Artigos

Tecnologias Vestíveis: Introdução ao Android Wear

photo

Fala galera do TaSafo, esse aqui é meu primeiro post oficial pelo blog! E hoje vou falar um pouquinho sobre o famoso Android Wear.

O que é o Android Wear ?

O Android Wear é o sistema operacional da Google voltado para os wearables, ou dispositivos vestíveis, num termo em Português. Foi lançado oficialmente durante o Google I/O de 2014, após muita espera. Sua aplicação mais comum ultimamente tem sido em relação aos smartwatches. Porém, o Android Wear não se limita somente a relógios inteligentes. O sistema pode rodar em uma infinidade de dispositivos vestíveis, desde que respeitando seus requisitos e princípios.

Funcionamento

Primeiramente, para receber atualizações e outros dados, o dispositivo que estiver rodando o Android Wear precisa estar conectado a um smartphone, que será o principal provedor de conteúdo para o dispositivo vestível. Será o principal mas não o único a prover informações. Os dispositivos que rodam o Wear geralmente são equipados com diversos tipos de sensores que monitoram e geram conteúdo e avisos.

O Wear foi desenvolvido para trabalhar em paralelo com o seu celular, foi desenvolvido para ser uma extensão do seu smartphone, para realizar ações e verificações rápidas. O sistema não foi desenvolvido para substituir as funções realizadas no celular, foi projetado para complementar e facilitar algumas tarefas, principalmente verificações, avisos e notificações rápidas e importantes.

 

Ok, Google

Além disso, você pode realizar praticamente todas as tarefas só pelo comando de voz (utilizando o Google Now), incluindo algumas tarefas mais avançadas, como por exemplo, navegar até um determinado ponto. Para iniciar uma nova tarefa o usuário pronuncia o comando “Ok, Google” e logo em seguida diz a tarefa que quer realizar, como por exemplo:

Lembretes: “Ok Google, Lembrar de ir ao médico ás 15 horas”

Conversão de moeda: “Ok Google, Converter 20 reais em dólar”

Operações matemáticas: “Ok Google, 6 vezes 5”

Navegação: “Ok Google, navegar até a avenida Presidente Vargas

Pesquisa: “Ok Google, quem foi presidente Vargas ?”

Previsão do tempo: “Ok Google, vai chover amanhã ?”

Criar compromissos: “Ok Google, publicar artigo, dia 26, as 15 horas”

Condicionamento Físico: “Ok Google, verifique minha frequência cardíaca”

Criar notas: “Ok Google, criar uma nota sobre tratamento de imagens”

Ouvir Musica: “Ok Google, ouvir musica”

Realizar ligações: “Ok Google, ligar para Bryan Ollivie”

Iniciar qualquer app: “Ok Google, iniciar tasafo wear” (Ou qualquer outro app)

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos mais. Todas essas opções também estão disponíveis através do touch no dispositivo.

Todas essas opções são definidas de forma contextual, são analisadas diversas informações referentes ao usuário (posição geográfica, ano, mês, cidade). Por exemplo, quando se quer navegar até determinado ponto você não precisa dizer obrigatoriamente a cidade/pais que está. O sistema faz tudo baseado no contexto que o usuário está inserido, cruzando dados do celular com o wear.

UX e UI

As experiências visuais e o modo de interação do usuário com o Android Wear são diferenciados das experiências já conhecidas em smartphones e tablets. É uma nova perspectiva na qual desenvolvedores, designers e usuários têm que se adequar. O tipo de interação com dispositivo mudou no Android Wear, e consequentemente vai gerar outro tipo de usuário, um novo comportamento, uma reeducação da forma como utilizamos as tecnologias móveis atuais.

 

 

Cards e Notificações

A utilização de cards e notificações deve ser usada com cautela e de forma contextual nos apps, você não vai querer receber notificações mínimas e sem importância a todo momento, não é? Isso incomoda bastante! Então, refine seu app para trabalhar melhor com essa nova tecnologia.

Algumas notificações podem conter ações, basta deslizar seu dedo na tela para o lado esquerdo para visualizaá-las. Segundo as guidelines, as ações não podem durar mais de 5 segundos para não tirar o foco do usuário no que ele está fazendo no momento.

 

 

A utilização de alguns componentes deve ser repensada para o wear. Não se pode utilizar a mesma experiência visual no smartphone e no wear (ex: exibir um teclado ou uma lista). Não façam essa POG. Aliás, nunca façam POG! Uma hora vai dar problema. #NãoÉdeDeus

 

 

Design Patterns

Existe um design pattern no wear chamado 2D Picker, que é usado para mostrar opções em uma lista. Esse pattern pode ser utilizado para mostrar uma simples lista vertical (1D Picker), como na imagem a baixo.

 

 

Ou também pode ser utilizado como uma matriz 2D exibindo opções categorizadas, de acordo com a imagem a seguir.

 

Cards podem aparecer de diferentes formas no Android Wear, dependendo do tipo de conteúdo e da finalidade. Esse é um Card padrão exibindo a notificação de algum app. Tem um título, um ícone e o conteúdo da notificação.

 

 

Já o card a seguir possui uma ação com um botão que alterna entre play/pausa, para uma app de música, por exemplo, contendo além disso um título, um texto pequeno e o botão de ação.

 

Este a seguir é um exemplo de pilha de cards, utilizado para agrupar vários cards que possua o mesmo contexto, como por exemplo, muitos emails.

 

Os ícones do aplicativos aparecem sobre a parte superior direita dos cards, ficam propositalmente com parte para fora do card, para que seja identificado visualmente de que app aquele card está relacionado. As imagens de fundo devem ser utilizadas apenas para transmitir informações que sejam coerentes com o contexto do card (ex: imagem do contato que lhe mandou uma mensagem).

 

Os cards devem manter o nível de detalhes o mais baixo possível, informações complementares que façam parte do contexto em que o card foi disparado, devem aparecer em uma página a parte à direita do card principal. Na maioria dos casos, um card de detalhes adicional é o suficiente.

 

Quando o usuário necessita de uma ação ao visualizar a informação do card, devem ser utilizados os botões de ação, que podem ser disponibilizados a direito do card. Os cards devem ser limitados a 3 botões de ação no máximo. Este botão, possui um formato circular com um ícone no meio e um texto pequeno abaixo do botão, em geral com palavras curtas e concisas.

 

Um recurso bem legal no wear são os contadores de ação(DelayedConfirmationView), são botões que disparam um contador para que seja executada uma determinada tarefa e depois exibem uma animação. Você pode cancelar o contador a qualquer momento clicando no botão.

Dispositivos

Existem vários dispositivos rodando Android Wear atualmente, os mais conhecidos são:

  • Moto 360, da Motorola.Moto 360
  • G Watch, da LG.

G Watch

  • Gear Live, da Samsung.

Gear Live

  • G Watch R, da LG.

G Watch R

  • SmartWatch 3, da Sony.

SmartWatch 3

  • ZenWatch, da Asus.

ASUS ZenWatch

 

Smartwatches e carros

Uma das aplicações mais legais que eu vi até agora foi de controle de automóveis exibida na CES 2015, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, pelas montadoras Audi e Hyundai, da uma olhada nos vídeos.

Audi:

Hyundai:

 

E como desenvolver para Android Wear?

Bem, esse primeiro post foi bem introdutório e geral apresentando sobre a plataforma desenvolvida pela Google,  para desenvolvimento em dispositivos vestíveis. A implementação e particularidades do desenvolvimento para essa nova plataforma virão nos próximos posts, onde vamos meter a mão na massa e mostrar a implementação de alguns desses componente citados aqui e de outros que forem surgindo ao longo das conversas.

É isso ai, abração galera, valeu! Até o próximo! 😉

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *