Artigos

Seja mais produtivo focando em resultados

Todos buscam maneiras de produzir mais ao longo do dia, tanto empregadores quanto funcionários tendem a esperar mais resultados, entretanto, depois de experimentar várias dicas e truques, muitos desistem e se rendem à velha e ineficiente rotina do trabalho em 8 horas diárias.

Como já estamos acostumados a ouvir:

“O maior sintoma da insanidade humana é esperar resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas.”

Precisamos quebrar alguns velhos costumes e paradigmas para obter melhores resultados.

Pensando nisso, seguem abaixo algumas dicas de como se tornar mais produtivo focando nos resultados e não nas horas trabalhadas:

#1. Trabalhe em intervalos de 90 minutos

Ao invés de olhar para o seu dia como um dia de trabalho de 8 horas, quebre o seu dia em 3 ou 4 pedaços de 90 minutos. Faça pausas entre eles para se exercitar, descansar, namorar – o que você precisar para manter a sua mente fora do trabalho por um pequeno período. Desta forma será capaz de ter quatro tarefas (ou grupo de tarefas) concluídas todos os dias e de forma eficiente.

#2. Liste suas 3 tarefas mais importantes

Antes de sair do escritório, liste 3 tarefas para o dia seguinte, que serão as mais impactantes no que você está trabalhando. Dica: se você já tem uma lista de tarefas, escolha a tarefa que está na parte inferior da sua lista, ou que você tem evitado por ser a mais longa e coloque-a no topo, assim você terá resultados mais valiosos ao resolver problemas complexos de forma imediata e objetiva.

#3. Dê-se menos tempo

Aplique a Lei de Parkinson para tudo que você fizer durante o dia. Como Tim Ferris diz, “uma tarefa vai ser bem percebida de acordo com a sua importância e complexidade em relação ao tempo alocado para completa-la”.

Basicamente, se você tem 8 horas para fazer alguma coisa, você terá demandado as 8 horas para algo que poderia ser feito em menos tempo.

#4. Peça ajuda

Enfatize o que você é bom, mas não perca tempo tentando corrigir seus pontos fracos. Se você está preso em alguma coisa, tire 5 minutos para perguntar a alguém que pode saber a resposta.

#5. Evite multitarefas

Realizar várias tarefas ao mesmo tempo é prejudicial para a sua produtividade, fazendo com que os ciclos de trabalho se tornem demasiado confusos e pouco produtivos. Evitar multitarefas é fechar todas as notificações de email, Facebook, Twitter, etc. Caso precise realizar essas atividades, faça-as em blocos. Muitas tarefas ao mesmo tempo irão atrapalhá-lo, e ninguém quer desperdiçar sua energia mental indo e voltando em diferentes tarefas.

Uma das melhores ideias que já tive foi seguir o conselho de Joel Gascoigne em Zero Notificações. Comece a desligar todos os elementos digitais que podem tornar-se num alerta.

#6. Ciclo ideal de produtividade

Cada um tem o seu “tempo limite” de concentração. Algumas pessoas conseguem manter o foco durante horas e com muita facilidade enquanto outras perdem a concentração muito facilmente. O ideal mesmo é conseguir perceber qual o seu período máximo de concentração. Não adianta querer trabalhar uma hora e meia se você na verdade só aguenta uma hora com o máximo de foco.

#7. Planeje tudo aquilo que seja fora do seu trabalho

Ida ao cinema com a sua namorada, passeio com os filhos, levar o cachorro ao veterinário, etc… Isso faz com que você também dedique tempo para si e consiga visualizar facilmente a sua ordem de tarefas.

A pessoa mais forte não é aquela que corre mais rápido mas a que otimizou o seu tempo de descanso, diz Tony Schwartz.

A maioria das vezes, estamos estão ocupados a planejar o nosso dia de trabalho que nos esquecemos de “como” descansar. Defina com antecedência o que vai fazer no seu descanso: ler, meditar, lanchar, etc…

Organização e planejamento são elementos importantes para crescer profissionalmente.

Não trabalhe focado em horas, ganhando seu salário por cumprir tarefas que são de interesse apenas do empregador. TRABALHE POR VOCÊ, pelo seu crescimento profissional e com isso cumpra suas tarefas da forma mais eficiente, buscando sempre os melhores resultados, aprendizados e experiências. Dessa forma, tanto você quanto seu empregador serão beneficiados e seu salário será fruto de uma carreira promissora de muito sucesso.

Referências:

http://goo.gl/LF2OHT http://goo.gl/81BMmi http://goo.gl/0Fs7S9 http://goo.gl/ofLgZp http://goo.gl/vx7p4Z http://goo.gl/Nsz7DU http://goo.gl/2q2zQU


João Gabriel Lima

@jgabriel_lima

Adicione-me no Linkedin

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *