Artigos

Palestras Coletivas em Swift (iOS)

Olá pessoal, este é meu primeiro post no Tá safo! e seu objetivo é apresentar de forma resumida o desenvolvimento do app Palestras Coletivas para iOS, utilizando a nova linguagem de desenvolvimento da Apple: o Swift.

Em Outubro de 2014, nosso amigo Marcelo Andrade desenvolveu e publicou o app para Android do Palestras Coletivas. Logo após a divulgação do aplicativo, iniciei o desenvolvimento para iPhone (iOS) na linguagem Objetive-C, porém devido a algumas prioridades não consegui dar continuidade ao projeto.

Entretanto, dentre as metas estabelecidas para 2015, decidi continuar o projeto, porém dessa vez utilizando o Swift. Para um melhor entendimento, inicialmente, será apresentada a linguagem e posteriormente o app do Palestras Coletivas.

Swift

A Apple possui uma conferência voltada exclusivamente para desenvolvedores, batizada de WWDC (Worldwide Developers Conference). No ano passado (2014), foi apresentado o Swift o qual, segundo a Apple, é uma linguagem que acelerará o desenvolvimento e diminuirá a curva de aprendizado. A boa notícia é que ela pode “conviver” com Objetive-C no mesmo projeto.

Vejam abaixo o vídeo de introdução da linguagem.

http://www.youtube.com/watch?v=A0C6L4XmrZM

Uma curiosidade, o Swift parece bastante com outras linguagens, como por exemplo Ruby. Para mais detalhes acessem o post Swift para Rubistas, Rápida Introdução do Fábio Akita.

Swift para Rubistas, Rápida Introdução
Swift para Rubistas, Rápida Introdução – post do Fábio Akita

Iniciando o desenvolvimento com o Swift

Para iniciar o desenvolvimento em Swift é necessário ter um Mac (Macbook Pro, Macbook Air, Mac Mini, iMac, MacPro) com sistema operacional Yosemite e o xCode, a partir da versão 6.

xCode 6
xCode 6

Quem não dispõe de um Mac, pode brincar um pouco com a linguagem neste site: Run Swift Lang.

Material de Estudo

Logo após o lançamento, a Apple disponibilizou informações sobre a linguagem no Site oficial Apple, no blog Apple para Desenvolvedor, além dos dois E-Books gratuitos citados abaixo:

  • Using Swift with Cocoa and Objetive-C, destinado a programadores da linguagem Objective-C, detalha a compatibilidade e interoperabilidade entre as linguagens.
  • The Swift Programming Language, traz todo o conteúdo da nova linguagem e destina-se a qualquer público, sejam desenvolvedores já experientes ou novos programadores.

Há também outras fontes não oficiais sobre o assunto, como:

Cursos Gratuitos (em vídeo)

Palestras Coletivas

Depois dessa introdução sobre a linguagem, voltamos para o foco do artigo. A primeira versão do aplicativo recupera as informações sobre os eventos postados no site. Para obter essas informações, foi necessária a utilização de um complemento chamado de AlamoFire, com ele é possível criar requisições HTTP.

Vídeo: Executando o app no simulador do xCode 6.

Tela do App: 

Tela de eventos do Palestras Coletivas
Tela de eventos do Palestras Coletivas

Fiquem a vontade para colaborar: Código-Fonte.

Para conhecer mais sobre o site, acesse Palestras Coletivas. Bem pessoal, espero que tenham gostado e qualquer dúvida, sintam-se a vontade para perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *