tipo, desenvolvimento de um caso de uso, ou outra coisa que não seja bug. A função da ferramenta não é essa.
ao relatar, selecione o nível de severidade (Crítico, Importante ou Trivial), assim é mais fácil priorizar quem estiver gerenciado.
seja bastante objetivo no relato, certifique de que não será mal interpretado, escreva os passos para se chegar ao problema. Um bom exemplo de relato, retirado do e-book (Users Stories: Por que e Como escrever requisitos de forma ágil?) :
LOCAL: SoftVendas – Módulo Mobile – Tela de vendas de produtos
VERSÃO:Identificado na última versão (03.50), o problema não ocorre em versões anteriores.
PRÉ-CONDIÇÕES:
- Acessar o ambiente de homologação;
Logar com usuário “alfredo”, senha “xyz9988”;
PASSOS PARA REPRODUÇÃO DO ERRO:
1) Uma vez já logado no sistema mobile, acesse o menu “Vendas”;
2) Selecione um cliente qualquer e abra uma nova venda;
3) Na tela de listagem de produtos, selecione qualquer produto;
4) Após selecionar um produto informe a quantidade a ser vendida (pode ser 10), e no campo desconto informe um desconto (pode ser 10% de desconto).
ERRO:
Mesmo após informar o desconto, o valor total do produto segue sendo o mesmo que era antes (sem o desconto).
SITUAÇÃO DESEJADA:
Que o valor total do produto considere o desconto aplicado, ou seja:
Valor total do produto = (Valor unitário * Quantidade) – Desconto.
Exemplo: Se valor do produto é 90,00, e a quantidade informada é 10, e o percentual de desconto é informado é 10%, então o valor total do produto deve ser 810,00.
se possível interaja além da ferramenta, se o programador estiver com dúvidas, reproduza o erro na máquina dele.
não desperdice tempo relatando “bobagens”, trabalhe direto nas funcionalidades que é onde tem valor agregado ao sistema.
Instalação feita pelo Elias Nogueira, referência em testes no Brasil.
Outras ferramentas:
OpenSource
- Bugzilla – http://www.bugzilla.org/
-Scarab – http://scarab.tigris.org/
-BugNet – http://bugnetproject.com/
-Trac – http://trac.edgewall.org/
Comercial
-FogBugz – http://www.fogcreek.com/fogbugz/
-Jira – https://www.atlassian.com/software/jira
-yKAP – http://www.ykap.com/
-Rational ClearQuest – http://www-03.ibm.com/software/products/en/clearquest
Espero que tenham gostado pessoal! Agora podemos começar a trabalhar com o Mantis. Tá Safo!