Relatos

Tá Safo no AgileBrazil 2011

Este ano foi em Fortaleza, no Ceará.  Cidade de clima quente e povo acolhedor, a bela capital cearense foi o lugar perfeito para receber, no período de 27 de junho a 1. de julho, a edição 2011 do maior evento de agilidade nacional: o AgileBrazil.

De roupa nova, o Tá Safo deu um jeito de marcar presença.  Com uma “megacaravana” recorde de 9 pessoas \o/ (sem contar a galera da UFPA que encontramos por lá!), demos literariedade à metáfora da vuvuzela e saímos de várias partes do país para fazer barulho na terra alheia e participar dessa grande festa da comunidade agilista brasileira.

(Veja algumas fotos em nosso Flickr!)

Durante os três intensos dias de palestras, Anderson Silveira, Fábio Aguiar, Júlio Oliveira, Luiz Sanches, Marcelo Andrade, Marcos Venícius, Mauro Folha, Michele Prieto e Paulo Igor (sem esquecer do Manoel Pimentel na organização) estiveram em ação para as palestras de alto nível, compartilhar experiências e interagir com uma vulca de gente que do mundo ágil de todo o Brasil (e até de fora).

Pela grandiosidade do evento, fica até difícil descrever tudo o que rolou.  Valeu a pena rever a turma do #horaextra, os amigos de outros carnavais, como o Alê Gomes, o Renato Willi, o Luiz Parzianello, e conhecer pessoalmente o “mestre” Luca Bastos, o Cristiano Milfont, o Igo Coelho, o Fernando Ostanelli, a Ceci Fernandes…

Putz, certamente muita gente ficou de fora…  Então fica o convite pra você que esteve por lá ou acompanhou via Twitter, relate aí nos comentários suas impressões ou o que você mais curtiu do AgileBrazil 2011.

Ah, e no ano que vem, alguma coisa acontecerá nos nossos corações quando tornamos a nos encontrar em Sampa!  Até lá!

14 Comentários

  • Breno Campos

    Só “desconcordo” um pouco do acolhedor. Muito dos lugares que eu fui, as pessoas me olhavam como se eu fosse um alienigena, quando eu dava bom dia. Haha.
    Mas foi muito proveitoso o evento. Quem não foi, perdeu uma grande oportunidade de ver como anda o cenário ágil no Brasil.
    Agora é aguardar o Agile 2012.
    E a galera da UFPa tava em peso no CSM, hehe. Eu e mais 3 amigos fizemos.
    Aliás, quero outro adesivo do tasafo. O que eu ganhei botei no notebook, mas é muito pequeno.

  • Alexandre Cardoso

    Parabéns a todos do Tá Safo pelo movimento e agitação. De fato, o “mestre” Luca Bastos é uma literatura ambulante. Grande figura e referência. Tenho o prazer de trabalhar com ele aqui em SP. O mestre, inclusive, achou incrível e muito influente o trabalho da comunidade, em Belém do Pará! Abraços

  • Diego Lisbôa

    Tbm fazia parte da caravana do pessoal da UFPA e para mim o evento foi muito proveitoso.

    As palestras estavam em altissimo nivel e foi muito bom fazer network com pessoas com “pensamento ágil” do Brasil afora, sem falar do contato que tivemos com o pessoal do Tá Safo que foi nota 1000.

    Agora o desejo que fica é de atuar cada vez mais na comunidade para ajudar a divulgar as melhores práticas ágeis em nossa região.

  • Ramon Rabello

    Primeiramente, parabéns à comunidade. Indo em eventos dessa magnitude que percebemos o quanto nossa comunidade “faz barulho” lá fora. Não pude ir esse ano, mas fiquei acompanhando pelo Twitter. Nossa! Era todo mundo tuitando ao mesmo tempo o/

    Também gostaria de dar a boas vindas ao Alexandre Cardoso. Tenho certeza que a comunidade só tem a crescer com você! 🙂

    Abraços galera e sucesso! É isso aí!

  • Jaime Schettini

    Valeu, galera! A festa lá deve ter sido grande mesmo. Eu não fui, mas o pessoal aqui da OnCast que foi, voltou falando da agitação do pessoal do TáSafo.
    Também dou as minhas boas-vindas aos novos integrantes e àqueles que estão começando a entrar em ação.
    Abraços.

  • Paulo Igor

    O Agile Brazil nesse ano foi sensacional…o Tá Safo estava em peso e marcou presença, muitos comentavam e perguntavam que eram esses loucos. O mais legal foi a representatividade da nossa comunidade no evento e o nome Tá Safo ecoando cada vez mais nos grandes eventos pelo Brasil…

    Parabéns mais uma vez pela movimentação da comunidade, tenho orgulho de fazer parte!

    Abraçøs,

  • fabyogr

    O Agile Brazil foi totalmente PaiD’egua, principalmente pq podemos fazer algo que é difícil hoje em Belém, juntar todos os #tasafoemacao, pois sempre estamos perdendo membros localmente na nossa região.
    Como falei ontem no twitter, conhecemos muita gente, que só conhecemos pelo twitter. E começou com o @IgoCoelho (da comunidade local de Fortaleza), que qdo eu twittei que estava saindo de Belém, na mesma hora o Igo twittou colocando-se a disposição para nos buscar no aeroporto. Igo fica aqui nosso agradecimento por todo o apoio e estamos te devendo uns litros de açaí… 🙂
    Ao chegarmos no hotel conhecemos o @smergulhao e fomos almoçar, foi muito legal, pois trocamos várias experiência sobre comunidade, visto que o Mergulhão movimenta várias comunidade no Rio, inclusive o movimento mas famoso é o HoraExtra. Na recepção conhecemos tmb o @hroriz que movimenta a comunidade ScrumAmazonia e já conversamos sobre várias parcerias com o pessoal de Manaus.
    Finalmente conhecemos o @ostanelli, foi a pessoa que mas conversei no Agile Brazil, foi muito bom, o Ostanelli é da Ci&T, foi o responsável pela contratação no Paulo Igor, Anderson e Samuel no AgileBrazil 2010 e desde daí passou a apoiar a comunidade TáSafo, nos convidou para um Happy Hour (Ci&T e TáSafo), foi muito legal, creio que ainda teremos muita coisa boa para a comunidade com essa parceria, aguardem…
    Juntamo-nos ao membro mais em ação e de nível nacional do TáSafo, grande amigo @manoelp, temos que registrar, creio que o Manoel é um dos paraense que mas leva no peio o nome da nossa comunidade, sou testemunha, e vi várias vezes os olhos dele brilhar falando do TáSafo no evento, e claro, palestrou com a camisa ÉGUA do #tasafoemacao.
    Outro que também palestrou com a camisa ÉGUA do #tasafoemacao, que sempre tem apoiado a nossa comunidade é o @AleGomes, com certeza isso nos alegra de vermos pessoas que não é da nossa região é que veste a camisa do TáSafo.
    Vale registrar também, que o professor/tasafoemacao Marcos Venicios, foi o único professor de tecnologia da nossa região no evento, ou seja, professor 2.0 e que sempre apoia a comunidade, e muita das vezes no escuro, vejam uma resposta dele ao lhe pedir um apoio – “Tô dentro e sem saber claramente o que vai ser” 🙂
    Conhecemos o patrão do Jaime, @screscencio da OnCast, que sempre nos apoio (A OnCast foi patrocinador Ouro no evento Maré em Belém em 2009). Valeu Samuel 🙂
    O @rafaelpri nos recebeu e pediu uma camisa do ÉGUA (já estava reservada), e essa galera que já participou de um #tasafoemacao.
    Chegamos a conversar com o @lcparzianello sobre as experiências de tocar um Dojo de Requisitos.
    É complicado tentar relatar o que vivemos nesses dias de AgileBr, com certeza podemos nos esquecer de vários momentos bons. Creio que os outros companheiros tiveram outros contatos também. O mais legal é vermos como muitas pessoas de outras comunidades se identificam e gostam do TáSafo!

  • Anderson Silveira

    Sem duvida nenhuma é uma forma de se aumentar network e fazer até quem sabe grandes amigos como foi o caso do Ostanelli com a comunidade. Bem…o que posso dizer do tasafo:
    So o fato de ver a animação da galera em marcar presença já faz muita diferença, e tenho certeza que cada vez mais o norte vai ser berço de profissionais 2.0. Gostei muito de reve-los meus amigos, curtir, beber e rir muito

    “Não to entendendo! Não to entendendo! Ei! Não to entendendo! ”

    Ala Sanches

    kkkkkkkkkkkkk

    Abraço a todos e até a proxima.

  • mfandrade

    Realmente acho que além das palestras de alto nível, o mais legal mesmo desses eventos é a interação entre o público no coffee break e nos intervalos.

    Como eram tantas trilhas ocorrendo ao mesmo tempo, muitas vezes tivemos de escolher de alguma forma entre duas ou três palestras muito boas que ocorriam simultaneamente. Fica difícil fazer um apanhado geral… No entanto, do que eu participei, há quatro momentos que eu destacaria…
    1) A palestra do Kenji Hiranabe sobre Lean e o modelo Toyota de produção. Um vídeo sensacional com um relato de implantação. Deve ter pelo YouTube.
    2) A palestra do Luca Bastos sobre como formar um bom programador. Lotou totalmente o auditório que não tinha mais lugar para entrar. Quase eu perco. Quase 50 anos de experiência em programação (muito legal ver ele relatar um monte de coisa que já rolou em informática com um “Meninos, eu vi!”). Show de bola é ouvir o cara, mas quem quiser, os slides estão disponíveis em http://www.slideshare.net/lucabastos/agile-br2011-lucabastosprog10x
    3) Outra que podia destacar foi a do Barciella e do Lucas sobre escrita de código legível com a linguagem Scala. Para os “escritores de código” não teve nada melhor. Sem contar que ainda tinha rolado coding dojo na linguagem no stand da ThoughtWorks mais cedo. Muito bom mesmo!
    4) Lightning Talks diversos. Assistir a pelo menos duas sessões. Um monte de (mini)palestras curtas, rápidas, objetivas, focadas… não vou citar ninguém para não cometer injustiças, mas todas valeram a pena.

    Ufa, acho que é isso!

  • Fernando Ostanelli

    Amigos do Tá Safo!

    Primeiramente, gostaria de registrar minha satisfação em tê-los conhecido pessoalmente e dizer que fico de verdade emocionado pelas referências que me fazem de ‘amigo’. É uma honra! e tenham a certeza de que é recíproco!

    Minhas impressões sobre o evento são as melhores possíveis. Aprendi muito, como sempre mas certamente, uma das coisas que mais me marcaram foi conhecer essa comunidade de perto.
    Fico cada vez mais impressionado com a mobilização de vocês e posso afirmar-lhes: vocês estão construindo algo muito especial, de muito potencial !!

    Tenho a certeza de que vocês estão contribuindo e muito para escrever um capítulo importante na história da Ti Brasileira, sobre os caminhos de integração da comunidade com a indústria.

    Fantástico…. ou melhor dizendo: *éééégua!

    Espero poder reve-los em breve.

    Um grande abraço,

    VQV! *

    Ostanelli

    PS:
    * VQV é muito utilizado pela galera aqui na Ci&T e quer dizer “Vamo Que Vamo !” . Talvez com a entonação correta possa até ser usado no lugar de um dos muitos tipos de “égua” 🙂

  • Michele Prieto

    Caramba!! Já se passou uma semana do evento. #Recomendo porque considero uma grande oportunidade para reencontrar e fazer novos amigos, conhecer um pouco mais sobre agilidade, trocas ideias. Sem falar que foi muito legal participar do evento com essa galera show de bola da comunidade.
    Muitas ideias surgiram durante o evento para o Tá Safo. Podem contar comigo para ajudar.

    Relatei minha experiência no evento, em meu blog – quem quiser dar uma espiada, fiquem à vontade! =)

    Até a próxima, pessoal!

  • Luiz Sanches

    O Fábio falou bastante do que vivi também nesse evento. Confesso que fiquei catita de palestras este ano, pois foi o 1º evento nacional de agilidade que participei. Fora que fiz uma coisa totalmente inédita em eventos, pegar onda de manhã cedinho. Valeu Mauro Folha, foi muito Firme!

    Conheci também alguém que representa bem o espírito de um bom profissional e excelente pessoa, o Luca Bastos!

    Fortaleza está de parabéns e é sempre bom conhecer mais pessoas com o mesmo pensamento que o seu. E a caravana do Tá safo!? Foi só sucesso participar dela 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *