TáSafo em Ação

Caravana Tá Safo! no Agile Brazil 2012

Caravana Tá Safo! do #AgileBR 2012

De 03 a 07 de Setembro, aconteceu em São Paulo o Agile Brazil 2012, o maior evento sobre agilidade do Brasil. E mais uma vez a Caravana Tá Safo! marcou presença, dessa vez na Terra da Garoa \o/ E em nome da Comunidade, tentarei resumidamente descrever a sensação minha e de meus amigos de ter participado (pela primeira vez) desse evento. Vocês podem acompanhar também o post sobre a Caravana Tá Safo! no Agile Brazil 2010 e ver o que rolou. Bom, tudo começou assim…

No primeiro dia, assim que chegamos ao hotel Maksoud Plaza, as várias placas informativas nos guiava claramente para o local central onde estava acontecendo o  evento (que ocupou dois andares inteiros). Lá estava acontecendo o credenciamento dos participantes, que recebiam um kit contendo uma bolsa personalizada com a logo do evento, crachá, brindes dos patrocinadores e uma caneca (essa aí embaixo na imagem) minimalista para levar de lembrança. E cada vez mais pessoas iam chegando, vindas de toda a parte do Brasil e do Mundo.

Avião do Tá Safo! trazendo os membros para o evento! 🙂 Arte: Rafaella Cavalcante (Designer do Tá Safo!)

Caneca personalizada que vinha no kit de credenciamento.

Logo após, o evento inicia com Dairton Bassi (Coordenador Geral do evento) agradecendo aos patrocinadores, participantes presentes e dando algumas estatísticas empolgantes de que o número estimado no #AgileBR extrapolaria facilmente 1.000 pessoas. Daí, tem-se início o primeiro keynote (palestra principal) do dia: Neal Ford, diretor, arquiteto  e consultor da ThoughtWorks, com o tema “Abstractions Distractions”; falando sobre lições aprendidas, em relação aos problemas e soluções que enfrentamos na área de TI e como, às vezes, é difícil desapegarmos à cultura que adquirimos, o que é muito comum na maioria dos cenários de implantação de Agile que participamos. Vale aqui um parabéns à organização do evento em relação aos equipamentos de tradução simultânea que foram disponibilizados para aqueles que gostariam de acompanhar o evento em Português.

Estimativa da quantidade de participantes no evento.
Auditório lotado!
Fábio Figueiredo experimentando o equipamento de tradução simultânea.
Neal Ford, o primeiro keynote do evento.

Terminado o keynote, rolou o coffe-break reforçado para manter a galera alimentada até a hora do almoço. A galera ia aproveitando para ir interagindo de forma descontraída, estabelecendo o networking e se conhecendo. Esse ano, a Caravana Tá Safo! levou para o evento o Isopor de Ações. Ao invés desse isopor conter açaí ( se você ver uma pessoa com isopor pelos aeroportos do Brasil afora, pode ter certeza que é paraense! 🙂 ), ele continha virtualmente as iniciativas que surgiram na Comunidade, como o #tasafoemacao, #horaDoDesapego, #tasafoNaLata, #safaDojo, etc. Além disso, a galera “papa-xibé” trouxe brindes e camisas com a logo do Tá Safo! para distribuir nos networkings que ia fazendo durante todo o evento.

Isopor de Ações do Tá Safo! desenvolvido especialmente para o Agile Brazil 2012. Arte: Rafaella Cavalcante (Designer do Tá Safo!)
Adesivos que entregamos de brindes durante os networkings.

Após o coffe-break, aconteceram simultaneamente várias palestras, workshops (os “mão na massa”), fóruns, open spaces…sobre os mais variados assuntos, como Lean Startups, MVP, Kanban, Scrum, Team Building, cases de sucesso sobre implantação de agilidade, tanto para projetos de pequeno, médio e grande porte. Confesso que foi difícil escolher para ficar em um único local até o final! 🙂 Paralelamente, visitávamos os stands dos patrocinadores, assistíamos ao show de improviso que descontraía e animava o local, deixávamos feedback sobre o evento nos post-its, reencontrávamos alguns amigos paraenses espalhados por Sampa que estavam também participando do evento, enfim…aproveitava cada espaço e momento do evento.

Galera se movimentando para o coffe-break.
Open Space
Show de improviso que rolava durante o coffe-break, para entreter e descontrair o ambiente.
Alguns fóruns aconteciam no próprio stand dos patrocinadores.
Os participantes poderiam dar o feedback e sugerir melhorias.
Workshop sobre MVP com Daniel Wildt.
Teve até um Test Drive com Fábio “Pressão” Aguiar, sobre o curso de Story Mapping, pela AdaptWorks.

“Bateu a broca” (traduzindo do paraense: Deu fome!) e fomos almoçar. Tivemos a honra de almoçarmos com alguns membros da Comunidade @rioagile, dentre eles Rafael Nascimento – Team Coach / Scrum Master na Globo.com – e Celso Martins –  Líder Técnico na Accenture. Terminado o almoço, era hora de voltarmos para o hotel para a 2a parte do evento, que continuou com palestras, workshops, lightning talks, open spaces, networking, etc.

Almoço entre as Comunidades @tasafo e @rioagile

O segundo dia iniciou com James Shore, com a palestra: “Growing Into Fluency and Excelence”, que demonstrou durante seus 13 anos de experiência com equipes ágeis, como alcançou a fluência e excelência para tornar as equipes maduras em agilidade. Mais um dia de muito networking da Comunidade com os participantes, palestrantes, organizadores, etc. Improvisamos até um #standSafo para divulgarmos a Comunidade para a galera! 🙂

James Shore, o keynote do segundo dia.
Stand do @tasafo no #AgileBR 😛

O terceiro e último dia iniciou com o keynote especial Khawaja Shams, da NASA, que provou que agilidade já está evoluída o bastante para ser utilizado em projetos grandes e de missão crítica.

Khawaja Shams, keynote do terceiro dia.

Ao término do evento, teve um #rapHour, convidado gentilmente por Luca Bastos para dar uma palinha, que improvisou um Rap enquanto as pessoas iam se dirigindo para o auditório, onde aconteceria o encerramento. O pessoal ia chegando e já entrando na “vibe”!

Logo depois, Dairton Bassi agradeceu mais uma vez aos patrocinadores e aos participantes e anunciou o destino do #AgileBR 2013: Brasília, com organização principal de Manoel Pimentel, mano que sempre apóia o Tá Safo! E as cartas estão lançadas para que, em 2014, possamos sediar o evento em nosso Estado! Acreditem: o Tá Safo! é mais conhecido fora do Estado. Impressionante a quantidade de pessoas que reconheceram a Comunidade no evento e que pediram mais brindes e camisas! 😉

Gostaríamos de agradecer, especialmente a todos os que tornaram esse evento o sucesso que foi, principalmente à organização do evento, aos patrocinadores e aos voluntários. Também gostaríamos de agradecer por todo o networking que foi proporcionado com a Comunidade, citando alguns: Luca Bastos (Concrete Solutions), Sunil Mundra (ThoughtWorks), Teresa Maciel (UFRPE), James Shore, Manoel Pimentel (AdaptWorks), Heitor Horiz (Massimus), Alexandre Magno (AdaptWorks), Paulo Caroli (ThoughtWorks), Rafael Nascimento (Globo.com), Celso Martins (Accenture), Rildo Santos (eTecnologia)Cecília Fernandes (Caelum)Sarah Pimentel (Locaweb), Natalie Volk (ThoughtWorks), Michel Goldenberg (GoTo! Agile), Daniel Wildt (Trevisan Tecnologia), Klaus Wuestefeld (Objective Solutions) e os demais.

Aproveite para conferir mais fotos do evento na página do Facebook do Tá Safo! ou na página do Facebook do Agile Brazil.

Até o #AgileBR 2013! 😉

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *