@tasafo no #DeltaDeAgilidade

972329_573278412714565_447605101_n

O evento realmente foi incrível! Gostaríamos de começar o post dando nossos parabéns aos organizadores da Comunidade Agile PI e a todos os envolvidos que fizeram acontecer e tornaram o evento o sucesso que foi, como vocês poderão conferir agora!

O Delta de Agilidade (uma alusão ao Delta de Parnaíba no Piauí) aconteceu dia 09 e 10 de Agosto, no SEBRAE, e teve como objetivo principal difundir o conhecimento sobre várias tendências, como agilidade, gestão e desenvolvimento de software. E esse propósito com certeza foi superado!

O primeiro dia foi exclusivamente dedicado aos mini-cursos que ocorreram em paralelo, ministrados por membros da Comunidade Tá Safo!: Fernanda Melina – “Aprendendo Scrum pelos olhos de um Product Owner” – e Ramon Rabello – “Dominando Android – Desenvolvimento Ágil de Apps Orientado a Testes”. O público estava muito interessado em aprender e a procura foi muito grande. Resultado: tivemos superlotação em ambas as salas!

Imagem

Mini curso “Aprendendo Scrum pelos Olhos de um Product Owner” – Fernanda Melina.

Imagem

Sala lotada com as equipes de Scrum PO formadas.

DSC04247

Mini-curso “Dominando Android – Desenvolvimento Ágil de Apps Orientado a Testes.” – Ramon Rabello.

DSC04258

Sala lotada com pessoas extremamente interessadas em aprender a criar apps para Android.

Já o segundo dia foi dedicado aos palestrantes convidados que vieram de várias regiões do Brasil. Também teve espaço para os relatos de experiência sobre cases de sucesso de implantação de agilidade em projetos locais no Piauí.

Após o credenciamento e a abertura do evento, o convidado especial Manoel Pimentel (coordenador geral do Agile Brazil 2013) motivou-nos com sua palestra: “Management 3.0”, enfatizando sobre a nova forma de gestão descentralizada, com foco em equipes auto-organizadas e auto-geridas.

DSC04272

Manoel Pimentel motivando o público com sua palestra.

Logo em seguida, tivemos Rildo Santos falando sobre “Análise de Negócio para Equipes Ágeis”, onde mostrou um pouco do papel do analista de negócio e como realizar seu trabalho imerso em equipes ágeis.

DSC04275

Rildo Santos durante sua palestra.

Em seguida, tivemos o primeiro relato de experiência da Remanso – “Help me: Um relato de experiência sobre a Migração do Processo Open Up para o FDD”, por Delano Paz, onde ele explicou como conseguiu juntamente com sua equipe migrar de um processo mais tradicional baseado em RUP para um mais ágil como o FDD.

Delano Paz no seu relato de experiência.

Delano Paz no seu relato de experiência.

Terminada a primeira parte do evento, estava na hora de repor as energias no “coffee-broca”! Momento de tirar mais fotos do evento, explorar os locais, conversar com novas pessoas…enfim: realizar networking.

1095104_574026489306424_1374368132_n

“coffee-broca”.

1000591_573278896047850_1813008954_n

Networking.

De volta ao auditório, o evento teve outro relato de experiência: “Uma abordagem de LPS visando agilidade”, apresentado por Alan Santo, da Infoway, onde ele demonstrou como aplicou refatoração utilizando técnicas para trabalhar com Linhas de Produto de Software.

998460_574024815973258_797575505_n

Alan Santo no seu relato de experiência.

Em seguida, tivemos o motivante e energizado Ari Amaral com a palestra: “Ensinando com Agilidade”, onde demonstrou um case de sucesso acadêmico, onde ele utilizou técnicas ágeis com seus alunos. Chegada a hora do almoço, fomos para o almoço ágil onde rolou muito networking.

DSC04294

Ari Amaral mostrando como ensinar e aprender com agilidade.

De volta, Francisco Barroso (Grupo Fortes), inicia a rodada de palestras de tarde mostrando uma “Retrospectiva do Agile Brazil 2013”, no qual ele explicou como foi o maior evento de Agile da América do Sul, desde as instalações do evento, keynotes, palestras, etc.

DSC04303

Francisco Barroso fazendo uma retrospectiva do Agile Brazil 2013.

Após, o professor Regis Pires (Universidade Federal do Ceará), explicou sobre “Software como Serviço (SaaS) através do uso de Metodologias Ágeis.”, onde demonstrou uma abordagem ágil utilizando SaaS e Computação em Nuvem.

995491_573364812705925_760993856_n

Professor Regis Pires falando sobre SaaS e Agile.

Depois, Cristiano Milfont (Grupo Fortes), demonstrou como podemos formar “Equipes sem Líderes formais e realmente autogeridas”, citando como o Grupo Fortes conseguiu alcançar o nível de maturidade de desenvolvimento ágil sem necessidade de líderes formais, onde membros das equipes passam a ter total controle sobre as tomadas de decisão.

1005230_574024679306605_937442315_n

Cristiano Milfont mostrando como equipes ágeis podem viver sem líderes formais.

Para finalizar o evento com chave de ouro, tivemos uma Stand Up Talk, com Rafael Barbosa (Comunidade Caipira Ágil): “Porta dos Fundos do Agile: uma divina comédia”, no qual ele contou sua hilariante história de como começou na área de desenvolvimento de software, pontuando os cenários comuns e paradoxais que passamos. Terminou sua apresentação motivando com uma reflexão para que as pessoas façam o que lhe tornam felizes.

DSC04317

Rafael Barbosa na sua Stand Up Talk.

Para finalizar o evento, tiveram vários sorteios de brindes dos patrocinadores, camisas do evento, revistas, etc. Em seguida, o mestre de cerimônia Júnior Ribeiro, da Comunidade Agile PI, chamou ao palco os outros membros Alexsandra Sousóliver, Geovane Araújo, Antônio Filho, Diva Brito, Layenis Sobrinho e todos os envolvidos para agradecer o enorme apoio na realização do evento.

DSC04332

Membros da Organização: Comunidade Agile PI e todos os envolvidos.

Realmente, a Comunidade Agile PI conseguiu superar as expectativas já no seu primeiro evento! Por isso, fica nosso obrigado pelo convite à Comunidade e mais uma vez nossos parabéns! Que sirva de exemplo e motive outras comunidades!  Vocês podem conferir mais do que rolou nas fotos na Página do Facebook da Comunidade Agile PI.

Que venha o Delta de Agilidade 2014!

4 comentários sobre “@tasafo no #DeltaDeAgilidade

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s