Notícias

Extended Belém e as novidades do Google I/O 2015

Aconteceu ontem (dia 28), direto da sede em Moutain View o Google I/O 2015, o evento anual da empresa focado no desenvolvimento de aplicações para os seus sistemas operacionais, especialmente o Android, além da apresentação de novos produtos, como smartphones e tablets. E não faltaram momentos em que a plateia fez o seu “uuuuuhhhh” a cada novidade apresentada.

Foto da plateia presente ao evento
Plateia do #io15bel

E como não poderíamos ficar de fora de um evento como esse, aconteceu o 1º I/O Extendend realizado em Belém City. O Google Developers Group de Belém, ou apenas GDG Belém, organizou, em parceria com algumas empresas e entidades, o 1º Extended dessas bandas, transmitindo a Keynote oficial para um público aficionado por Google, tecnologia, desenvolvimento, Android e por aí vai…

Juntando developers de longa data com iniciantes e curiosos que nunca escreveram uma linha de código, o evento cumpriu seu papel deixando todos ligados e ansiosos com as novidades. E por falar nelas… Veja a seguir o que tem de bom chegando.

Números! 600 milhões de pessoas compraram seu primeiro smartphone no último ano. Resultado? Google Maps, Youtube, Android, Gmal e Chrome têm mais de um bilhão usuários cada

Android Auto. A versão do sistema para carros está evoluindo! Já foi confirmada em 35 marcas e chega ainda esse ano ao Brasil.

Android TV. O sistema dobrou o número de usuários nos últimos 3 meses. E mais: Apple perde exclusividade e HBO Now chega ao Android

Android M. Foi confirmada a nova versão do sistema, que chegará em Preview primeiro para os devs. A interface será em Material Design, assim como o Lollipop, porém, contará com melhorias em algumas áreas.

Permissions. O usuário terá maior domínio sobre as aplicações do gadget. É possível editar as configurações aplicativo por aplicativo. Por exemplo: microfone. Você pode permitir que o Google Now acesse esta função e restringir a mesma função para o Whatsapp, por exemplo.

Experiência Web. O Chrome irá ter abas customizadas, prometendo uma melhor integração com os aplicativos móveis, padronizando a experiência e dando acesso ao visual dos apps direto no navegador.

Android Pay. Foi anunciada a plataforma de pagamentos do Google, rival do Apple Pay. O recurso servirá para realizar pagamentos via NFC. Lembrando que o recurso está restrito, por enquanto, aos EUA.

Impressões Digitais. A nova versão do sistema terá suporte à sensores de impressão digital. Através dele o usuário poderá desbloquear o aparelho, realizar comprar na Play Store e confirmar pagamentos via Android Pay.

Mais bateria, por favor…. A nova versão do sistema contará com um mecanismo que reduz o consumo de bateria quando o aparelho estiver com a tela bloqueada. Em comparativo com a versão Lollipop, o Android M garantiu até 2x mais autonomia.

Android Wear. O sistema está rodando em 7 modelos diferentes. Outra novidade apresentada foi o Always On, opção que manterá a tela do dispositivo sempre ligada, podendo permutar a máscara de relógio e das aplicações com simples gestos de pulso. Ah! Já são mais de 4 mil apps disponíveis para o sistema na Play Store.

Brilho!? Não. Brillo. O Google vai entrar de vez no mercado da Internet das Coisas. Foi anunciada uma plataforma exclusiva, o Brillo, que irá reunir dispositivos de automação residencial e interação digital. A integração entre os gadgets será por meio do Weave, a linguagem de comunicação do Brillo.

Google Now (On Tap). Contexto! O Google Now precisa estar pronto para as diferentes informações e lugares e contextos em que o usuário está inserido no momento. E para isso foi anunciada uma nova funcionalidade: o Now on Tap. Com essa nova funcionalidade, disponibilizada a partir do Android M, o Google Now irá ler o contexto do seu aparelho, o que você está fazendo, qual app está aberto naquele momento, etc. Por exemplo, você está escutando um músico que tem um nome artístico e quer saber o nome verdadeiro dele, basta perguntar: “Qual o verdadeiro nome dele? ” e receber a resposta.

Google Photos: Ilimitado! O novo Google Photos irá permitir a sincronização da memória interna, cartão SD e Google Drive. A organização das fotos poderá ser feita por tempo, separando suas imagens em dias, meses e até anos, com um simples movimento de pinça (zoom in / zoom out). O app poderá organizar suas fotos de acordo com o tempo e a localização, de acordo com as pessoas com quem você mais tira foto, etc. Haverá suporte para upload ilimitado e gratuito para fotos e vídeos na nuvem em alta qualidade.

Google Maps e Youtube offline. O Google está otimizando seus serviços para lugares onde a conexão é de baixa qualidade e lenta. Por exemplo, o buscador tem uma versão capaz de aumentar o carregamento, reduzindo o consumo de dados em até 80%. O Youtube ganhou uma versão offline para alguns países (Brasil não incluso), permitindo assistir vídeos sem conexão. O Maps também ganhou versão “off”, permitindo salvar os dados e acessá-los sem conexão.

Android Studio 1.3. Foi lançado a nova versão do criador de apps. E com uma grande novidade: suporte ao C++.

Polymer. Foi anunciado também o lançamento do Polymer, um kit de desenvolvimento para apps web.

Google Cloud Test Lab. Com tantos dispositivos e tamanhos de telas fica difícil testar seus aplicativos. Com essa solução Google o desenvolvedor poderá testar de forma rápida seus apps em uma infinidade de dispositivos, diretamente na nuvem. Que tal?

Google Play. Agora os desenvolvedores poderão ter uma página personalizada. A partir de agora, os próprios desenvolvedores podem modificar os elementos em suas páginas, podendo criar listas e exibir conteúdo da forma que quiserem. O Google Play irá mostrar agora os dados de quantas pessoas estão comprando, usando ou compartilhando coisas com o seu app. E falando de dinheiro… O Google pretende melhorar as questões de monetização com as ferramentas Analytics e AdMob. Assim, os devs poderão saber quanto tempo você demora em uma determinada tarefa, qual o momento para exibir um anúncio em seu app, e por aí vai…

Google Play (Parte 2). Google Play em números: 50 bilhões de instalações nos últimos 12 meses e 1 bilhão de usuários ativos. A loja do Google agora será personalizada e as buscas separadas por categoria.

Google Play (Parte 3). A Google Play está trazendo uma nova experiência para a família: o Family Star. Agora os pais poderão encontrar apps, livros, jogos e filmes para os filhos com mais facilidade. Será uma experiência mais segura e amigável para as crianças. A função destacará conteúdo de acordo com personagens de desenhos famosos.

Google Cardboard. A caixinha de papelão do Google e sua capacidade de improvisar um sistema de realidade virtual. Foi lançada um novo modelo para telas de até 6 polegadas e a possibilidade de utilizá-lo no iOS. Foi anunciando também o Expeditions, uma iniciativa para professores levarem os alunos a viagens fantásticas utilizando os Cardboards.

Jump: O Google em parceria com a GoPro lançou o projeto Jump, realizando a gravação de vídeos em 360 graus utilizando um suporte para 16 câmeras. E bem-vindo à realidade virtual.

Por fim, o Google falou de alguns projetos que a empresa pretende desenvolver, como os carros autômatos e os balões capazes de levar internet para áreas remotas.

Ufa… E depois de tantas novidades ainda rolou um breve bate-papo onde o público pôde compartilhar o que achou das novidades apresentadas, e duas palestras super iradas: Milton Alcântara falando sobre Material Design e Larissa Guimarães apresentando o Android Wear.

E ainda teve sorteio de brindes e lembranças, como camisas do Google (que eu não levei nenhuma…), um livro cortesia da editora Novatec e uma vaga do curso de boas práticas em Android, ministrado pelo Ramon Rabello no Android na Rede.

Até a próxima.

Texto redigido por Kácio Willian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *