Relatos do Visão Ágil Academic Meeting

Aconteceu no sábado, dia 30 de Maio de 2009, no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, o I Visão Ágil Acadêmic Meeting em Belém, evento promovido pela Visão Ágil e pelo grupo Tá safo! com apoio do IESAM.

Público

Apesar de a chuva ter eventualmente dificultado um maior comparecimento, boa parte dos cerca de 200 inscritos no site do Tá safo! estiveram presentes. O evento pode contar com a participação de vários professores e coordenadores de curso da área de informática, profissionais de tecnologia e principalmente estudantes universitários.

Abertura do evento e palestras da manhã

Às 9h da manhã, os colegas Henrique Fontenele e Luiz Sanches fizeram a abertura oficial do evento. Henrique Fontenele iniciou falando sobre o surgimento do Tá safo!, divulgando os objetivos e atividades desempenhadas pelo grupo, com destaque para as parcerias e o apoio institucional no âmbito acadêmico, em especial a nova parceria com a Visão Ágil que se inicia na realização do evento.

3584028893_17ef91f101_oHenrique na abertura do evento

Na sequência, Luiz Sanches, de forma bem descontraída, fez uma breve retrospectiva e um balanço dos primeiros 2 anos do grupo Tá safo!. Relembrou a atuação do grupo na disseminação de tecnologias, formações de grupos de estudo, eventos e seminários acadêmicos, além da participação no FISL em 2008, onde iniciaram-se articulações do grupo no cenário nacional — incluindo contatos dos paraenses distantes em terras gaúchas. Um vídeo com a surpresa do primeiro encontro com o paraense Manoel Pimentel na ocasião também foi uma boa recordação.

3584842588_2fc9190972_oSanches fez um balanço dos primeiros 2 anos do Tá safo!

3584038191_99119fd3a7_oPrimeiros contatos entre Tá safo! e Visão Ágil no FISL 2008

Veja o vídeo pelo blog do Victor Hugo

Ao final da manhã foi a vez de Manoel Pimentel. O editor e líder da revista Visão Ágil ressaltou a importância do evento, destacando o papel do grupo Tá safo! em disseminar conhecimento técnico e metodologias ágeis tal como o sua prévia iniciativa com o grupo XP Norte. Manoel também mostrou que veste a camisa (literalmente). :-)

Manoel prosseguiu com a palestra “Desenvolvimento Ágil com Scrum, Lean e FDD” de forma muito movimentada, dinâmica e explicativa. Deixou claro que, como em qualquer atividade do ser humano, agile pode envolver mudanças culturais e que se adaptar a mudanças pode não ser tão simples.

DSC01720 Cruzar os braços ao contrário é um bom exemplo de como pode ser difícil mudar hábitos e costumes.

3584051491_fa41b22b4c_oRobôs para ilustrar como comando-controle é mais ineficiente que auto-organização.

Fazendo valer valores do manifesto ágil, Manoel apresentou, com muitas analogias e metáforas, diversos pontos de sua experiência no mundo ágil. Combateu alguns mitos que envolvem agile e esclareceu conceitos. Por exemplo, com a fábula da lebre e a tartaruga,destacou que há muitas pessoas que consideram erroneamente que “ser ágil” signifique “desenvolver rápido”. Na fábula, segundo ele, a tartaruga representa melhor os princípios ágeis que a lebre, justamente por ter foco, determinação, disciplina e fazer aos poucos mas fazer bem feito.

a-tartaruga-e-a-lebreA Tartaruga representa melhor os princípios ágeis do que a lebre

De sua experiência, Manoel também mostrou brevemente alguns cases de utilização e consultoria de adoção de Scrum em vários locais bem como sua experiência com Scrum com XP, FDD e Lean.

Com uma dinâmica simples e bem divertida junto à platéia, Manoel também exemplificou a importância do manifesto ágil e de como colaboração com o cliente é preferivel sobre negociação de contratos quando há uma relação de confiança. A galera gostou!

Almoço

Ao final da manhã, um grupo de cerca de 20 pessoas entre integrantes do Tá safo! e demais participantes fomos todos a um almoço com Manoel no Jardin’s Restô, no Largo do Redondo da Avenida Nazaré em Belém. Bons momentos de confraternização!

Almoço no Jardim Restô Almoço no Jardin’s Restô

Workshop

Após uma fina chuva da tarde, o evento reiniciou às 15h com o (mini) workshop sobre práticas ágeis. Manoel primeiramente definiu e esclareceu conceitos de desenvolvimento ágil com abordagem de teoria das restrições. Também ilustrou a dimensão que problemas de comunicação podem ter em ambientes colaborativos (como equipes de desenvolvimento de software) com a célebre brincadeira do telefone-sem-fio. Tudo num clima muito amistoso e de muita descontração!

Telefone sem fio Telefone sem fio

De volta às atividades e com as cadeiras do auditório reorganizadas, vários grupos de 5 pessoas foram formados. Sob coordenação de Manoel, logo descobrimos que éramos na verdade editoras responsáveis por apresentar o projeto de editoração de uma publicação: a Revista Esporte Ágil!

Manoel, como cliente (ou melhor, Product Owner) apresentou a todos vários itens do o que era desejado do projeto e o formato da revista. Cada grupo definiu os papeis de equipe e de Scrum Master e, de posse de papeis A4 (reciclados), blocos de post-its, canetas, lápis, cartolinas e fitas adesivas, pôde-se por algumas conceitos e técnicas ágeis em prática (ciclos iterativos, entregas curtas, colaboração com o cliente, timebox definido, maior retorno de investimento primeiro, estimativas ágeis com planning poker, e etc).

No caso, o item de maior valor de negócio definido pelo cliente foi a capa da revista, com um logo e uma imagem relacionada ao Brasil — os únicos ítens do backlog passiveis de realização dentro de um sprint de 10 minutos. As equipes mostraram criatividade!

Criação da revista Criação da revista

Sprint Backlog Sprint Backlog

Seguiu-se um breve coffee-break (afinal, ninguém é de ferro)!

Ao retorno, com revisões de sprint, retrospectivas e definições dos passos seguintes, fechou-se um ciclo de desenvolvimento ilustrativo do produto. O debate em seguida foi bastante participativo. Diversos colegas compartilharam suas impressões, ideias e experiências de uso de metodologias ágeis. Tirando dúvidas com Manoel num grande bate-papo sobre desenvolvimento ágil, mercado e tecnologias.

Agradecimentos

Ao final, a turma do Tá safo!, Henrique, Sanches, Wagner e Calex promoveram um tradicional sorteio de camisetas e brindes e encerraram fazendo um discurso de agradecimento: ao público pela participação no evento; ao IESAM (especialmente à Profa. Silvana Rossy) por todo o apoio prestado; à Revista Visão Ágil, pela idealização do evento, contribuição e pela exitosa parceria com o Tá safo!.

Em nome do grupo Tá safo! cabe também um agradecimento em especial à pessoa do colega Manoel Pimentel pela amizade, apoio, disponibilidade além da cooperação e pelo enorme entusiasmo na divulgação e capacitação tecnológica em metodologias ágeis a nível nacional e em particular na nossa região.

3584886796_89ed2e7e7c_oValeu!

A todos, nosso muito obrigado! Parabéns! E até a próxima!

Veja mais fotos no álbum de Manoel Pimentel

Anúncios