@tasafo no #AgileBR 2013

Dessa vez o destino era a capital do Brasil. Esta edição foi um marco em relação às anteriores pois bateu recorde: 1000 participantes, considerado por isso o maior evento sobre agilidade do Hemisfério Sul. Afinal, o tema central de cara era polêmico: agilidade no governo e em empresas públicas. E mais uma vez a Caravana do Tá Safo! estava lá marcando presença \o/

Continuar lendo

Anúncios

Caravana Tá Safo! no Agile Brazil 2012

Caravana Tá Safo! do #AgileBR 2012

De 03 a 07 de Setembro, aconteceu em São Paulo o Agile Brazil 2012, o maior evento sobre agilidade do Brasil. E mais uma vez a Caravana Tá Safo! marcou presença, dessa vez na Terra da Garoa \o/ E em nome da Comunidade, tentarei resumidamente descrever a sensação minha e de meus amigos de ter participado (pela primeira vez) desse evento. Vocês podem acompanhar também o post sobre a Caravana Tá Safo! no Agile Brazil 2010 e ver o que rolou. Bom, tudo começou assim…

Continuar lendo

@tasafo em Fortaleza

Galera do Java CE, XPCE e Tá Safo! na UNIFOR 🙂

Olá pessoal, Este post será para celebrar mais um #tasafoemacao, desta vez em Fortaleza-CE, fora das fronteiras do nosso querido estado do Pará \o/

Realizados no dia 27 de agosto, os eventos que fomos convidados a participar ocorreram paralelamente em salas distintas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Sobre organização das comunidades JavaCE e XPCE e com o apoio da Scrum-Fortaleza, o I Coding Dojo JavaCE e o 5º Encontro XPCE reuniram algo em torno de 75 pessoas distribuídas nos dois acontecimentos.

Motivo que nós podemos nos orgulhar, já que saímos de nossa cidade pra “fazer barulho na terra alheia” 🙂 Sim, porque o feedback que tivemos dos participantes e organizadores do evento foi muito positivo. Trocamos experiências, contatos e conhecimento \o/ e o mais importante de tudo: tivemos certeza que caminhamos todos juntos para um mesmo ideal e compartilhamos das mesmas idéias, princípios e valores. Então, confiram só o que rolou…

Sala do Coding Dojo 🙂

Continuar lendo

Pé na estrada com Tá Safo em Ação em Castanhal

A caminho de Castanhal

A caminho de Castanhal

Esse #tasafoemacao foi histórico: o primeiro a ser realizado fora de Belém! A estréia em terras não tão distantes da Caravana do Tá Safo (em ação) foi para Castanhal.

O Fábio começou a pegar a galera às 6h30. No total eram 5 machos com sono no carro na maior sacanagem. No caminho muita nostalgia com as lembranças de como o Tá Safo surgiu e se desenvolveu. Paramos na estrada para tomar um cafézinho rápido e chegamos na UFPA de Castanhal perto das 9h00. Só faltava a Pamela, que foi no carro dela com seu namorado e chegou um pouco depois. Pronto, agora o evento já pode começar!

Pórtico de Castanhal

Pórtico da cidade de Castanhal

O evento começou com os organizadores do evento da UFPA agradecendo a presença do Tá Safo e explicando o contexto e propósito do Campus Universitário da região. Logo após, Fábio Aguiar começou o circuito de palestras apresentando a comunidade e como se envolver mais em comunidades.

Continuar lendo

Sobre o Tá safo!

Há muito tempo estamos sentindo falta de um texto que defina o que é a comunidade Tá safo. Hoje isso tem sido expresso através de atitudes de seus membros.

Gostaríamos de que a comunidade colaborasse com esse texto. O Edgar expressou em seu blog sua visão sobre “O que é o Tá safo?

Segue um texto base, que nasceu por alguns membros em bate-papos nos corredores de encontros do #tasasfoemacao. Expresse você também.

O Tá safo nasceu em 2007 quando um grupo de alunos e professores com uma mentalidade 2.0 e entusiastas por desenvolvimento, metodologias ágeis e software livre resolveram criar uma comunidade que não viesse a discutir somente tecnologia, mas muito além disso como transparência, comprometimento, simplicidade, etc.

Cada letra da expressão T.A.S.A.F.O tem um significado: Tecnologias Abertas com Software Ágil, Fácil e Organizado. Mas como já falamos no início, somos uma comunidade que está além da tecnologia, temos princípios e valores que se fizermos uma tradução do que significa Tá safo, trazendo para uma proposta filosófica, ficaria assim: Comunidade Aberta com Pessoas Adaptáveis, Simples e Auto-Organizadas.

A expressão Tá safo é muito usada em nossa região, que significa algo como tá beleza, tá legal, expressando algo positivo ou simplesmente pode ser representada pelo gesto legal que geralmente fazemos com as mãos, fechando a mão e levantando o polegar para cima. Essa representação expressa muito bem a nossa vibração.

No Tá safo não existe um sistema hierárquico, como líder ou vice-líder, o dono da comunidade é a própria comunidade, tudo é decidido entre os membros. O que existe são pessoas mais focadas em seu crescimento, ou seja, pessoas que estão sempre em ação, fazendo as coisas acontecerem em prol de um único objetivo – divulgar e trazer mais colaboradores para a comunidade. Essa atitude nós chamamos de #tasafoemacao, mesmo nome dado aos encontros que fazemos mensalmente para reunir os Safos em Ação.

Apesar de sermos uma comunidade regional, localizada em Belém do Pará, hoje é fácil encontrar um #tasafoemacao pelo Brasil, participando de eventos (marcando presença), na organização ou apoiando a proposta da nossa comunidade.

E desde então estamos seguindo nessa trilha de fazer muito barulho e dizer que aqui não tem só floresta, índio e jacaré. O resto vocês podem acompanhar nos posts em nosso blog e também no twitter @tasafo. Fiquem à vontade.

Esta comunidade é de domínio público. Use, abuse, contribua e participe!

E aqui fica o convite para participar também sendo um #tasafoemacao