Relatos

Como foi o CodeLab Introdução ao Android Studio

Galera marcando presença no CodeLab

Primeiramente, você sabe o que é um CodeLab? Nada mais é do que uma sessão de aprendizagem colaborativa onde um ou mais facilitadores ensinam passo-a-passo como realizar determinadas tarefas de programação. Dia 22 de Novembro às 14h aconteceu um CodeLab, no HUB 728, sobre como iniciar o desenvolvimento de aplicativos utilizando a nova IDE que a Google desenvolveu: Android Studio.

O CodeLab começou com uma apresentação introdutória sobre como era o desenvolvimento de apps em Android com o Android Development Tools (ADT), que era a principal IDE (baseada no Eclipse) mantida pela Google, porém a partir desse ano irá ser descontinuada. Em 2013, durante o Google IO daquele ano, o Android Studio foi anunciado mundialmente trazendo várias novidades para nós “droidevelopers”, dentre elas:

  • Infraestrutura baseada na IntelliJ IDEA, da JetBrains
  • Utilização do Gradle como novo sistema de build
  • Suporte melhorado para complementação e refatorações inteligentes de código
  • Suporte à geração de múltiplos APKs
  • Suporte a desenvolvimento de apps para múltiplos dispositivos, como Android Wear, Android TV, Android Auto, Google Glass
  • Suporte melhorado ao Lint para detectar possíveis problemas de performance, compatibilidade, layouts, etc
  • Editor de layout poderoso com suporte à edição de temas
20141122_141343
Início do CodeLab
20141122_151038
Apresentando o Android Studio

 A galera presente foi o diferencial. Ela foi bem participativa, perguntando, complementando e compartilhando as suas ideias e experiencias. Também tinha broca à vontade durante todo o CodeLab: salgados, doces, pudim, sucos, “refris” para dar um gás! 😉

20141122_150956
Galera não piscava! 🙂
20141122_135957
“Broca” do CodeLab
20141122_170747
Galera “brocando”!

Ao término da apresentação, foi iniciado a parte prática do CodeLab. Fui ensinando as boas práticas, facilidades e como o Android Studio aumenta muito nossa produtividade. A app criada foi um gerador de frases Keep and Calm simples, onde a pessoa informa o que deseja e logo pode compartilhar com seus amigos nas redes sociais, e-mail, etc. O código-fonte da app foi disponibilizado no GitHub da Comunidade Tá Safo! para que outras pessoas possam evoluir e colaborar no desenvolvimento desta app.

Tela Inicial
Tela Inicial
1417206855042_framed
Tela com o preview do Keep Calm gerado
Screenshot_2014-11-28-17-36-10_framed
Tela Sobre

Em nome da Comunidade Tá Safo! e GDG Belém gostaria de agradecer a todos que puderam divulgar e participar. Em especial ao nosso amigo Pigor, por disponibilizar o excelente espaço do HUB 728 para a realização do CodeLab. Esse foi apenas um “test-drive” e futuramente teremos mais!

Até a próxima! 😉

Um comentário

  • Marcelo Andrade

    Excelente dinâmica! E o aplicativo gerado foi muito show de bola! rs. Parabéns, Ramon e todos os envolvidos. Já no aguardo para os próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *