Relatos

Como foi o Google I/O 2015

052815_GOOGLEIO_-0261

Participar do Google I/O – o maior evento onde a empresa de Palo Alto apresenta as novidades relacionadas aos seus produtos – é o desejo que qualquer geek ou entusiasta de TI, principalmente aqueles que acompanham a plataforma Android desde o início, assim como eu. Esse ano, nos dia 28 e 29 de Maio tive o privilégio de participar do evento representando o GDG Belém e a Comunidade Tá Safo. Irei tentar resumir neste post as experiências vividas e minhas impressões. Mas antes, assista esse breve vídeo e sinta como foi o #io15.

Credenciamento

Para os participantes gerais, o credenciamento começou pontualmente a partir das 08h da manhã, do dia 28 de Maio, de forma bem organizada e flúida, apesar das filas quilométricas que se estenderam ao redor do Moscone Center West. Afinal, esse ano foram 6.000 participantes inscritos. Já para os Googlers, GDEs (Google Developer Expert) e GDGs (Google Developer Group), o processo acontece um dia antes, no qual vários transfers trouxeram a galera do GDG Global Summit (ocorrido dias 26 e 27 de Maio em Mountain View), direto para o Moscone, em São Francisco.

Vista externa da fila do credenciamento (Foto: Google Developers)
IMG_20150528_112356
Vista da fila do credenciamento

As novidades já começam mesmo na fila, onde era possível interagir com bonecos Android, uma espécie de Androidify Live Action representando ícones do mundo nerd, como capitão Spock! Show né?!

Ah, se você tinha esquecido de lanchar tinham donuts, café e barrinhas energéticas de vários sabores sendo distribuídas para os participantes. E se você tivesse esquecido também o seu casaco ou hoodie, não teria que tremer nos 10º que fazia naquela manhã.

Staff distribuindo donuts para os participantes (Foto: Google Developers)

Entrando no hall, a equipe de staff  te dava uma pulseira com tag NFC embutida que iria lhe identificar durante todo o evento, um outra pulseira para participar do Keynote + After Hours, o seu crachá com suas informações e QR Code para interagir com outros participantes; uma garrafa térmica e uma camisa minimalista com a logo.

Dentro do Moscone Center

Na entrada, era possível perceber a logo do I/O gigante localizada na parede do Moscone West Center, onde todo mundo queria tirar selfie.

Logo gigante do evento no hall.
Logo gigante do evento no hall. (Foto:  Google Developers)

Cada andar foi preparado e projetado com bastante detalhes, com orientações de placas indicativas de quais espaços estavam disponíveis naquele andar.

Placas indicando os locais dos espaços no Moscone Center. (Foto: Google Developers)

Esse ano a Google caprichou ainda mais em inovação! Entrando no auditório principal, a primeira surpresa: as paredes eram um telão em alta definição que cobria 270º do auditório. Lá era reproduzido desde um pong interativo, um passeio de uma baleia no fundo do mar e também os vídeos e imagens conforme eram apresentados durante o Keynote.

Auditório lotado para o Keynote (Foto: Google Developers)

Saca só esse panorama feito pelo phoneArena.com:

Keynote

Talvez a atração principal e mais aguardada do evento é o Keynote, onde o vice-presidente de Produtos da Google, Sundar Pichai, juntamente com outros Googlers, apresentam as novidades e surpresas para os produtos da Google. Se você tiver tempo (são um pouco mais de 2h de apresentação), assista na íntegra como foi o Keynote desse ano. Destaco as novidades que achei mais relevantes.

Sundar Pichai anunciando as novidades durante o Keynote (Foto: Google Developers)

Android M

A nova versão da plataforma veio com várias APIs, incluindo App Permissions, agora as permissões serão validadas no momento da chamada de uma API específica ao invés de obrigar o usuário a aceitá-las durante a instalação; App Links, uma evolução das Intents para identificar o aplicativo padrão de acordo com determinado link; Voice Interactions, ações por voz ainda mais interativas com o usuário, podendo definir frases customizadas (ex: reproduzir <nome da música> do <nome do cantor>Nesse link, tem mais detalhes sobre as inúmeras novidades no Android M.

Google Photos

A Google que realmente que você não se esqueça de nenhum momento da sua vida. Com o Google Photos, agora será possível, por meio de gestos de zoom de pinça (pinch zoom) navegar até o primeiro dia do nascimento do seu filho! E todas as imagens, serão ilimitadas e em 1080p!

Expeditions

Com o Expeditions, os professores poderão levar seus alunos para vários lugares que um ônibus escolar não alcança! Que tal um passeio na Muralha da China? E no Everest? E no fundo do mar? Tudo isso por meio do mundo virtual criado utilizando a experiência do Google Cardboard. Veja o vídeo abaixo e impressione-se!

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=mlYJdZeA9w4">https://www.google.com/edu/expeditions/</a>

Jump

Similar ao Expeditions,  com o Jump você poderá visitar os lugares que você sempre sonhou. Com parceira com a empresa GoPro, 16 câmeras Hero4 irão gravar em 360º todos os detalhes dos vários locais que você imaginar!

Now On Tap

O Google Now está cada vez mais inteligente. Agora ele entende o contexto que você está. Imagine você enviando um e-mail para seu amigo sobre uma música de um cantor que esqueceu o nome. Se você der 2 toques no nome da música, automaticamente o mecanismo Now On Tap do Google Now irá responder para você o nome do cantor, num passe de mágica!

Brillo e Weave

A Google mergulhou de vez no ramo de IoT (Internet of Things). Com o projeto Brillo, agora Android irá comunicar com qualquer dispositivo que exista, inclusive controlar até tratores em uma construção, utilizando o protocolo de IoT chamado Weave.

Para mais detalhes, confira este post que nosso amigo Kacio Willian fez sobre as novidades do #io15 e aproveite para ver como foi o I/O Extended Belém 2015.

Sessions

Logo depois do Keynote, aconteciam várias palestras em paralelo, as Sessions de 30 minutos sobre determinado assunto. Era difícil saber qual sessão escolher dentre as 15 opções a cada hora. O mais fácil era ligar o modo nostálgico e jogar “mamãe mandou” e ir para a sala da sessão sorteada. Vários assuntos foram abordados, desde as novidades do Android M, Developer Tools, Android Auto até como desenvolver utilizando os recursos de acessibilidade para tornar sua app compatível para ser utilizada por pessoas com deficiências visuais ou motoras.

A palestra “Material Now”, apresentada por Matias Duarte. (Foto: Google Developers)

Almoço

No almoço, tinham diversas comidas de acordo com seu perfil ou crença: light, fast food, oriental, etc. Foi durante o almoço que, no primeiro dia, fomos notificados que todos os participantes ganharam um HTC Nexus 9! Além disso, tinham telões que mostravam vídeos de um experimento que fizeram para controlar um balão utilizando Android.

Almoço para várias culturas no I/O (Foto: Google Developers)

Talks

Os talks eram cúpulas abertas que ficavam no Level 3, duravam 30 minutos e tinham assuntos variados também, inclusive bem mão na massa. Esses espaços eram facilmente lotados, muitas vezes não tendo local para se sentar. Mas o pessoal não estava nem aí para isso!

Talk rolando e a galera vidrada (Foto: Google Developers)

Stands

Em todo andar tinham vários stands espalhados tratando de um contexto específico, como Android Wear, Android Auto, Android TV, Google Cardboard, etc.

Google Store

Cada andar continha vários espaços para se explorar, desde a Google Store, onde você poderia comprar desde camisas, coleções de miniaturas de Android, bonés, hoodies (jaquetas de frio), etc. Era uma forma de você levar uma lembrança do evento.

Google Store no I/O (Foto: Google Developers)

Android Auto

Logo de longe você via uma placa gigante de São Francisco, como se você estivesse na estrada. Chegando lá, você poderia entrar nos carros e experimentar a utilização do Android Auto.

Stand do Android Auto (Foto: Google Developers)

Android Wear 

Smartwatches gigantes indicavam o stands do Android Wear, onde era possível você experimentar vários watches e tirar dúvidas a respeito deles.

Stand do Android Wear (Foto: Google Developers)

Coffee with a Googler

Aqui você poderia sentar, tomar um cafézinho e bater um papo com um Googler, que iria lhe entrevistar.

Googler durante entrevista (Foto: Google Developers)

Developer Training

Se você quisesse mais informações sobre os treinamentos que a Google oferece por meio da Udacity, era só você passar lá no Developer Training para se registrar em qualquer curso de graça e ganhar adesivos, carregadores portáteis (no primeiro dia) ou um óculos de sol personalizado (no segundo dia).

Stand do Developer Training

Codelabs

Aqui, a pessoa poderia criar sua app já com o ambiente todo configurado e com um Googler disponível para auxiliar no desenvolvimento, quer seja em Android Wear ou Android Auto. Era só sentar que já tinham máquinas e dispositivos conectados para começar a criar a app.

Galera mandando ver nos Codelabs.
Galera mandando ver nos Codelabs.

Material Design Reviews

Nesse espaço, você poderia dar feedbacks e fazer reviews diretamente para os designers e engenheiros da Google sobre o que gostaria de melhorar ou modificar em relação ao Material Design.

Rapid Paper Prototyping

Aqui, você poderia começar a prototipação de uma app em segundos, utilizando a técnica de Paper Prototyping.

Paper Prototyping no I/O (Foto: Google Developers)

Speechless at Google I/O

No encerramento, assim como no ano passado, rolou o Speechless at I/O, um formato de apresentação humorística com pitada de show de improviso, onde os Googlers Chet Haase, Ellie Powers, Mano Marks, Reto Meier e Dan Sandler tiverem que improvisar as situações mais inusitadas como, explicar produtos imaginários que surgiam da combinação de palavras vindas da platéia, como “Android Underwear”. Sammy Wegent, humorista criador do Speechless, era o facilitador. Realmente, a platéia se divertiu muito com as apresentações dos Googlers e os improvisos de Sammy.

After Hours

Após o evento, era hora de comemorar! O After Hours foi no Yerba Buena Gardens, com muita comida, bebidas de todos os tipos, show ao vido de rock, sabres de luz e headphones sem fio. Era hora ideal para realizar mais networking com outros participantes do evento. Pudemos desenferrujar o Inglês e falar com várias pessoas de vários países, como Egito, China, Índia, Nigéria, México, Estados Unidos e inclusive outros brasileiros que eram GDGs, GDEs ou outros que tinham vindo para o evento.

Yerba Buena Gardens indicando o After Hours (Foto: Google Developers)
Banda de rock ao vivo no After Hours (Foto: Google Developers)
“May the force be with you” (Foto: Google Developers)

Se você quiser, pode conferir mais fotos oficiais do Google I/O 2015 neste link.

Ufa! Esse foi um resumo do que rolou durante o I/O desse ano. Momentos inesquecíveis que irão ficar na memória por muito tempo! Gostaria mais uma vez de parabenizar a Google pelo evento impecável, pela oportunidade de fazer novos amigos GDGs do Brasil que fiz durante a estadia nos EUA, GDGs e GDEs de outros países, Googlers. Com certeza o melhor de um evento de grande porte não são os brindes, nem as atrações. Mas sim o networking que você faz e as pessoas que conhece e interage.

2015-05-29 (1)
Ao lado de Matias Duarte (Designer chefe na Google)
IMG_20150529_144251
Ao lado de Chet Haase (Senior Software Engineer na Google)
IMG_20150529_142334
Um paraense passou por aqui! 🙂
IMG_20150529_142345
GDG Belém no I/O

Até a próxima! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *