Como foi o #papoSafo com Olavo Castro, da ConcreteSolutions

No dia 08 de agosto, no CESUPa da José Malcher, a comunidade Tá Safo! recebeu em Belém um grande amigo paraense: Olavo Castro. Atualmente Arquiteto de Soluções na ConcreteSolutions, ele veio compartilhar sua experiência que está tendo em São Paulo.

O evento inicou-se com nosso amigo anfitrião Marcos Venicios agradecendo aos participantes e principalmente ao Olavo (antigo aluno da universidade) pela sua vinda à Belém. Durante esse #papoSafo, na sua apresentação ” Times Mobile: Uma trajetória de aprendizado”, Olavo demonstrou toda a trajetória de sucesso, passos, erros e lições aprendidas que tiveram até chegar num modelo de times e papéis que consideram mais adequado para o desenvolvimento de soluções móveis.

Marcos Vinicius apresentando Olavo Castro.

Olavo iniciando o bate papo.

Olavo iniciando o bate papo.

Trajetória de sucesso de um time mobile

Trajetória de sucesso de um time mobile

Olavo também nos mostrou que, para que o sucesso de uma equipe ágil mobile seja alcançado, ser ágil não é suficiente. Muitas técnicas têm que ser incluídas, bem como: integração contínua, testes unitários, testes funcionais automatizados, teste na cloud,  testes de integração e performance, formando uma base para se ter softwares de qualidade. No final, ele apresentou o desafio que hoje é encontrado no mercado para ser ter um time de alta performance e ágil.

6

Olavo demonstrando o esquema de Controle de Qualidade

4

Olavo explicando que ágil não é o suficiente, para alcançar o sucesso

 

7

Desafio atual de mercado

Tivemos ainda uma chamada para participar de uma seletiva de desenvolvedor mobile Android e iOS para aqueles que estavam interessados em colocar as mochilas nas costas e partir para trabalhar em São Paulo, na ConcreteSolutions. Nessa seleção, os candidatos teriam que desenvolver um desafio e submeter sua solução para que fossem analisadas.

Seletiva desenvolvedor mobile

Olavo explicando o desafio para a seletiva de desenvolvedores Android e iOS

Queremos agradecer claro primeiramente à nossa Comunidade, que sempre está presente nos nossos encontros; e ao Olavo, em nome da ConcreteSolutions que se disponibilizou para esse #papoSafo. Também nosso especial agradecimento para o professor Marcos Venícios, grande facilitador e sempre “abre as portas” do auditório do CESUPa para a Comunidade!

5

Galera vidrada na apresentação!

9

Ninguém piscava!

Bem galera foi isso!! Em breve teremos mais um encontro e fiquem ligados nas nossas redes sociais. Esperamos contar com vocês, tá safo? 🙂

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s