O que rolou no #tasafoemacao com Rafael Prikladnicki

No dia 24 de Novembro, aconteceu em Belém um evento que abalou muita gente. Não foi a chuva torrencial no fim da tarde. Foi mais um #tasafoemacao. Desta vez, Rafael Prikladnicki marcou presença no Auditório do Cesupa e deu uma verdadeira aula sobre Agile.

A evento estava previsto para começar às 19:00 horas, porém começou 19:30. Como o próprio Rafael enfatizou, sempre há mudanças nos requisitos. E este foi um dos temas mais discutidos em sua palestra.

Mas antes do Rafael entrar em ação, Jaime fala rapidamente sobre a Retrospectiva TáSafo 2010 relembrando o que rolou neste ano de importante para a comunidade.

Jaime falando como foi o ano de 2010 para o TáSafo

Após o Jaime concluir, Rafael Prikladnicki inicia sua apresentação. Coordenador do GUMA, comunidade do Rio Grande do Sul que foi uma das pioneiras em agile no Brasil, Rafael aborda brilhantemente os erros e acertos que cometemos quando tentamos utilizar o agile.

Nesta discussão, ele propôs que você somente deve usar o agile em sua empresa se você tiver um bom motivo. Dando ênfase a mudança de escopo e interação com o cliente.

Rafael mostra a platéia que agile é mudança de cultura com foco em pessoas. E que isso influencia diretamente na qualidade do software. Ele enfatizou a importância de se deixar o cliente satisfeito, mas também deixar a equipe de desenvolvimento satisfeita. E que isso é possível sim.

Rafael Prikladnicki iniciando a palestra

Com relação às mudanças de escopo, Rafael demonstrou que elas sempre vão ocorrer e que não é possível prevê-las no inicio do projeto. E que o agile veio com a proposta de incorporar essas mudanças no projeto.

A participação da platéia marcou este #tasafoemacao. Uma discussão que me chamou a atenção foi a respeito da capacidade do cliente de entender software. Concluímos que a equipe dever ter a habilidade de colocar o cliente a par do processo de desenvolvimento. Colocar o cliente dentro do taxi.

Este #tasafoemacao foi muito instrutivo e divertido. Rafael Prikladnicki elogiou a maturidade técnica da platéia e distribuiu alguns brindes. O Jaime ainda praticou a #horadodesapego com algumas revistas e livros que resolveu passar adiante.

Parabéns Rafael. E parabéns à comunidade.

Mais fotos deste evento na nossa página no Flickr.

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s