Artigos

ferramentas para sua privacidade e liberdade

O texto do Paulo Moura me inspirou a complementá-lo com um texto técnico de coisas que estou experimentando sobre privacidade e liberdade. Se lembra do PRISM? Pois é, nem se metendo no meio do mato estaremos em paz. O Capeta sabe usar Internet.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=QlSAiI3xMh4]

Já faz um tempo que venho me incomodando com os apps google que tinha em meu telefone inteligente com Android, alguns que nunca precisei utilizar. Como curioso que sou, achei uma gama de ferramentas open source que estão me ajudando a dar um pé na bunda no Google e Facebook. Ainda falta muito, mas vamos lá.

O Firefox já substituiu o google chrome em meus dispositivos faz tempo. Não custa citá-lo.

DuckDuckGo é um sistema de busca que não rastreia seus passos para utilizá-los em propagandas. Tá ganhando corpo e apoio de muita gente.

Openmailbox é o serviço de e-mail que estou utilizando e está me servindo muito bem. Comecei utilizando o webmail mas depois configurei o Thunderbird no desktop e achei o K-9 Mail para o celular. Configurei as ferramentas com os protocolos de envio (SMTP) e recebimento (IMAP) de mensagens, tranquilamente.

O desafio mais chatobolZ foi encontrar um serviço para migrar meus contatos e tarefas. Eis que surge o danadinho do fruux. Ele é baseado no sabre.io que é um framework, escrito em PHP, para criar servidores WebDAV, CalDAV e CardDAV. O sinistro é que o google não utiliza esses padrões abertos. A migração foi tranquila. Vamos ao “Step by step, ooo baby“:

Página do fruux
Página do fruux

Abra seu gmail e vá em contatos. Dê uma arrumada encontrando cópias e apagando contatos que não queira mais.

Clique em exportar e, provavelmente, você será redirecionado para a versão antiga dos contatos do google. Vá na opção Mais e clique em Exportar. Selecione a opção de filtro dos contatos e escolha o formato de exportação vCard. Confirme para realizar o download do arquivo contacts.vcf.

Crie sua conta no fruux com o e-mail criado no openmailbox. Depois que estiver logado no fruux, vá na opção contacts e selecione o arquivo contacts.vcf, gerado pelo gmail, para ser importado. Aguarde o processamento e pinba! Tudo certo!

Tela de contatos do fluux
Tela de contatos do fruux

Falta pouco! O lance agora é criar as sincronizações do fruux com os dispositivos que você utiliza. Na opção Sync, basta clicar no botão Sync with a new device e escolher o tipo de dispositivo do sistema operacional, que ele te guiará. Eu precisei criar as sincronizações do Linux Thunderbird e Mobile Android, apenas. Um ponto de atenção no passo 4 das instruções de sincronização do Thunderbird é que a extensão SOGo não é mais suportada pela última versão do Thunderbird. Tive que substituir pelo plugin CardBook.

Tela de sincronização do fluux
Tela de sincronização do fluux

Se já quiser se livrar do google play, instale o Aptoide que é chuchu beleza e nem precisa se logar para instalar seus apps Android. Aproveite pra instalar o fruux app por ele. Achei o projeto F-Droid interessante mas o repositório dele é muito limitado.

Demorei pra encontrar um aplicativo de agenda. O aCalendar, por enquanto, está respondendo muito bem minhas expectativas. Tem função pra dedéu nele.

Em outra categoria de aplicativos me esbarrei com o OsmAnd. Com o propósito de navegar off-line pelos mapas, você terá que baixá-los em seu dispositivo. Mas isso tem um ganho e tanto. Viajei de Tucuruí para Baião, no estado do Pará, e pude acompanhar a rota do barco em que viajei, estando offline, de boa na lagoa. É bem espartano mas recomendo como alternativa ao google maps.

Tela de navegação do OsmAnd
Tela de navegação do OsmAnd

Ainda não consegui me livrar do WhatsApp, pois sua base de usuários é muito maior que a do Telegram. A NSA ainda tem muito que garimpar de nossas conversas. Mas esse artigo tem argumentos muito bons para migrar de mensageiro. Também tô testando o Signal que, pelo que li, é mais seguro que o Telegram e é recomendado por Edward Snowden.

Assim como um controle remoto de tv, você tem a opção de mudar. Fuleragem! O hardware que utilizamos tem tanto backdoor que você ficaria “abubalhado”. O que podemos fazer e minimizar o estrago estudando e trocando ideias sobre ferramentas que não nos controlem. Já deu até pra ir em configurações do celular, opção contas e apagar a do google. Ainda faltam outras ferramentas alternativas e uma limpeza completa, mas o trampo tá ficando interessante.

Apps google desativadas
Apps google desativadas

Cito dois sites como referências para quem quiser ir além: AlternativeTo.net e opensource.com

Ainda tem mais coisas pra testar, depois te conto :). Inté!

envolvedor de sistemas e poeta de boteco

12 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *