Relatos

Grupo de Usuários de Métodos Ágeis do Pará

Não! O Tá safo! não mudou de nome e nem vai fechar as portas. O bagulho tá bão demais, sô!

Resumindo a história, a SUCESU-PARÁ resolveu formalizar o apoio à implantação de métodos ágeis nas organizações.  Com a iniciativa do Evandro Paes (da PRODEPA), Artur Tupiassu (do SERPRO) e Mauro Brito (da própria SUCESU-PARÁ) o negócio deslanchou e o Tá safo! abraçou o projeto para mostrar que a fase de desconfiança no Desenvolvimento Ágil já passou.

Agora podemos mostrar com nossas próprias experiências que temos alternativas eficazes aos modelos de gestão e desenvolvimento tradicionais.  E que empresas de qualquer porte podem implementar gradualmente processos e boas práticas de gestão de projetos e engenharia de software.  Isso tudo sem abandonar processos tradicionais. É tudo questão de mudança cultural, assunto aliás bastante debatido no 1º encontro.

O GUMA-PA é a consolidação de um sonho antigo nosso. O de reunir academia, empresas e sociedade na busca de soluções sustentáveis para a classe de TIC, que trabalha muito e que muita vezes é colocada em segundo plano.

O 1º encontro foi realizado em Junho, com a apresentação do grupo. Evandro e Artur explicaram a proposta do grupo e o motivo pelo qual o nome foi dado. É uma convenção de nomenclaturas da SUCESU. Um grupo não anula o outro, ele se completam. Mauro Brito reforçou o apoio da entidade aos grupos de usuários da região, fornecendo apoio institucional e o que estiver ao alcance para ajudar o Tá safo! juridicamente. Então se você tem uma comunidade local de tecnologia, procure a SUCESU-PA.

Logo depois foi aberta a sessão de fishbowl para que os presentes pudessem participar ativamente do encontro. Em cerca de uma hora e meia de conversa, foram expostos vários problemas e soluções sobre a ótica dos diversos gestores e desenvolvedores que lidam diariamente com os sucessos e fracassos de nosso mercado de TIC.

Evandro, Artur e Mauro iniciando o encontro
Evandro, Artur e Mauro iniciando o encontro
Eu, falando sobre o Tá safo! e Tá Safo Conf 2015
Eu, falando sobre o Tá safo!, a importância desses encontros e o Tá Safo Conf 2015
Fishbowl session
Fishbowl Session
Fishbowl session
Fishbowl session
Não podia faltar uma foto clássica de finais de eventos #nofilter #noselfie
Não podia faltar uma foto clássica de finais de eventos #nofilter #noselfie

O Tá safo! vai continuar com sua mesma pegada de eventos e apoiando iniciativas como essas. Já estão sabendo do Tá Safo Conf 2015?

No final do encontro, já foi marcado o segundo que está com a programação a seguir. Se liga!

2-encontro-guma-pa

envolvedor de sistemas e poeta de boteco

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *