Relatos

Como foi o evento Minha Carreira

Oi pessoal,

Em pleno domingão, dia 09 de junho, no BelOffice Coworking realizamos o evento Minha Carreira, em parceria com a Cognita, BelOffice e Tá safo!

O evento tinha como objetivo compartilhar experiências e dicas sobre carreira, e claro, facilitar o networking entre os participantes.

A primeira palestra foi a do Luiz Sanches com o título “Trabalhe de onde quiser”.

Ele começou com uma frase que acredito que reflete muito bem sua escolha de trajetória profissional.

“Você não pode esperar que carregando muita bagagem ainda possa andar rápido. Os integrantes de um time XP tornam-se nômades intelectuais, sempre preparados para levantar acampamento e seguir o bando. Eles não carregam nada exceto aquilo que é preciso para continuar produzindo valor para o cliente.”

— Kent Beck, em Programação eXtrema Explicada

Em seguida compartilhou conosco um pouco da sua história como desenvolvedor nômade. Pelo que entendi, sua paixão pela liberdade de trabalho começou lá em Santarém. O Time de TI costumava rodar de Kombi a noite. Ele mencionou que ficou nesse trabalho por mais de dois anos e em seguida começou a trabalhar em outros Estados como PE, RJ e SP. Todas essas viagens a trabalho marcadas por idas e vindas constantes à Belém. A saudade de sua terra adotada sempre esteve muito presente. Trabalhando à distância atualmente, compartilhou o uso de metodologias, ferramentas e atitudes para manter a produtividade e sanidade em times remotos.

A segunda palestra foi sobre Pequenas ações para revolucionar sua carreira por Paulo Igor.

O Paulo Igor falou um pouco sobre como a vivência em comunidades contribuiu para o seu crescimento profissional. Baseado no Small Acts Manifesto, foram pequenas ações que fizeram grande diferença.

1 – Manter o diálogo: Uma maneira para estabelecer um relacionamento de confiança.

2 – Contato pessoal: experiência mais rica não iguala por qualquer meio ou tecnologia, nada substitui o contato pessoal.

3 – Confiança: Deve ser respeitada e nunca colocada em risco

4 – Diversidade: Pessoas possuem muitos interesses, mas se você precisa se rotular, se rotule como HUMANO.

5 – Faça: Do modo mais simples possível, o que é essencial para passá-lo para frente.

6 – Transparência: o significado para manter uma comunidade sustentável.

7 – Auto-organização: líderes vêm e vão, mas não deve haver donos.

8 – Exemplo: é assim que você ensina, vive e aprende.

9 – Doe, doe e doe: você vai ficar impressionado o quão rápido as coisas voltarão.

A responsabilidade pela carreira é nossa. Não podemos delegar tal responsabilidade para a empresa. Não podemos esperar pela empresa para realizar cursos ou participar de algum evento.

É possível empreender de várias formas, não precisa abrir uma empresa. É possível empreender dentro de uma empresa levando coisas novas, inovando, fazendo a diferença.

Depois de um pequeno intervalo, foi a vez da palestra O profissional do século 21, por Fábio Aguiar.

O Fábio comentou sobre o mundo VUCA, que nasceu do acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity (em português: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente).

Em síntese. Tá tudo mudando muito rápido, quem consegue perceber e se adaptar mais rapidamente a essas mudanças tem mais chances de sobrevivência no mercado. Padrões de sucesso do passado já não fazem mais sentido diante de um cenário complexo e cheio de incertezas.

Em seguida, a Maria Clara nos contou um pouco da sua experiência como influenciadora digital.

E para finalizar, o tema Como reinventar a sua carreira para ter mais dinheiro e felicidade, por Jaime Schettini.

A última palestra foi a do Jaime. Nessa palestra ele nos fez refletir um pouco sobre nossa relação com o trabalho. Nos fez perguntas como:

O que é trabalho?

Como o seu trabalho ajuda as pessoas?

A palestra foi bem interativa. Preenchemos juntos alguns campos do canvas chamado “modelo de negócios pessoal”. A partir desse exercício obtive uma percepção mais clara do que entrego de valor no trabalho.

Valeu muito ter acordado cedo no domingo e ter ido participar do evento.

Aprendi sobre ações que podem me ajudar na carreira. Conheci um pouco sobre as exigências do mercado. Entendi sobre como algumas startups trabalham. E obtive maior clareza sobre minha relação com o trabalho. Foi um evento de muito aprendizado e networking.

O evento foi transmitido ao vivo e a gravação ficou dividida em duas partes, se quiser ver ou rever, só acessar os links:

Algumas fotos do evento. Se quiser ver mais, tem lá no álbum. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *