Relatos

#safaDojo com Go

Aconteceu no último dia 8 de setembro na faculdade Faci/DeVry mais uma edição do #SafaDojo, dinâmica de programação para aprendizado de novas linguagens por meio de desafios e uso das boas práticas como TDD, pair programming e baby steps.

Entre 20h30 e 22h00, 16 alunos da turma de tópicos especiais em linguagens de programação (sendo 4 mulheres, ou 25% do total) puderam praticar e dar os primeiros passos na linguagem de programação Go, lançada pelo Google em 2009 e cuja demanda por profissionais vem se intensificado cada vez mais.

Depois de uma breve contextualização sobre o funcionamento do coding dojo, sob inspiração de reports semelhantes, foi proposto o problema da distribuição de mictórios.  Para ajudar com o básico da linguagem, um exemplo de código em Go também foi apresentado.  Conforme as pessoas se revezavam na programação, oportunamente eram esclarecidos conceitos da linguagem, permitindo-se avançar aos poucos na direção da solução do problema.

Foram utilizados projetor, quadro magnético, notebook com Ubuntu Linux com compilador Go previamente instalado e configurado e editor de código Geany.

Ao final, após uma brevíssima retrospectiva junto à plateia, os seguintes pontos foram destacados:

Positivos
+ Go: uso de linguagem que é novidade
+ dinâmica interessante
+ infraestrutura
+ exemplo de código ajudou

Negativo
– papeis de piloto e co-piloto não ficaram muito claros
– falta de familiaridade
– mensagens de erro pouco claras
– horário apertado
– faltou pizza 🙁
– pessoas ainda muito tímidas

Agradecimentos à nossa parceira Faculdade Faci/DeVry, ao coordenador do curso, professor Iranildo Encarnação e todos os demais colaboradores pelo apoio.

Fotos disponíveis na página do evento no Google+.

Até a próxima!

UPDATE: Os slides de apoio utilizados estão disponíveis.

[slideshare id=53213086&doc=slide-coding-dojo-150926003431-lva1-app6891]

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *