Notícias

Tá Safo acionado judicialmente por uso indevido de marca

A comunidade Tá Safo foi acionada judicialmente neste final de semana por suposto uso indevido de marca.

Logos "polegar pra cima" do Tá Safo e botão 'Curtir'
“São flagrantes as semelhanças entre os dois símbolos”, afirma o texto do comunicado da ação judicial.

Em mensagem recebida pelo e-mail oficial da comunidade, o gerente de marcas e mídias digitais do Facebook do Brasil, Carl Henry James de Andrada, o logotipo do Tá Safo guarda “representação simbólica muito próxima” como botão “Curtir”, popularizado pela empresa e cujo desenho é “de propriedade intelectual registrada e inviolável”.  Ainda que a tipografia e a predominância de cores tenha sido modificada, “são flagrantes as semelhanças entre os dois símbolos”, o que é suficiente para enquadrar a comunidade Tá Safo por plágio e uso indevido de marca.

Pelo comunicado, a comunidade tem até trinta dias para retirar toda e qualquer menção ao símbolo “polegar pra cima” não apenas de seu logotipo mas de quaisquer slides de apresentações, camisetas, banners, papéis timbrados, baralhos de planning poker, canetas, capas de CD, canecas,  cartões de visita e/ou assemelhados, sob pena de pagamento de multa diária da US$1.000,00 de todos os integrantes ativos.

Na mesma mensagem, Carl afirma que a medida faz parte da política de controle de marca do Facebook.com, que se tornou mais severa depois que a empresa passou a ser alvo de batalhas judiciais sobre a propriedade do botão ‘Curtir’.

Para Fábio Aguiar, um dos integrantes mais antigos do grupo, a ação judicial não impacta nas atividades do grupo, mas não deixa de representar um problema.  “Pressão!”, definiu Fábio.

UPDATE: Luiz Sanches chegou nesta manhã à sede do Facebook.com, em Melo Park, Califórnia, onde vai tratar deste assunto diretamente com o próprio Mark Zukerberg, conforme vemos nesta foto abaixo.

Na verdade, é uma foto com Luiz Sanches e Marcélio Leal. :-)
Luiz Sanches e Mark Zuckerberg

11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *