7ª edição da RubyConf Brasil, veja o que rolou.

Esse ano a RubyConf Brasil aconteceu nos dias 28 e 29 de Agosto em São Paulo no teatro Frei Caneca, e a galera do Guru-PA e Tá safo! estiveram por lá.

Guru-PA no RubyConf 2014@fidelisrafael,  @paulociecomp, @mateuslinhares@luizsanxes@caike e @geraldosequeira

Para quem não está por dentro o Guru-PA  é o grupo de usuários Ruby do nosso estado, lá você pode tirar dúvidas, criar eventos e se envolver em projetos livres mantidos pela comunidade como o Palestras Coletivas, BizuSafo, Tá Safo Trampos e o Zaqueu. Se você quer conhecer ou se envolver em projetos com tecnologias do ecossistema Ruby e Ruby On Rails  não pode deixar de se inscrever no grupo.

O evento é voltado para desenvolvedores que desejam conhecer ou se atualizar em tecnologias modernas como Ruby e Ruby on Rails, porém também entra na programação assuntos sobre Técnicas Ágeis, JavaScript, NoSQL, Segurança e muito mais. Sem falar que é um ótimo lugar para fazer networking, conhecer pessoas influentes na comunidade  e procurar novas oportunidades para a carreira.

   @luizsanxes, @hugobarauna@paulociecomp@geraldosequeira e @fnando

Esse foi o primeiro ano que fui e de longe foi um dos melhores eventos que participei, pude apreciar ótimas palestras, consegui botar em prática várias coisas que conheci ou já sabia que existia, porém havia um certo receio de usar. Não pude assistir todas as palestras pois estavam sendo realizadas simultaneamente, mas vou comentar brevemente sobre as quais eu participei e recomendo que você assista.

Fazendo mágica com ElasticSearch

pedro

O Pedro Franceschi é um cara muito novo, se apresentou na RubyConf de 2010 com apenas 14 anos de idade. Na RubyConf de 2014 falou sobre ElasticSearch, que é uma engine de busca, mostrou que efetuar as buscas diretamente no banco de dados nem sempre é a coisa mais legal a se fazer, quanto mais o sistema cresce mais lento fica o processo.

Eu já havia lido, e até utilizado minimamente as funcionalidades do ElasticSearch porem não sabia a quantidade de coisas legais que é possível fazer com ele e descobri com a palestra.

Truques que o Rails não te contou

carlos

O Carlos Silva faz parte do Rails Core Team,  nessa palestra ele deu dicas para que, nós desenvolvedores, não fiquemos reinventando a roda, ou seja, codificando funcionalidades que o Rails já traz e que são comumente usados em diferentes projetos.  Ele mostra vários exemplos legais e úteis.

 Meu processo de (re)arquitetura, do zero ao além!

lucas

O Lucas Martins contou o case da sua antiga empresa, explicando como  fez para reconstruir a arquitetura do software para se adequar à demanda e deixar sua manutenção sustentável. Uma boa reflexão sobre as estratégias que pensamos diariamente.

Convenção na criação e no deploy de aplicações Rails

eduardo

Eduardo Fiorezi mostrou algumas técnicas que são utilizadas na HE:labs que ajudam na velocidade do desenvolvimento e que, para eles, funcionam muito bem. A palestra é ótima para quem quer descobrir como criar projetos novos sem a “parte chata” de começar tudo do zero, com alguns comandos ele cria um projeto é já faz o primeiro deploy em menos de 15 minutos.

Achei bem legal para ajudar a escolher padrões e convenções que podem ser adotadas em nosso cotidiano, além de ser muito produtivo é ótimo para aumentar a produtividade de novos desenvolvedores que entram na equipe.

Rock-Solid Web APIs com Rails

souza

Um dos membros ativos do Guru-PA, carioca/paraense Carlos Souza (Caike) que atualmente trabalha na CodeSchool falou sobre a necessidade que projetos possuem de ter APIs, uma hora ou outra é bem provável que seu cliente lhe solicite serviços para integrações com dispositivos móveis, ou até mesmo tecnologias como Ember.js, Angular.js e Backbone.js. Ele deu excelentes dicas de como criar APIs robustas, falando sobre coisas que temos que ficar ligados, como Routes, Conneg, Auth, Version e Tests.

Muito Obrigado!

Não poderia terminar esse post e deixar de agradecer a todos os amigos paraenses que nos acolheram em São Paulo, em especial ao Angelo Assis e Rafaela Cavalcante que nos hospedaram com muita simpatia e hospitalidade em seu AP.

@VictorEspindola, @MileVirgolino,  @KaioValente@AngeloAssis,
@RafaelaCavalcante, @OlavoCastro@CamilaCastro, @Myller Sakaguchi,
@MarcellAlmeida e @AlexandreCardoso.

Obrigado a todos!

Anúncios

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s