TáSafo em Ação

Como se tornar um #tasafoemacao

A comunidade Tá safo! vem, ao longo dos anos, fomentando encontros e compartilhando conhecimento e experiências profissionais na comunidade de software regional e nacional. Tendo como preceitos os princípios e valores ágeis, o Tá safo! está realizando constantemente um trabalho de melhoria contínua, através de retrospectivas de suas ações, afim de melhorar cada vez mais suas atividades.

O Tá safo! é hoje uma comunidade conhecida no Brasil afora. E por isso ela está cada vez mais preocupada com a qualidade de suas ações. E apesar dela ser aberta, é preciso compreender bem sua filosofia. Então como colaborar com a comunidade e poder dizer que sou, realmente, um Tá safo em ação? Primeiramente, devemos compreender os objetivos da comunidade.

O Tá safo! é uma comunidade totalmente aberta para pessoas, não diferenciando credos, etnia, sexualidade. Não temos preferência por tecnologia ou metodologia. O que temos são pessoas com sua individualidade e preferências respeitados. Temos na comunidade em ação desde programadores, agilistas, não-agilistas, analistas de negócio ou gerentes.

A “diretriz primária” da comunidade é o desenvolvimento da região, através de encontros a fim de discutir práticas, tecnologias e maneiras melhores de desenvolver pessoas. Somos uma comunidade com foco em desenvolvimento de software mas acreditamos que as pessoas vêm em primeiro lugar. Entendendo isso, teremos base para criar “coisas” fantásticas.

A comunidade não possui um dono, temos lideranças que emergem. Assim, qualquer um pode tomar a liderança e organizar encontros, como palestras, coding-dojos, mesas redondas, ou mesmo um bate-papo em um bar ou lanchonete, mas claro, sempre respeitando os princípios e valores da comunidade.

Realizamos, contantemente, reuniões para melhoria contínua, tanto da comunidade como individual. Assim, podemos receber feedbacks sobre, por exemplo, postura em uma palestra, slides, tema e etc. Isso se chama pressão dos pares.

Sem dúvida, participar da comunidade é um grande avanço no desenvolvimento pessoal e profissional. Você colabora para o desenvolvimento da comunidade de software, e mostra o seu trabalho. Isso já abriu portas para muitos de nossos membros, que hoje são profissionais reconhecidos e que continuam atuantes na comunidade. “É dando que se recebe”.

Se você não gosta de palestrar, pode ajudar a organizar encontros ou simplesmente participar dos encontros, como colaborador ou mesmo só assistindo, postando em um blog, ou ajudando a divulgar. E o mais importante: você precisa fazer porque gosta. Isso já faz de você um #tasafoemacao.

Se estiver pronto para entrar em ação, fique de olho nas redes sociais do Tá safo! e em nossa lista de discussão para saber dos próximos encontros, ou provoque você mesmo o próximo encontro, você terá ajuda dos demais membros atuantes. Bata um papo com outros #tasafoemacao para conhecer melhor a comunidade. E não se esqueça, só falar não vale, tem que entrar em ação. Um #tasafoemacao conhece outro #tasafoemacao. ; )

Mais sobre o Tá Safo: http://tasafo.wordpress.com/sobre/

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *