TáSafo em Ação

Tá safo em ação – 2ª Edição Castanhal

É com muito prazer que o Tá safo! está escrevendo mais um post, pois este vai fechar com “chave de ouro” o ano de 2011 que foi um ano intenso de palestras com a comunidade muita ativa, calorosa e receptiva. Organizado, mais uma vez, pelos alunos e professores da Faculdade de Sistemas de Informação da UFPA Campus Castanhal, a 2ª Edição foi um sucesso com um público considerável, onde estampava no peito de diversas pessoas a vontade de fazer parte dessa comunidade, vestindo camisas que divulgavam o evento, isso nas vésperas do final de ano.

O dia foi cheio de verdadeiras “atrações” contando com um mix de palestras: Luiz Sanches, Paulo Moura, Ramon Rabello, Geraldo Sequeira e também houve a participação dos alunos nas sessões de palestras-relâmpago (Lightning Talks) com exceção do Erysson Barros que falaremos mais dele nos outros tópicos; na prática foi visto o Coding Dojo com desafios em Java e Aplicações Android, assim como a surpresa que os alunos fizeram para a Profª Yomara para o seu aniversário.

Para abrir o evento tivemos a Profª Yomara Pires e Fábio Aguiar que falaram um pouco do evento assim como a comunidade Tá safo!

Para começar o dia tivemos a palestra sobre o assunto: Agora é Android, Tá Safo? feita pelo #androidiano Ramon Rabello um cara que é muito #safo nesse assunto e ao longo dos tempos se tornando uma referência na região.

Sua palestra foi marcante pelo dueto com o seu “android falante”, onde narrava boa parte de sua apresentação com um sotaque robótico acredito que seja da “região da Adroidia”, muito legal mesmo pela sua criatividade, pois o mesmo fez a apresentação do que vem a ser o Android, passeando um pouco pela sua arquitetura, mostrando os principais componentes, base de dados utilizada, os serviços que rodam em paralelo, sua aceitação no mercado a nível mundial,  ferramentas utilizadas no desenvolvimento, assim como outros tópicos que levaram a criar uma aplicação que falava o texto digitado através do seu Smartphone.

@ramonrabello
“Android Falante”

Agora saindo um pouco da “região da Adroidia” vamos para um assunto que o nome lembra uma pedra muito preciosa que é o Ruby que foi apresentado pelo palestrante e “Caçador de Pedras” Luiz Sanches, onde a comunidade tem um grande carisma por essa figura que é sempre marcante nos eventos.

Para quem quer iniciar a programar com Ruby não poderia deixar de ver o tema Ruby – praticamente falando, pois foi mostrado tópicos importantes que apoiavam o desenvolvimento de software com essa “pedra preciosa” que é o Ruby dentre os tópicos que diga-se de passagem que foi muito bem esplanada, está incluso Conceitos, tipos de dados, variáveis, métodos, Classes e herança em geral essa “pedra” foi lapidada de tal forma que deu até vontade de sair programando.

Ruby – praticamente falando

Agora com o tema Extreme Programming (Programação Extrema ou XP) com o palestrante Paulo Moura, onde fez abordagem desde o conceito assim como tópicos como Programação em Par, Test Driven Development – TDD, Refactoring, Código Coletivo e dentre outros tópicos que com certeza se aplicado ao dia-a-dia, poderá trazer grandes benefícios para quem já está desenvolvendo e para quem está começando.

@paulociecomp
Extreme Programming

Dando andamento, foi a vez das palestras-relâmpago (Lightning Talks) começando com o tema Networking que foi apresentada pela aluna Daphne Hoher que é estudante de Sistemas de Informação, onde falou de assuntos importantes que passa despercebido pelas pessoas ao longo do ano o que impede de fazer um ótimo networking. Sua palestra abordou os tópicos: conceito, como fazer networking e dentre outras dicas.

@being_daph
Networking

Agora chegou a vez de falar de TV Digital com a aluna Aline Lima onde o seu trabalho tem o propósito de analisar por meio da técnica de simulação a transmissão de um aplicativo para SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital) gerada sobre a tecnologia de acesso WiMAX (World Interoperability for Microwave Access).

Tv Digital
Tv Digital

Tivemos também a participação do mais novo integrante da comunidade #tasafo, pois o Erysson Barros vem do mundo .NET, mas o tema abordado foi SCRUM em 10 minutos, onde teve a oportunidade de falar resumidamente o conceito, o processo como um todo, os papeis e dentre outros tópicos que ajudaram o entendimento para quem só tinha ouvido falar nesse assunto.

@erysson
Scrum em 10 minutos

Os alunos preparam uma surpresa para a Profª Yomara Pires, fazendo um programa em Java que desejava Feliz Aniversário. Confira logo abaixo a foto dessa turma que é muito animada.

Aniversário

Como ninguém é de ferro, tivemos que fazer uma pausa e saimos para comer uma carne de Sol que estava muuuuito boa por sinal e o pessoal até batizou a carne de um “brontossauro”, pois o pedaço que vinha era muito grande.

Almoço
Almoço com a comunidade #tasafo

Após o almoço, todo mundo com as baterias recarregadas. a turma arregaçou as mangas e foram para a prática com a sessão de Coding Dojo com desafios em Java e Aplicação em Android, onde respectivamente Ramon Rabello e Geraldo Sequeira ficaram a pronta disposição para poder compartilhar e ensinar na prática o Coding Dojo. Foi bem interessante ver as pessoas quebrando a barreira da timidez e colocando a mão na massa.

Coding  Dojo desafio - Aplicação em Android
Coding Dojo desafio – Aplicação em Android
Coding  Dojo desafio - Aplicação em Android
Coding Dojo desafio – Aplicação em Android
Coding  Dojo desafio - Java
Coding Dojo desafio – Java
Coding Dojo desafio - Java
Coding Dojo desafio – Java

dojoRetrospectiva do Coding Dojo de Java

Pessoal, pelo visto vocês puderam perceber que esse dia foi muito proveitoso, recheado de aprendizado e de atrações incluindo os palestrantes, alunos, professores, almoço, coding dojo, aniversário da Profª Yomara e sem contar as risadas que foram dadas ao longo do evento.

O Tá safo! agradece em primeiro lugar a Deus, à organização do evento incluindo os alunos da Faculdade de Sistemas de Informação da UFPA Campus Castanhal, aos professores Yomara Pires, Eduardo Guerra, Adailton Lima e demais presentes e a essa comunidade cheia de energias e digo mais energias positivas que dão ânimo para que nós consigamos seguir em frente, aguardamos por você no próximo #tasafoemacao.

Valeu comunidade por esté ano de 2011 #tá safo !
Valeu comunidade por este ano de 2011 Tá safo! #SouTasafoEmAcao

2 Comentários

  • Rodrigo Miranda @rchagas_

    Queria muito ter ido ao evento, fiz de tudo, atravessei do Marajó só pra ir à Castanhal, mas infelizmente não tive como comparecer, mas tenho certeza que foi muito bom! Um grande abraço pessoal, espero mais #TaSafoEmAção! Porque sei que é muito bom! Sucesso a todos nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *