Relatos

Retrospectiva Tá Safo 2010

Chegou a hora de mais uma retrospectiva Tá Safo! Assim como no ano passado, vamos levantar os pontos positivos e negativos relacionados a qualquer assunto que o grupo Tá Safo tenha abordado em 2010 (ou deixado de abordar). A diferença é que agora vocês deverão colocar as suas opiniões nos comentários deste post.

Mas primeiro vamos relembrar o que aconteceu este ano, começando pelos…

Posts

Neste ano tivemos poucos posts técnicos, a maioria foi do tipo “chamada de evento” e “como foi o evento”. Em compensação, conseguimos atingir um objetivo levantado na retrospectiva do ano passado, que era ter mais…

Eventos

Nesse aspecto nós conseguimos muitas estrelinhas de mérito, pois foram 17 eventos no total. Foram 3 os eventos em que o pessoal viajou de Belém: AgileBrazil, OxenteRails e AgileTour. E como prega a tradição, quem foi a esses eventos divulgou o TáSafo, distribuindo brindes e fazendo networking, sempre registrando tudo com muitas fotos. A caravana Tá Safo já é bem conhecida Brasil a fora, e com certeza só quem foi pode dizer como essas viagens são inesquecíveis.

Os outros 14 eventos foram realizados por nós. Para quem (ainda) não conhece, eis que vos apresento o mais conhecido e disputado evento da região Norte, o…

TáSafo em Ação (ou #tasafoemacao)

Em abril tivemos o primeiro evento desta série que bateu recordes no Twitter. Ah, só para citar, o Twitter do @tasafo também foi criado este ano e foi uma grande ferramenta de divulgação do grupo. Hoje com quase 450 seguidores, foi responsável por uma muvuca no Twitter. Durante os eventos a galera tuitou muuuuuuuuuuito, e quem esteve de fora pode acompanhar o que estava acontecendo em tempo real em cada evento, com fotos e tudo! Aliás, o #tasafoemacao de Castanhal foi todo filmado. Em breve colocaremos alguns vídeos no ar.

Com a marca #tasafoemacao, visitamos várias instituições do Pará. Fomos no Cesupa, Iesam, Ufpa (Belém e Castanhal), Feapa e Eetepa. Já tivemos contatos de pessoas querendo levar o evento para Marabá e Macapá.

Outro objetivo era trazer mais palestrantes de fora. Também usando a marca #tasafoemacao, trouxemos alguns caras de peso, como Rildo Santos,  Fabiano Milani, Alexandre Porcelli e Rafael Prikladnicki, além dos paraenses que estão morando fora Caike Souza e Mateus Linhares. Tudo isso de graça. A fórmula é a seguinte: o #tasafoemacao está tão famoso que várias pessoas de fora se oferecem para palestrar nele, e quando elas vem para cá, seja a passeio ou para dar algum curso, aproveitamos a oportunidade para realizar o evento. E quando alguém não se convida, nós convidamos : )

Assim, com a cooperação entre palestrantes, universidades e comunidade, o evento fica de graça. Lançamos até a campanha “Foi ao Pará, parou; bebeu açaí, ficou no #tasafoemacao”. Muito obrigado às pessoas que fazem isso acontecer.

Com toda essa fama, muitas pessoas que chamamos de “tásafos-em-ação” ganharam notoriedade e acabaram conquistando empregos fora de Belém, criando um movimento migratório que culminou em…

Tá Safos espalhados por todo o Brasil

Este ano saíram 4 pessoas de Belém rumo aos seus sonhos, e já estão fazendo sucesso. Paulo Igor já deu um webinar (seminário na web) e o Sanches participou de desconferência e se enturmou com o pessoal de Recife. Essas pessoas estão fazemos um grande barulho e mostrando que podemos, sim, ser participativos e ter importância no cenário nacional, sendo influenciadores e divulgadores de suas filosofias.

Sanches, falando sobre o TáSafo na desconferência do OxenteRails

Uma inovação em eventos criada pelo TáSafo foi a…

Hora do desapego

Criação da Pamela Gatinho, a #horadodesapego pegou! Criamos um googledoc com as pessoas que querem doar alguns livros que estavam meio parados nas suas estantes, e outras pessoas podem assinalar que querem algum deles. Depois das palestras, rolou o exercício de desapego que foi o maior sucesso.

Ano que vem vamos fazer mais desses. Mostra a tua criatividade e vamos fazer “horas do desapego” de tudo o que for possível!

Mas não foi só essa a inovação do TáSafo. Também fizemos algo muito importante este ano:

Parcerias

TáSafo não quer se fechar nem excluir ninguém. A intenção é agregar, incluir, cooperar. Por isso este ano conseguimos fazer parcerias importantes, com BelJug, PHP Paid’égua, Joomla!Paid’égua e Scrum Amazônia de Manaus. Ano que vem estamos planejando fortalecer essas parcerias e criar um evento maior, chamado de “Comunidades em Ação”. Vamos fazê-lo juntos?

Como uma instituição antenada e moderna, ligada em marketing, nós também nos aventuramos em uma área um pouco diferente de desenvolvimento de software. Por isso temos a…

Grife TáSafo

Calex e Sanches confeccionaram camisas desde o início do TáSafo. Hoje já temos outros utensílios, que são vendidos e distribuídos em eventos ou entregue a parceiros.

Retrospectiva

Bom, agora que a memória está fresca, convidamos a todos a postar seus comentários sobre este ano.  Nos diga o que foi bom, o que foi ruim, como podemos melhorar e o que devemos fazer ano que vem. Escreve só um pouquinho aí embaixo, vai, não dói nada…

12 Comentários

  • claudio alfonso

    Muito bom. Nossos parabéns ao pessoal do TASAFO, acho que além dos eventos uma coisa que marcou e pode melhorar é a integração entre as comunidades de software livre de belém, pois estivemos juntos em diversos desses eventos que ocorreram em nossa capital. Acho que em 2011 podemos investir nessa ideia, pelo menos aqui no joomlapaidegua estamos pensando nisso.

  • Calex

    Primeiro parabéns a comunidade de pessoas para pessoas.

    Quando o Fabio Gr falou que “Tá Safo é como um sol esta para todos”… ele falou serio, e falou bonito. Lembrou-me o Japão que o circulo vermelho simboliza o Sol, tentando mostrar que o japão esta para todos, basta querer, e assim atingiram a democracia e o desenvolvimento social. E o Tá Safo é assim, todos tem direito a errar, mas dever de aprender com seus erros.

    Para mim eu gostaria de estar mais participante, pois eu amo a ideia do Tá Safo, mas porem contudo e todavia… esse ano eu tinha que dedicar-me a faculdade, tirar logo esse encargo da minhas costas. Para poder dar um passo em direção ao futuro e estou conseguindo. Por que com isso apliquei coisas que aprendi no Tá Safo, como simplicidade e comprometimento.

    Gostaria de mais atitude de outras pessoas da faculdade vamos facilitar, criar um ecossistema de auto organização para as pessoas utilizarem o Tá Safo de forma integrada ao princípios ágeis.

    Abraços e Sucesso!

  • Paulo Moura

    Pelo que pude acompanhar, 2010 foi um ano de crescimento e amadurecimento da comunidade Tá Safo. É muito bom ver a galera de TI da nossa região se firmando a nível nacional. E o Tá Safo está sendo a “alavanca” para o que está acontecendo.
    Parabéns a todos! E que venha 2011 com mais ação!!

  • Jaime Schettini

    Pra mim o ponto mais positivo desse ano foi o #tasafoemacao. Essa movimentação nos trás 2 benefícios. O primeiro é poder interagir com gente de fora, gente renomadíssima no ramo. Este ano eu assisti palestras de altíssimo nível, excelentes, e ontem tive o privilégio de participar de um debate depois da palestra do Rafael. Foi bonito ver a platéia, que geralmente fica bem calada, discutindo o assunto.
    O segundo benefício é que nós de Belém e arredores podemos aprender assistindo e dando palestras. O objetivo é crescer juntos, e com o #tasafoemacao eu pude crescer e influenciar positivamente. É esse o objetivo.
    Para o ano que vem:
    1 – Também acho que ano que vem podemos conversar mais entre os grupos e realizar eventos juntos. Vamos oficializar nossas parcerias;

    2 – Apesar da entrada de algumas pessoas novas palestrando, senti falta de mais gente discutindo nas palestras e na lista, e falta mais gente pra palestrar. Quem assiste palestra aprende, e quem palestra também.
    Ano que vem quero mais gente “em ação”, mais gente marcando encontros informais pela lista ou twitter para conversar, mostrar seus problemas e buscar soluções, igual ao que aconteceu ontem depois da palestra do Rafael.

  • Silvio

    Parabéns a todos que estão envolvidos direto e indiretamente na comunidade!!!
    Os eventos que participei assistindo as palestras foram realmente muito bons, espero um dia poder estar la na frente tbm palestrando, são planos, enquanto isso vou estar sempre participando divulgando, assistindo … A palestra de ontem do Rafael Prikladnicki foi excelente!!! Principalmente no final que a galera estava motivada trocando opiniões e tirando a duvida!!!

    Que 2011 estejamos mais em AÇÃO que 2010!!

    =)

  • Rafael Salles

    Parabéns a galera do #tasafo e obrigado por mostrar a importância de participar de uma comunidade, por ser tratado como amigo e companheiro, por se importar com a sociedade da nossa cidade e mais importante por todos vocês terem esse #jeitosafodeser ^^ e levar ate em icoaraci para um escola técnica os princípios e mostrar os seus valores e experiência na área!
    Grato pelo #tasafoemcao na #FEAPA, espero que continuem essa familia #tasafo? Abraços.

  • Luiz Sanches

    A chuva que caiu na madrugada de hoje renovou minhas energias. Então lá vai:

    🙁

    1. Quando decidi dar um tempo de Belém, aconteceram as palestras mais duca que já passaram pelo #tasafoemacao

    2. É um exercício de paciência ficar aqui, pelo twitter ou esperando o post no blog para ver o que tá acontecendo por aí. O real é muito melhor que o virtual.

    3. Por mais que façamos o maior esforço do mundo em às vezes deixar de resolver problemas pessoais para promover os encontros, a comunidade ainda está ready-only. VOCÊ tem que dar o 1º passo. Nós nunca estamos totalmente preparados. Então pára com essa cisma e medo e entra logo em ação, égua! :p

    4. Realmente Igor, temos que nos organizar para planejar as caravanas anunciando um calendário de eventos e vendo quem pode ir, pegar umas camisas e fazer barulho! O Oxente Rails já está na minha agenda de 2011.

    🙂

    1. Gosto de graça de participar de eventos. E vamos com nossos próprios recursos sem titubear. Só planejo as passagens, estadia e rasgo pro evento. O resto é puro improviso mesmo kkk. Representar o Pará e o Tá safo! não tem preço. A cada evento conhecemos mais e mais pessoas que tem as mesmas motivações e objetivos que nós.

    2. Esse lance de twitter vícia mesmo. Mas isso ajudou bastante a divulgar a comunidade. Parabéns aos twitteiros de plantão. Né pressão?

    3. Nos quaraquaquá do segundo tempo, poder ter ido passar o Círio de Nazaré com a família e ainda ter participado do #tasafoemacao da UFPA em Castanhal foi muito firme.

    4. Acreditem, não temos pretensão nenhuma de dominar o mundo. Só queremos divulgar mais para a galera que: desenvolver software é uma atividade mais humana do que exata. Pensem nisso!

    5. A cada pessoa que resolve entrar em ação, com qualquer tipo de atitude, nos renova e nos faz acreditar que estamos indo no caminho certo. Em passos de bebê. Ei! Bebê criança e não bebe de bebe, Tá safo? :p

    E que 2011 comece no dia 1º de janeiro (não consigo me conter em falar besteira kkkk)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *