TáSafo em Ação

@tasafo no #AgileBR 2013

Dessa vez o destino era a capital do Brasil. Esta edição foi um marco em relação às anteriores pois bateu recorde: 1000 participantes, considerado por isso o maior evento sobre agilidade do Hemisfério Sul. Afinal, o tema central de cara era polêmico: agilidade no governo e em empresas públicas. E mais uma vez a Caravana do Tá Safo! estava lá marcando presença \o/

O primeiro dia começou com o credenciamento que era realizado por vários voluntários (camisa roxa), logo na entrada do Royal Tulip Brasília Hotel. Logo após, no auditório principal, nosso grande parceiro Manoel Pimentelchairmain do evento – agradece aos patrocinadores e participantes e anuncia o início do #AgileBR apresentando algumas estatísticas sobre o percentual de participação por Estado. Desde o primeiro dia, o evento proporcionou várias novidades, dentre elas o #BusãoÁgil, que exclusivamente realizava o trajeto de chegada e saída dos participantes do evento, saindo de vários pontos de referência da capital Federal #PadrãoFIFA!

Busão Ágil #PadrãoFIFA. Busão Ágil #PadrãoFIFA.

Local do evento: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. Local do evento: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada.

Voluntários realizando o credenciamento.

Quantidade recorde de inscritos no #AgileBR. Quantidade recorde de inscritos no #AgileBR.

Manoel Pimentel iniciando o evento.

Auditório Lotado!

Logo em seguida, Paulo Caroli (ThoughtWorks) – um dos organizadores do evento – entra em cena e apresenta o primeiro keynote internacional do evento: Patrick Kua (ThoughtWorks) – Agile: Unlocking our Human Potential, que falou um pouco de sua história como agilista e como chegou ao nível de excelência emponderando e liderando equipes ágeis.

PauloCarolli e Patrick Kua Paulo Caroli apresentando Patrick Kua.

Terminado o keynote, era hora do coffe-break, um dos momentos ideais para o networking, visita aos stands dos patrocinadores, reencontro de amigos, fazer novas amizades, explorar os ambientes do local do eventoDepois da pausa para o lanche, era hora de olhar para a grade do evento e escolher entre várias salas quais as palestras (com temas diversos) que iríamos assistir.

Membros da Comunidade reencontrando nossos amigos Luca Bastos e Manoel Pimentel.

20130627_115650 Tá Safo! com Ana Paula Machado, visitando o stand da ThoughtWorks.

Galera do Tá Safo! prestigiando o stand da AdaptWorks com nosso amigo AleXandre Magno! Galera do Tá Safo! prestigiando o stand da AdaptWorks com nosso amigo Alexandre

Magno! 20130628_084736 Membros das comunidades @tasafo e @agilePI.

Terminada a primeira parte do evento, chega o momento de escolhermos um local para almoçarmos e aproveitarmos mais uma vez para fazer networking, discutir novas ideias.

20130627_132819 Galera do @tasfafo no Almoço Ágil.

O segundo dia começou com mais um keynote internacional: Rebecca Parsons (ThoughtWorks / chair da Agile Alliance), que apresentou a palestra Poised for Change – Achieving Business Agility, mostrando claramente técnicas, dicas e passos sobre como conseguir agilidade de negócio em projetos.

Tá Safo! com Rebecca Parsons (chair da Agile Alliance) fazendo o joinha! 🙂

O terceiro e último dia de evento foi marcado pela empolgante e motivante palestra do Alexandre Gomes (SEA Tecnologia) – O limbo da demanda latente, que mostrou de maneira enfasiva que é possível mudarmos o Brasil, no embalo das manifestações, bem como a cultura de como desenvolvemos software no Governo e em empresas públicas. Ele mostrou cases de sucesso de iniciativas de projetos de transparência políticas em vários Estados, dentre eles o OpenCopa 2014, Deputados Analytics, desenvolvido exclusivamente por paraenses! Ao final, ele foi aplaudido de pé, merecidamente!

Alexandre Gomes iniciando sua empolgante palestra. Alexandre Gomes iniciando sua empolgante palestra.

Pela parte da tarde tivemos um representante da Comunidade palestrando mais uma vez! Paulo Igor, apresentou a palestra Buscando Agilidade sem Rótulos, onde bateu um papo sobre como podemos ser ágeis, sem necessariamente seguirmos dogmaticamente uma metodologia qualquer e, ao invés disso, devemos focar nos princípios e valores ágeis.

Paulo Igor iniciando sua apresentação. Paulo Igor iniciando sua apresentação.

Para fechar o evento com chave de ouro, a galera se dirigiu para o auditório principal para participar dos sorteios dos brindes dos patrocinadores e aguardar a tão esperada notícia: onde seria o próximo #AgileBR! E o lugar escolhido foi…Floripa, com Samuel Crescêncio (CIO da OnCast) como chairman! Esse foi um pouco de tudo que aconteceu no evento. A organização, os voluntários e todos envolvidos no #AgileBR2013 estão mais uma vez de parabéns por proporcionar um evento brasileiro de extrema excelência para a comunidade ágil! Vocês podem conferir mais do clima do evento na página do Agile Brazil no Facebook ou na página do Tá Safo! Ano que vem a Caravana Tá Safo! estará novamente no #AgileBR 2014 Floripa!

Tá Safo! em peso no evento (e ainda estava faltando gente!).

Nosso grande amigo Rildo Santos marcando presença no evento! Nosso grande amigo Rildo Santos marcando presença no evento!

20130626_172721 Olha só quem encontramos lá no #AgileBR: Mark Zuckerberg…só que não! É nosso grande

amigo Marcelio Leal 🙂 Reencontro de amigos. Momento bem descontraído.

Caravana Tá Safo!

Até a próxima! 😉

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *