Artigos

Seja Eficaz! Não confunda ‘Ação’ com ‘Movimento’

Quantos de nós já nos deparamos com a seguinte situação:

São 20:00, você pegou um congestionado e cansativo trânsito para chegar em casa depois de um longo dia de trabalho. Ao chegar você é indagado à respeito de como foi seu dia e responde: “Ah! Tive um dia cheio e muito trabalhoso”. O parâmetro usado para esta conclusão é apenas o seu cansaço imediato, mas eu lhe pergunto: quanto desse trabalho foi efetivo para a geração de resultados que realmente venham acrescentar algo em sua vida?

Trabalhar muito não significa que você irá gerar resultados efetivos e muitas pessoas vivem esta realidade: estão, literalmente, perdidas em relação ao que devem fazer e por esse motivo vivem um dia após o outro fazendo sempre as mesmas coisas, vivendo a inércia de sua zona de conforto. 

Agora eu lhe proponho o seguinte desafio:

Faça uma retrospectiva de tudo que você viveu no ano que passou, todo o trabalho realizado, suas conquistas, realizações e responda as seguintes perguntas:

O quanto você está melhor hoje em relação ao que estava no início desse período? O que mudou de tal forma que você seria capaz de destacar como uma das coisas mais importantes da sua vida?

Se você, apesar de ter trabalhado muito, tiver dificuldades para destacar essas conquistas e realizações ou, após ter feito essa análise, não tenha encontrado nada que lhe faça ter orgulho, você provavelmente confundiu ação com movimento.

Movimento só gera mais movimento!

Geralmente é aquilo que você faz e que até pode causar um “pequeno” resultado imediato, mas que não possui relevância à longo prazo.

Ação

É tudo aquilo que gera resultados efetivos, que causa mudanças e novos direcionamentos. Geralmente são iniciativas que serão lembradas e comemoradas a longo prazo.

O grande problema é que muitas pessoas confundem esses conceitos e um dia irão se perguntar o motivo de sua intensa frustração mesmo depois de terem “trabalhado” tanto. Ficam estagnadas em relação a seus planos e tendem a não concluir o que começam.

Portanto, seja eficaz em suas tarefas e não confunda ação com movimento.

“Não seja como uma abelha, que voa de um lado para o outro e só faz cera!”

A frase acima ilustra a realidade de muitas pessoas e uma forma muito válida de identificar se o que você está fazendo é MOVIMENTO e não AÇÃO é responder a seguinte pergunta: “O que estou fazendo está dentro da minha zona de conforto?”. Não é uma regra, mas se o que você está fazendo está dentro de sua zona de conforto é muito provável que seja apenas movimento, que gerará mais movimento e não lhe trará resultados efetivos.

Seja EFICAZ!

Um significados da palavra “eficaz” que mais me agrada é:

“Que é capaz de alcançar o resultado desejado”

Então, faça um exercício e analise tudo que você deseja para sua vida, ponha em uma lista e pergunte-se:

Como posso ser eficaz em relação à esses objetivos?

Faça metas a curto, médio e longo prazo sem perder o foco do que deseja alcançar e não cometa o erro de viver um dia após o outro seguindo a inércia de uma vida sem metas. Pare de disfarçar a não realização de seus sonhos com justificativas vazias e por fim, lembre-se:

Não espere pelo que o amanhã lhe trará, pois o hoje já te dá o suficiente para ser muito mais!

 


João Gabriel Lima

@jgabriel_lima

Adicione-me no Linkedin

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *