TáSafo em Ação

O que rolou no #tasafoemacao com @porcelli

Ontem foi dia de mais um #tasafoemacao, com mais um convidado especial, Alexandre Porcelli (@porcelli). Foi um encontro bem legal que contou com a participação de muita gente, a casa estava cheia! No início tinha pouca gente porém, no meio da palestra do @porcelli, foi chegando gente, chegando gente… e no final, havia +- 100 pessoas participando. É legal ver que a cada novo encontro o público do @tasafo só aumenta!

O encontro começou por volta de 7:15, com um “boa noite a todos” e a apresentação da agenda dos próximos encontros do Tá Safo.

Às 7:20, @porcelli começou a falar sobre #noSQL. Primeiro ele falou um pouco sobre o nome um pouco chamativo “NO SQL”. Falou sobre a idéia errada das pessoas acharem que é algo contra SQL, mas que na verdade não é isso, é somente uma alusão ao não uso de bancos relacionais. O nome SQL entrou de “gaiato” na história e acabou soando bem.

Porcelli falou sobre todo o problema gerado em cima do armazenamento dos dados e em como isso pode impactar em um projeto. Ele relatou várias experiências que teve em vários projetos que já participou, falou sobre como é o armazenamento de dados do twitter, falou sobre problemas deintegriade de dados, mostrou exemplos de vários tipos de armazenamento de dados. Foi uma palestra bem instrutiva pra todos que não conheciam sobre #noSQL e também deixou um gostinho de quero mais pra quem quiser participar do curso que ele vai ministrar no sábado (25/09) (informações comigo – @pamelagatinho).

Depois disso, começou o bate-papo sobre opensource. Foi um momento bem discontraído, todo os interessados chegaram mais próximo, @porcelli sentou e aí foi mais um bate-papo mesmo, não foi uma palestra. O pessoal do @tasafo interagiu legal, tirou dúvidas, perguntou a opinião dele sobre alguns pontos polêmicos (Ex: Como será que vai ficar o Java  depois da Oracle?).

Ele também deu bons motivos pras pessoas participarem de projetos opensource, falando sobre o reconhecimento profissional, motivação pessoal… Falou como se sair bem em um projeto e como ganhar a confiança dos responsáveis, dando umas dicas sobre o caminho das pedras pra se tornar um commiter e como utilizar “boas práticas” pra chegar lá, afinal, não é uma coisa que acontece da noite pro dia. Foi um momento bem participativo e bem contrutivo pra todos que estavam lá.

Em resumo, foi isso que aconteceu, galera. Espero que todos tenham gostado de mais um #tasafoemacao e que outras pessoas da comunidade também se movimentem pra fazer um encontro. Se você tiver um convidado legal, ou você tem um assunto legal pra mostrar pra gente: mostre a cara! É disso que precisamos, movimentAÇÃO (by @ewerttonbravo)!

Mais uma vez, quero agradecer a presença do @porcelli no nosso encontro e agradecer a força que ele deu e sempre dá à nossa comunidade. Valeu, @porcelli! Você é um cara muito gente boa e está convidado sempre que estiver por aqui a participar dos nossos encontros.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *