Relatos

Rails Girls Belém

Ícones pixelizados de um coração e um erlenmeyer, com a inscrição 'Rails Girls'

Mais ou menos em Julho, começamos a entrar em contato com a organização internacional do evento e com isso conhecemos a Natalie Volk, que nos deu apoio e, com sua contribuição, fizemos chamadas para mais meninas participarem da organização.

A Natalie, a comunidade Tá Safo! e o time (organizadoras e coaches) foram fundamentais para que tomássemos mais iniciativa e rumo, porque sentíamos a responsabilidade de fazer um evento tão bom quanto os demais que acontecem em outros países e aqui no Brasil. Isso aumentava nosso comprometimento em fazer um evento que realmente trouxesse mais conhecimento e motivação para as meninas.

Com as reuniões, sempre vinham mais ideias e dessa maneira foi possível galgar verdadeiramente o acontecimento do evento. Tivemos treinamento com os coaches, o apoio e patrocínio de empresas que apostaram nesse evento e isso aumentou nossas expectativas ainda mais.

Depois que as inscrições começaram, vimos que o número de pessoas interessadas era muito grande em comparação ao que havíamos definido. Ficamos muito felizes com o interesse das meninas, até chegamos a cogitar um espaço maior, mas por ser o primeiro evento, optamos por não arriscar tanto. E desde o início, a comunidade Tá safo! foi a que mais apoiou, patrocinou e deu credibilidade a esse evento.

Time de organização e coaches

As inscrições estavam bombando e ainda tinha mais de uma semana para o evento acontecer, começamos a cogitar lugares maiores. Queríamos todas as meninas presentes. Decidimos fazer um grupo menor que realmente estivesse interessado. Acreditem, quase todas estavam interessadas! Recebemos inúmeros e-mails de meninas reclamando o motivo de não terem sido selecionadas. Ah, sem esquecer dos rapazes, muitos meninos queriam participar também! A organização do evento então deu os ponta-pés iniciais. Tudo estava arranjado e finalmente…

Nos dias 9 e 10 de Novembro, aconteceu a nossa 1ª edição pai d’égua do Rails Girls Belém (4ª versão no Brasil). Contando com a ajuda de várias pessoas e empresas patrocinadoras, conseguimos realizar esse evento maravilhoso e de grande notoriedade para a nossa comunidade de TI. Para quem não conhece, o Rails Girls é um evento internacional que já rodou o mundo, com um workshop gratuito de Ruby on Rails (RoR), tendo a finalidade de incentivar as mulheres da área ou não, que queiram se aventurar a conhecer essa plataforma open-source que vem ganhando seu espaço no mercado web.

Quase todo mundo da organização e coaches

Foram dois dias muito crazy de evento \o/. Para dar o pontapé inicial, no primeiro dia tivemos uma palestra super motivadora com a Lilian Dias, sócia da empresa OnHands!, falando sobre as mulheres no mercado de TI. Logo em seguida demos início às instalações nos computadores das participantes, o que nos permitiu interagir ainda mais com cada uma. Encerrando o dia, oferecemos um delicioso lanche para todos.

Lian Dias falando sobre mulheres no mercado de TI

No segundo dia, logo pela manhã, tivemos o credenciamento de todas as meninas, seguido de um ótimo café da manhã. Nesse momento já dava para sentir a vibe das meninas, ansiosas para o início das atividades. Alguns dos nossos patrocinadores também estiveram presente, demonstrando apoio ao evento, tais como o Marcelo Sá da Jambu Tecnologia e a empresa EBI. Já o Caike Souza, representando a Code School, nos enviou um vídeo bem legal, parabenizando a iniciativa e falando sobre o presente que eles dariam para todos os participantes do evento, acredito que todos adoraram, um mês de Code School 100% free \o/.

E quem ficou responsável por passar um pouco do conceito de Ruby on Rails para as meninas, foi o nosso queridinho Luiz Sanches, que faz parte da Comunidade Tá safo!, que para o pouco tempo que ele dispunha, fez isso com louvor! 🙂

[slideshare id=15113379&doc=rubyandrailsforwomens-121110061125-phpapp01]

Pronto. Todas as apresentações feitas e tudo devidamente encaminhado, era a hora de colocar a mão na massa, aliás, no código. Logo em seguida, cada coach montou seu time, com o objetivo de orientar as meninas para que conseguissem entregar sua primeira aplicação em RoR ao término do dia. Durante toda a dinâmica da atividade, foi notório o comprometimento dos nossos coaches com cada um do seu time. Não tinha problema que não pudesse ser resolvido, pois havia união e uma vontade muito grande de fazer acontecer. De certa forma, todos estávamos aprendendo e compartilhando o conhecimento juntos, isso foi fundamental para que tudo fluísse bem. No fim tudo deu muito certo, e as aplicações foram apresentadas, a sensação de dever cumprido ficou estampada nos seus rostos.

Os times trabalhando em suas aplicações

Fim de evento já viu como é…tristeza? Claro que não!!! Era a hora mais esperada do dia: o sorteio dos brindes. Sorteamos as camisas do Rails Girls Belém e os brindes enviados pela ThoughtWorks. Entretanto, o brinde oficial do evento foi que fez o maior sucesso: uns lindos chaveirinhos confeccionados pela Pegulxos Arte em feltro. Para fechar com chave de ouro, fomos para o After Drinks para confraternizar e comemorar o sucesso do evento.

After Drinks

Nesse evento tiveram momentos inesquecíveis! De fato quando nós pensamos em realizar o evento, não tínhamos ideia da proporção que ele tomaria. Foram mais de 90 inscrições, e sabendo do baixo número de meninas envolvidas em projetos e comunidades da área aqui em nossa região, isso acabou sendo uma agradável surpresa.

Nós queríamos ser notadas, fazer barulho mesmo, mostrar que temos mulheres capacitadas para o mercado de TI e com toda essa repercussão positiva, sabemos que nossa iniciativa com certeza vai abrir portas para que outros eventos como esse sejam realizados aqui.

Gostaríamos de deixar registrado nosso muito obrigado aos patrocinadores: Tá Safo!, EBI, Virtual Link, Rede de Informática, Code School e Jambu Tecnologia; apoiadores: ThoughtWorks e FabSoft do CESUPA; aos coaches pelo comprometimento e dedicação: Luiz Sanches, Paulo Moura, Adalberto Júnior, Joel Marques, Glendon Leitão, Geraldo Sequeira, Ângelo Assis, Vitor Martins, André Santos, Marcelo Andrade e Felipe Iketani (coach remoto); e as meninas que organizaram com tanta garra esse evento: Raquel Ohashi, Rafaella Cavalcante, Lourdilene Souza, Manuely Guedes, Elen Arantza e Clívia Lorena. Sem a ajuda e o incentivo de vocês nada disso seria possível. Que mais eventos assim possam acontecer na nossa região.

Os coaches

A repercussão desse evento foi realmente incrível. Jamais imaginaríamos que tantas meninas estão tão interessadas, faltando tão pouco pra que elas realmente mostrem o potencial delas. Desde sempre esse evento foi um aprendizado pra todos nós! Além de aprender Ruby on Rails com os coaches, aprendemos uma pequena porção de como organizar um evento! Obtivemos um resultado excelente, o comprometimento da equipe e dos patrocinadores foram excelentes e tivemos a realização de ver um público realmente satisfeito com o evento e com o aprendizado.

É muito gratificante você ter uma ideia e compartilhá-la. Então, outras pessoas olham para mesma ideia e trocam conhecimento, experiência, dúvidas e em seguida a desenvolvem juntamente com você e na hora de colocar em produção: o resultado é bem melhor do que o esperado! Você percebe que o trabalho em equipe funciona e que você pode fazer muitas coisas com pequenas ações  ( Small Acts ). O fruto do trabalho de cada um da equipe foi muito expressivo pela gratidão de cada menina que participou, pelo aprendizado que cada um teve e pelo sucesso do evento que esperamos que tenham outros eventos desse e sempre com o apoio incondicional do Tá Safo!

Mais um vez, agradecemos a todos os participantes, coaches, patrocinadores, apoiadores e equipe de organização. Um grande abraço e até o próximo Rails Girls Belém! 😉

As organizadoras

Como o evento iria acabar tão rápido, propomos continuar nossa conversa pelo Grupo de Usuários Ruby do Pará. Se você ainda não é e tem vontade de aprender mais sobre Ruby, entre lá e se apresente.

Texto de: Raquel Ohashi e Rafaella Cavalcante

7 Comentários

  • Brenda Maciel

    O evento foi maravilhoso e abriu várias opções que ainda estavam desconhecidas mesmo pra mim que sou tão envolvida com a área. Parabéns a todos os envolvidos, que venham outros eventos como este!

  • Marcelo F Andrade (@mfandrade)

    Surpreendente! Essa é a melhor palavra para descrever o I Rails Girls Belém.

    Lembro que logo quando ocorreu o Rails Girls POA, comentei com o Sanches via Twitter a loucura que seria trazer esse evento para cá, no rastro do que deveria ter sido o #tasafoemacao “Junto e Misturado“.

    E a ideia beirava a insanidade mesmo. Como fazer um evento voltado a mulheres de TI e programação em Rails num local em que a cena profissional de TI é dominada por nomes masculinos e sem um grupo forte de usuários Rails? Tudo agora coisa do passado. Renova-se uma grande e vibrante comunidade Ruby capitaneada por mulheres e homens muito “safos” em matéria de fazer acontecer. Tudo foi válido. E certamente tivemos um evento de primeira linha que superou as expectativas de muita gente. Sinceros parabéns a todos e todas!

    PS: Quem não foi, perdeu. Mas nos slides 23, 24 e 25 do Slideshare neste post pode-se ter uma palhinha de uma apresentação com o padrão “Sanxes” de qualidade! 😛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *