TáSafo em Ação

Como foi o #tasafoemacao com palestras-relâmpago na Saraiva?

Casa cheia no #tasafoemacao da Saraiva Mega Store 🙂

Aconteceu quinta-feira passada, 06/10, na Saraiva Mega Store do Shopping Boulevard Belém, o II Tá Safo em Ação Talks, evento apenas com palestras-relâmpago (do inglês Lightining Talks), com até 10 minutos de duração e com tema livre. O conjunto de palestras foi sugerido e votado durante quase 2 meses pelos próprios membros da comunidade e público em geral no Call4Paperz.

A comunidade está de parabéns pela movimentação através do #call4paperz

Nos primeiros 10 minutos da noite, Fábio Aguiar falou de maneira geral sobre User Story Mapping, uma técnica de mapeamento de estórias de usuários para planejamento de release, levando mais valor de negócio para as estórias através desse novo jeito de priorizar o product backlog.  Aldrin Leal falou um pouco sobre o impacto da menstruação da Baleia Azul na coloração do Mar Vermelho os desafios de administração do @belemtransito.  A seguir, Luiz Sanches apresentou um tutorial mão-na-massa de controle de versão com GIT. Frederico Blanco ainda resumiu os conceitos de Design Thinking.  E Fernanda Melina compartilhou suas impressões de boas práticas sobre como lidar com requisitos em equipes ágeis.

Fabio Aguiar mandando ver com as User Stories Mapping.
Aldrin Leal falando sobre a arquitetura e desafios de administração do @belemtransito.
Luiz Sanches aGITando 🙂
Frederico Blanco falando sobre Design Thinking.
Fernanda falando sobre boas práticas com requisitos ágeis.

O moderno (e para alguns, controverso) ponto de vista sobre a relação trabalho e tempo livre foi apresentado por Ramon Rabello com “O Ócio Criativo”.  Eriko Veríssimo também apresentou os benefícios da disciplina de Scrum em nível pessoal: o Scrum Solo.  Quem não esteve presente perdeu um excelente insight apresentado por Paulo Moura relacionando o que software e as pinturas de Pablo Picasso têm em comum.  E ainda teve Marcelo Andrade mostrando na prática a essência do desenvolvimento rápido para web com o framework CakePHP.

Ramon Rabello ao término de sua apresentação, fazendo o símbolo do Tá Safo! 🙂
Eriko explicando sobre Scrum Solo.

Por fim, ainda houve colegas da plateia para falar de improviso.  Adalberto Silva mostrou novamente sua palestra evidenciando os valores e princípios de equipes de sucesso no contexto do Futebol Americano.  E fechando a noite, Felipe Iketani deu seu recado divulgando as atividades do crescente Grupo de Usuários Ruby do Pará, GURU-PA.

Adalberto falando sobre a relação de equipes 2.0 e futebol americano.
Felipe incentivando a galera para participar de comunidades sobre Ruby.

Neste evento, o Tá Safo em Ação especial Lightning Talks consolida-se com seu formato de eventos rápidos, diversificados, abertos e descontraídos e com muita informação de qualidade.  O próximo já está marcado para acontecer na tarde durante o Agile Tour Belém 2011.  Prepare-se ou prestigie desde já!

UPDATE: O Cesupa convidou a todos do grupo para uma nova edição do #tasafoemaçãoTalks, no dia 26 deste mês no campus José Malcher.  Estão todos convidados!

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *