TáSafo em Ação

Como foi o 1º #tasafoemacao na Livraria Saraiva

Foto da plateia com o logo da Saraiva em destaque

Na última quarta-feira, 31 de março, ocorreu o 1º evento #tasafoemacao, fruto da parceria do grupo Tá Safo e Livraria Saraiva, no Shopping Boulevard em Belém.

Com capacidade para cerca de 50 pessoas, o público lotou o agradável Espaço Benedito Nunes da livraria a partir das 19h30 para assistir à palestra “Kanban para Desenvolvimento de Software”, proferida pelo consultor em tecnologia, Rildo Santos.

Expectativa
“A expectativa para este evento era muito grande, até por ser o primeiro da parceria com a Saraiva e num local novo e talvez até inusitado como dentro do Shopping, então a gente não sabia muito o que ia acontecer” — falou Fábio Aguiar, um dos membros da comunidade que estava em ação no dia da palestra.

Apesar de já ter experiência com a realização de grandes eventos, com duração de vários dias, com extensa grade de palestrantes e grande infraestrutura (como o Maré de Agilidade Belém), segundo o grupo Tá safo!, este formato de eventos menores, bastante diversificados e frequentes (chamados de eventos #tasafoemacao) tem caído no gosto da público local de tecnologia.

Palestra
Na palestra “Kanban para Desenvolvimento de Software”, Rildo Santos apresentou vários conceitos sobre o chamado movimento ágil, um modelo de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software que visa objetividade, valorizando a comunicação e os relacionamentos interpessoais na equipe de trabalho.

Num clima bem leve e descontraído, Rildo abordou as origens do movimento ágil, em especial as influências do Sistema Toyota de Produção e o desenvolvimento Lean, que visa reduzir o desperdício e minimizar o retrabalho em particular na condução de projetos de software.  Rildo ainda apontou a técnica Kanban como mecanismo de comunicação e forma de combate à sobrecarga de trabalho com aumento da produtividade e até melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.  (Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o minibook “Kanban e Scrum, obtendo o melhor de ambos“).

Realmente devemos agradecimentos. Ao Rildo Santos, pelo apoio à comunidade (aliás, justiça seja feita, o cara veio de curso cansativo nos dois dias, manhã e tarde, almoçando pela rua, certamente bastante cansado e querendo ir pra casa, mas ainda teve a disponibilidade de ministrar uma palestra de altíssimo nível, leve e muito bem humorada!)

Parceria
Ao final da palestra, por oferecimento do grupo Tá Safo e Livraria Saraiva, ainda foram sorteados entre os presentes, os livros “O Monge e o Executivo” e “Os Segredos da Mente Milionária”.

Foto dos livros Qual você quer?

No geral, a avaliação do evento foi muito positiva!  O evento da última quarta-feira já desponta como um marco para o grupo Tá Safo, às vésperas de celebrar 4 anos de história e 1 ano do formato de eventos #tasafoemacao em abril.

Plateia fazendo polegar pra cima Quem gostou faz polegar pra cima!

A comunidade Tá safo! agradece a Livraria Saraiva por mais esta parceria de sucesso!  Até os próximos eventos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *