TáSafo em Ação

Como foi o TáSafo em Ação na EETEPA Icoaraci

Local do Evento

Ontem aconteceu um #tasafoemacao diferente. Foi assim:

O convite

Leonardo Barbosa visitou a página do nosso portfólio e escolheu as palestras que mais se adequavam ao público da EETEPA (Escola Tecnológica do Estado do Pará – Francisco de Azevedo) em Icoaraci, na qual ele dá aula. Ele mandou para a lista de discussão e nos convidou para fazer um #tasafoemacao lá. Começamos a adequar o seu pedido ao que podíamos fazer, pois algumas pessoas que ele escolheu não estão morando em Belém atualmente.

O evento

A platéia foi composta por alunos dos cursos de Informática e também de Design. Na grade original deveríamos apresentar 4 palestras, mas por motivos maiores Ewertton e Júlio não puderam comparecer. O Júlio estava a caminho conosco no carro e teve que voltar no meio do caminho para resolver um problema que surgiu de repente, mas ele já prometeu marcar presença no próximo evento. O surpreendente é que quando eu e o Fábio chegamos lá, por alguma força misteriosa, a grade de palestras só mostrava as nossas palestras! Nos olhamos abismados e então tivemos certeza que tudo aconteceu como tinha que acontecer.

As palestras

Começando a noite, o Fábio apresentou o TáSafo e em seguida deu a sua nova palestra sobre Tenha Valores e Princípios. Nela, ele pediu que parássemos um pouco para refletir sobre esses aspectos na nossa vida, identificando o que mais valorizamos e mostrando que podemos escolher novos valores para cultivar dentro de nós, nos tornando assim melhores pessoas e consequentemente melhores profissionais. Depois ele trouxe o manifesto ágil para discutir quais valores e princípios que devemos cultivar para se dar bem com as metodologias ágeis.

Depois eu apresentei a minha palestra de introdução aos métodos ágeis. Mostrei os problemas que enfrentamos enfrentávamos antes do surgimento dos métodos ágeis, como eles surgiram e com que propósito, fazendo uma transição dos métodos tradicionais para os ágeis, mostrando a diferença entre eles e como é o dia a dia de uma equipe ágil.

Obs: Ficamos devendo as fotos dessa noite porque dessa vez não tínhamos nenhuma máquina fotográfica.

Reflexão

O objetivo do TáSafo é esse: difundir o conhecimento pela região e estimular pessoas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos que, assim como aconteceram em todos os lugares que visitamos, algumas pessoas se interessem e visitem nosso blog, se inscrevam no grupo de discussão e no twitter para acompanhar o que estamos promovendo e se aperfeiçoar juntos. Voltando para casa, sentimos um gostinho de mais uma missão cumprida.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *