TáSafo em Ação

Em ação, ao vivo e se mexendo

Na noite de quinta-feira, às 19h00 na Gimp Network, bairro do Reduto em Belém, aconteceu um evento inédito do Tá Safo.  Foi o 1º #tasafoemacao especial só Lightning Talks.

O desafio de se ater ao máximo de 10 minutos para falar de algum assunto de seu interesse foi bem aceito pelo grupo, o que fez com que o evento transcorresse num excelente clima de muito alto astral e descontração.

Diversas mensagens de membros do grupo incentivando uns aos outros no Twitter

Além disso, este foi o primeiro evento da comunidade transmitido ao vivo na Internet via Twitcam.  Sem dúvida, um marco para o grupo!

O primeiro a tomar a palavra foi Wagner Farias, que mostrou a criação de formulários com uma pequena aplicação 3 camadas em Java para desktop com o framework JGenesis.  No mesmo estilo “mão na massa”, em seguida foi a vez do Adriano Ohana mostrar suas habilidades em cima da JVM com a linguagem Grails.

Logo após, Adalberto Júnior compartilhou uma interessante visão de mundo ao exemplificar as habilidades necessárias para se trabalhar em equipe com analogias no contexto do Futebol Americano (por sinal, ficamos sabendo um pouco mais sobre as equipes de Futebol Americano de Belém!!!). Depois foi a vez de Geraldo Sequeira, que se prepara para a certificação Java Certified Programmer, falar sobre os tópicos e as novidades desta prova de certificação.

Eriko Veríssimo apresentou com muita objetividade um interessante relato de sua experiência com Scrum Solo.  Assunto de certa forma complementado na sequência por Marcelo Andrade que tentou apresentar um pouco da metodologia GTDtm, para organização pessoal, utilizando mapas mentais.  Apesar disso, foi a 1ª apresentação a estourar o timebox dos 10min 😛

Fechando a noite, Fábio Aguiar fez uma divertida apresentação identificando os diversos tipos de personagens que se podem encontrar em equipes que implementam métodos ágeis.  Por fim, foi a vez de Luiz Sanches apresentou “JPHPyhonRails“, falando, com muito bom humor, sobre a importância de certas características interpessoais no aprimoramento profissional hoje em dia.

Por fim, Fábio, Sanches e Ramon recapitularam um breve histórico da comunidade e ainda relembraram um pouco da experiências do grupo no último Agile Brazil.

Miniaturas de várias fotos do evento

Não deixe de conferir as fotos do evento aqui. Até a próxima!

PS: Não perca!  Terça-feira tem #tasafoemação com palestra online“Da essência à necessidade”, com Paulo Igor via Stoodos.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *