O que são criptomoedas e blockchain ?

As criptomoedas, hoje em dia, estão em quase todos os meios de comunicação, despertando o interesse de pessoas e empresas. Esse “novo mundo” de ativos digitais, que são totalmente disruptivos da nossa realidade, ao longo do tempo, tem sido utilizada como forma de pagamento e investimento. Em paralelo trouxe embarcada uma tecnologia, revolucionária, chamada blockchain que é vital para o funcionamento das criptomoedas.

O que são criptomoedas ?

A criptomoeda é considerada uma moeda digital ou virtual, ou seja, sua negociação se dá pela internet, sem intermediários, as taxas de transações são baixas e rápidas, e o mais importante, são criptografadas, logo são seguras e garantem a privacidade .

 

Nesse novo conceito a moeda digital, utiliza a internet que é essencial para a transferência de valores, basta saber o endereço da carteira que é uma sequência de caracteres como esta 0xbaaf70cfa8cb1ab19fbcad6b55af63fc0f3c2f93 . Fazendo uma analogia aos meios tradicionais, isso seria a sua agência e conta.

A ideia é permitir a transferência direta entre duas “contas” = carteiras, sem intermediários e manter a privacidade por não conter dados pessoais. Vale ressaltar que a transação é pública como pode ser visualizada nesse link .

O que é a blockchain ?

A blockchain (corrente de blocos, em tradução literal) pode ser considerada como um grande “livro contábil” para armazenar as transações nos blocos. Sendo que cópias deste “livro contábil”, está distribuído em vários computadores pelo mundo.

No entanto, as transações são registradas na blockchain, mediante aprovação dos mineradores que são computadores espalhados na rede. Esses mineradores, devem resolver problemas matemáticos complexos onde esse esforço se chama de proof of work, ou seja, prova de trabalho. Se o resultado, estiver certo o bloco que contém as centenas de transações é validado e inserido na blockchain. Vale ressaltar que o minerador, ganha como recompensa por esse esforço as taxas que são cobradas dos usuários e também uma certa, quantidade de moeda.

blockchain

 

About Erysson Souza

Empreendedor, desenvolvedor de sistemas, interessado em criptomoedas e CEO da OmnesCoin - Investimentos Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *