Artigos

Retrospectiva Radar Ágil

Um dos pilares das abordagens ágeis é a melhoria contínua, nesse contexto a Cerimônia de Retrospectiva desempenha um papel fundamental.

Cerimônia de Retrospectiva consiste no momento em que os membros da equipe encontram-se reunidos para gerar planos de Ação e assim melhorar sempre. Acredito que dinamizar o formato de realização das retrospectivas contribui para o alcance desse objetivo, uma vez que:

  • Gera expectativa nas pessoas;
  • Estimula a criatividade e inovação;
  • Um ambiente descontraído é mais favorável à geração de insights;
  • E o mais importante de todos os argumentos, não parecer uma reunião formal !!

Em função da relevância da Retrospectiva e também do desafio de torná-la agradável e produtiva, compartilho um dinâmica que criei chamada RADAR ÁGIL, apliquei pela primeira vez quando era estagiária na AIT, a dinâmica obteve uma boa aceitação pela equipe.

radar ait proeg
Radar AIT

Vou iniciar apenas apresentando as anotações presentes nesse Quadro. E depois descrever passo a passo como chegou-se a esse resultado.

radar ait proeg1
Acordos

As figuras localizadas no lado esquerdo do quadro, de cima para baixo, representam os Acordos:

  • não uso de celular;
  • colaboração do time; (As figuras que parecem fantasminhas na verdade representam os membros da equipe).
  • e uso de time-boxing para as etapas da cerimônia.

radar ait proeg2Na ponta das setas verticais e horizontais encontram-se os pontos que foram analisados na Retrospectiva, conforme a imagem, correspondem ao Processo, Equipe, Sprint e Kanban.
Os tracinhos nas Retas representam as notas dadas pela equipe que conforme a imagem, variam de 1 a 5.
Os post-it’s presentes nos quadrantes correspondem as estratégias de melhoria relacionadas aos pontos analisados. No sentido horário, os post-it’s presentes no 1º quadrante correspondem às ideias relacionadas ao Processo.

radar ait proeg3
Acontecimentos que marcaram

Acontecimentos que marcaram, localizado no lado direito do quadro: Aqui escrevemos aqueles episódios que marcaram a nível individual ou a própria equipe, sejam eles positivos ou negativos e envolvem por exemplo: aprendizados, bugs encontrados, dentre outros.

radar ait proeg4

No rodapé do quadro, têm-se: Propostas, Aprovados e Comprovação.

  • As Propostas são os planos de ação que a equipe escolheu e que estavam dentro dos quadrantes do radar;
  • Aprovados corresponde aos planos de ação que obtiveram mais votos da equipe e por tanto serão colocados em prática;
  • Comprovação refere-se a definição de pronto de um plano de ação. Por exemplo, se o plano de ação for reduzir bugs, a comprovação seria a redução de 10%.

Como tudo aconteceu…

Como facilitadora da Retrô iniciei apresentando os acordos para a realização da cerimônia, perguntei se todos estavam de acordo, ou se tinham algo mais a acrescentar.

Em seguida pedi para que escolhessem quatro pontos para analisarmos nessa retrô, os escolhidos foram Processo, Equipe, Sprint e Kanban.

Para “aquecer”, pedi a equipe que me dissessem os acontecimentos que mais marcaram nessa Sprint. Cada membro do time tinha apenas dois minutos para responder. Associado a resposta acrescentei o sinal de + ou – para indicar se o fato foi positivo ou negativo para a Sprint.

Análise do Quarteto Fantástico (Processo, Equipe, Sprint e Kanban)

Iniciamos a análise com dois minutos para pensar e atribuir uma nota de 1 a 5 para cada item do Quarteto, utilizamos o baralho de planning poker para auxiliar nessa tarefa. Em seguida cada membro da equipe tinha mais dois minutos para justificar a nota dada, após ouvir todo mundo, foram concedidos mais três minutos para pensar e registrar em post-it’s os planos de ação.

radar ait proeg5

É muito bom quando em uma cerimônia de retrospectiva consegue-se gerar inúmeras idéias, mas talvez tentar executar todas não seja uma boa ideia, então o ideal seria priorizar. Dessa forma pedi que toda a equipe se aproximasse do quadro e escolhesse um ou no máximo três planos de ação presentes nos quatro quadrantes. Os post-it’s com os planos de ação priorizados foram movidos para o espaço destinado às propostas.

Até o momento tínhamos escolhido sete planos de ação, mas ainda é muito para nosso contexto.  Então, realizamos uma votação para as propostas de planos de ação. Cada membro da equipe recebeu “três moedas” (quaisquer objetos que possam grudar nos post-it’s presente no espaço destinado às Propostas). Os planos de Ação foram aprovados mediante o consentimento da equipe, ou seja, os planos de ação com maior numero de moedas ajuda apenas na visualização e separação dos demais.

radar ait proeg6

Para cada plano de ação escolhido, foi pensado numa definição de concluído, por exemplo, no caso em que a proposta for reduzir o número de bugs, a Comprovação disso poderia ser, a partir da média do número de bugs das últimas Sprints, reduzir em 10% esse número, por tanto, a Comprovação seria: Redução de 10% de bugs.

E por fim eu pedi o feedback da Equipe, perguntei se a dinâmica foi legal e como me sai como facilitadora.

É isso aê pessoal !! Até a próxima !!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *