TáSafo em Ação

#tasafoemacao com Manoel Pimentel: Escalando a gestão ágil com SAFe

Galera,
 
Convidamos toda a Comunidade a estar presente em mais um #tasafoemacao com Manoel Pimentel:
Tema:ESCALANDO A GESTÃO ÁGIL COM SAFE (SCALED AGILE FRAMEWORK)“.
Data: 09 de outubro 2014
Hora: 19:00hs
Local: Auditório – CESUPA – Centro Universitário do Pará – Endereço: Av. Alcindo Cacela, nº 1523., Umarizal, Belém, Pará, Brasil
Garanta sua vaga fazendo sua inscrição no Palestras Coletivas:
Lotação: 100 pessoas.
Totalmente Gratuito.

 
Escalando a Gestão Ágil com SAFe(Scaled Agile Frameworks)
Ao longo dos anos, a adoção de métodos ágeis avançou de forma concreta dentro das organizações.  Cada vez mais as empresas estão usando Agile em mais times, mais projetos, mais produtos e, envolvendo diferentes áreas da organização.  Todo esse avanço gerou um importante amadurecimento na forma de adotar Ágil. Esse amadurecimento também é norteado pelo objetivo de fazer todo o ciclo de desenvolvimento ágil cada vez mais conectado com as visões e anseios estratégicos da organização.
 
Dessa forma, é importante entender que para fazer Agile rodar em grandes empresas, será preciso responder perguntas como:
  • Como rodar ágil em contextos envolvendo vários times (ágeis e não-ágeis)?
  • Como sincronizar o trabalho desses times?
  • Como coordenar o resultado do trabalho de times distribuídos geograficamente?
  • Como priorizar demandas em produtos robustos e dinâmicos?
  • Como ser ágil e estar em conformidade com modelos de governança?
Por todo esse cenário, é vital lançar um olhar além e estender o raio de soluções a serem combinadas para fazer uma adoção ágil em larga escala.  Para fazer uso dessa visão pragmática, é importante entender:  a essência do pensamento Lean, os princípios do Product Development Flow, como organizar de maneira ágil um programa organizacional e, como usar de maneira sincronizada e cadenciado os benefícios do Scrum e do XP (Extreme Programming). Para encapsular essa abordagem, uma solução que tem sido praticada por grandes empresas é o SAFe (Scaled Agile Framework(SAFe).  SAFe É um modelo baseado em Scrum, XP, Lean e muita experiência de campo, para a implementação de práticas ágeis em grande escala. Ele reconhece o que tipicamente tem funcionado bem no trabalho de times ágeis, na forma de fazer gestão de programa e na maneira ágil tratar um portifólio de demandas organizacionais.  
 
Essa palestra visa apresentar uma visão inicial dessas soluções, explicar como o SAFe organiza esse trabalho em grande escala e principalmente, promover um espaço para um rico debate sobre como usar essa visão para resolver problemas reais das organizações.
 
Palestrante:
Manoel Pimentel Medeiros – É Agile Coach/Trainer na Adaptworks Treinamentos e Presidente da Agile Alliance Brazil. Trabalha há mais de 18 anos na área de TI, onde possui uma profunda experiência em ajudar, como coach ou trainner, a transição/experimentação Ágil (Scrum, XP, FDD, Lean, SAFe) em grandes e complexas organizações (por exemplo: Sicoob, Bancoob, Stefanini, Oi, GVT, XP, Petrobras, ITA, Itaú, Localiza). Manoel é um dos pioneiros no movimento Ágil no Brasil. Ajudou na tradução oficial do Manifesto Ágil para o Português. É membro ativo da organização do Agile Brazil (inclusive sendo chairman da edição 2013).  Ele também é o fundador da Revisa e Blog Visão Ágil. Já escreveu para portais internacionais como InfoQ, AgileJournal, ScrumAlliance, AgileAlliance e revistas como SQL Magazine, JavaMagazine, Mundo J e outras.  Revisou e Escreveu o prefácio do Livro Agile Project Management (Editora AltaBooks) em Português e do Livro  Scrum – Gestão Ágil para Projetos de Sucesso (Editora Casa do Código). Também é um co-autores do livro Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software (Editora Bookman). É o mais ativo licensed trainer de Management 3.0 no Brasil, tendo inclusive, contribuído para formação e licenciamento de outros grandes facilitadores do cenário nacional. Também é detentor das certificações SPC (Scaled Agile Academy), CAC (Alpha Coach – WorthEthic), CSM, CSPO e  CSP (ScrumAlliance).

 

Nos vemos lá! 😉

Paraense da cidade de Abaetetuba, trabalha à mais de 17 anos na área de TI, atualmente é Squad Leader na Cruzeiro do Sul Educacional S/A | SysMap

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *