Relatos

RubyConf Brasil 2011

O Tá safo! e Guru-pa na RubyConf 2011!

Nos dias 3 e 4 de novembro aconteceu a maior conferência Ruby da América Latina, em São Paulo. E sendo bem modesto, foi um excelente evento! Como presenciei este evento tanto como membro do guru-pa e da comunidade Tá safo!, nada mais justo que dar um resumão do que rolou aqui também!

Além de mim, @felipe_ik, estavam @pigodinho e @mateuslinhares marcando presença!

scaled.php-server=610&filename=4o4nwv.jpg&res=tw1
@pigodinho e @matheuslinhares com seu hang loose!
6323432224_b8bce58dba
@felipe_ik

Pra quem não percebeu, la na direita tem o símbolo do Guru-pa, a bandeira do Pará e quase invisível  twitters dos paraenses membros do Guru-pa presentes!

A viagem

São Paulo é realmente enorme e com uma população tipicamente heterogênea, com pessoas de todos os lugares do país e do mundo. Não era difícil encontrar gringos andando pelas ruas da cidade, nem em hotéis e albergues.

Eu fiquei em um albergue muito legal indicado por um amigo, a 20 minutos do Shopping Frei Caneca, local da RubyConf.

Cheguei na Gol Backpacker no dia 2, numa fria madrugada de 10 graus! Lá se hospedam vários estrangeiros, desde franceses, latino americanos e indianos. Foi muito legal sair pelos bares da Augusta com esse pessoal.

O evento

No outro dia começou a RubyConf e de cara deu pra ver a quantidade de participantes, aproximadamente 800! Legal é que ganhamos uma mochila e uma camisa de brinde.

A maioria das palestras foram feitas simultaneamente em 2 salas, mas todas podem agora ser assistidas neste site: http://www.eventials.com/rubyconfbr

Foi muito bom conhecer e ser conhecido por muita gente influente na comunidade Ruby! Muitas pessoas de outros Estados estavam lá e são muito acessíveis, inclusive na #horaextra, que é quando o pessoal sai para um bar depois dos eventos que participam.

Palestras

Não tenho como falar de todas as palestras, pois não pude assistir a todas, mas posso apontar as que considerei mais animadas e interessantes!

Começando pelas estrelas, temos Aaron Partterson, que é ao mesmo tempo um membro do Ruby Core Team e também do Rails Core Team. O cara é fenomenal no código além de muito divertido e bem, romântico! Não é a toa que seu Twitter é @tenderlove.

Ele falou duas vezes no evento e ambas foram fenomenais, inclusive a última de fechamento, onde trollou agressivamente o PHP (sorry folks!) criando uma forma de escrever PHP usando a máquina virtual do Ruby. Ele fez isso como um pedido de seu chefe e mostrou tudo funcionando instalando e rodando uma cópia do Word Press!

Então vimos a apresentação do José Valim, que é o maior ídolo dos brasileiros na comunidade Ruby on Rails, já que é membro do Rails Core Team e um excelente apresentador.

Sua palestra foi sobre seus aprendizados ainda mais profundos na linguagem Ruby, durante o desenvolvimento de sua própria linguagem de programação, o Elixir.

Como o @tenderlove e o @josevalim são muito amigos, não é difícil ver piadas entre os dois, uma clássica é eles mostrarem que se amam… bem romântico não?

Esta foto mostra a hora em que @josevalim afirmou que ama Ruby no jeito @tenderlove… supeito?

Passando para outras palestras, houve uma palestra sobre RESTfull com Hypermedia, do alemão Nick Sutterer que além de muito interessante, foi de mais engraçada! O cara é uma piada e aconselho todos a assistirem sua palestra gravada online.

Mas mudando de assunto! Ele é o criador de uma gem (plugin em Ruby, para os não íntimos) muito conhecida na comunidade, o Cells, que ajuda a criar código reusável e fácil de testar em nossas views! Foi muito legal tomar uma cerveja com um cara como ele.

Nick Sutterer

Tivemos também a do Konstantin Haase, outro alemão criador do Sinatra, um framework para se desenvolver aplicativos web como o Rails, mas confesso que não conheço muito.


Konstantin Haase & Nick Sutterer pro tasafo (vem mais oi’s pro tasafo por ae!)

Outros palestrantes se deram muito bem no palco, como Carlos Brando e Luis Gustavo, falando sobre suas experiências em criar uma forma de usar Ruby em máquinas de cartão de crédito. Para quem não sabe, o Carlos Brando tem um Podcast muito legal chamado grokpodcast.com, e aconselho a todos darem uma olhada!

Carlos Brando

Outro excelente palestrante foi Lucas Húngaro, falando sobre como utilizar “Princípios de SOLID com BDD”. Aconselho todos a assistirem essa palestra também! Vale a pena!

Nando Vieira também arrebentou no palco falando sobre o lado da view dos softwares, com a palestra “Rails Views: codificando sua interface como um profissional”, assim como Daniel Lopes também deu um show em “Código Melhor através de Design de Interface”.
No primeiro dia, além das palestras da programação, tivemos Lightning Talks de 5 minutos (ou foram 10)? O que aconteceu?

Bem, como alguns palestrantes terminaram em 30 minutos, sobrou bastante tempo para as Lightning Talks! Tanto tempo, que o organizador do evento Fábio Akita teve que enrolar bastante até a chegada do comediante Danillo Gentili aparecer para dar um espetáculo de risos! Nossa, como ele curtiu com a cara dos programadores! hehehe não posso contar detalhes por ter muitas palavras imundas em sua descrição.

@AkitaOnRails & @tapajos no #horaextra
De qualquer forma, as palestras foram gravadas e estão disponíveis em http://www.eventials.com/rubyconfbr ! Não deixem de dar uma olhada e curtir bastante!

Acredito que o que eu disse foram os highlights de tudo o que aconteceu, não esqueçam de conhecer a comundiade @guru_pa em http://guru-pa.blogspot.com e http://groups.google.com/group/guru-pa e para encerrar quero mostrar mais uns “pequenos alôs” pra comunidade tasafo!


@josevalim dando mais um oi pro tasafo!

@tenderlove: “hi tasafô!” … quase sai um portuglês!

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *