Agile Game com Natalie Volk

Grande amiga da comunidade, Natalie Volk estava de férias passando por nossa Belém e aproveitamos para convidá-la para realizarmos um #tasafoemacao, cujo convite foi aceito com muita alegria. Ela nos presenteou com uma “Dinâmica sobre dia o dia com ágil” inovadora chamada Agile Game que é feita como forma de imersão na ThoughtWorks para novos funcionários a fim de explicar como funciona o desenvolvimento em um ambiente ágil.

Esse game funciona assim: 2 equipes (5 – 7 pessoas) terão um desafio: construir uma solução para um cliente que quer realizar um grande sonho. São várias iterações mão na massa, onde no caminho irão enfrentar obstáculos, assim como em uma equipe ágil. Para entender melhor o fluxo desta dinâmica, confira este video. Cada iteração era dividida em cinco etapas:

1. Estimativa (4 minutos);

– Nesta etapa, o time junto com o cliente analisavam a complexidade das tarefas que seriam feitas durante a iteração, levando em consideração o valor de negócio (business value) e o nível de dificuldade (Fácil – Médio – Difícil).

2. Escolha das estórias (3 minutos);

-Aqui, o time juntamente com o cliente, selecionavam as estórias que tinham mais valor de negócio para o cliente durante a iteração.

3. Desenvolvimento  (4 minutos);

-Os times se auto-organizavam nesse momento e metiam a mão na massa, ou melhor dizendo, no lego para construir as tarefas que foram selecionadas na etapa anterior.

4. Apresentação  (4 minutos);

-Esse é o momento que o time apresentava ao cliente o que foi construído durante a iteração e o cliente avaliava se estava de acordo que ele queria.

5. Retrospectiva  (4 minutos);

-Na retrospectiva, o time se reavaliava discutindo os pontos positivos e negativos do que foi feito e o que precisava ser melhorado.

3

Natalie explicando a dinâmica

1

Natalie explicando as etapas da dinâmica

IMG-20131121-WA0007

O time metendo a “mão no lego”

equipe2

Time 2

IMG-20131121-WA0010

Retrospectiva geral da dinâmica

6

Projeto finalizado

8

Projeto 2 finalizado

Ao término houve um bate-papo com todas as equipes, onde cada um pode dar sua opinião à respeito da dinâmica explicando as experiências vividas durante o desenrolar do game. Agradecemos a disponibilidade da Natalie  Volk e do Felipe Iketani por terem auxiliado na dinâmica do game. A comunidade pretende realizar mais vezes esse tipo de atividade pois vimos como uma forma lúdica  pode ser bem aplicada no desenvolvimento de um projeto não só de software. Até a próxima!! SAFO!

Confira mais fotos na página da comunidade no Facebook .

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s