Como foi o TáSafo em Ação na EETEPA Icoaraci

Local do Evento

Ontem aconteceu um #tasafoemacao diferente. Foi assim:

O convite

Leonardo Barbosa visitou a página do nosso portfólio e escolheu as palestras que mais se adequavam ao público da EETEPA (Escola Tecnológica do Estado do Pará – Francisco de Azevedo) em Icoaraci, na qual ele dá aula. Ele mandou para a lista de discussão e nos convidou para fazer um #tasafoemacao lá. Começamos a adequar o seu pedido ao que podíamos fazer, pois algumas pessoas que ele escolheu não estão morando em Belém atualmente.

O evento

A platéia foi composta por alunos dos cursos de Informática e também de Design. Na grade original deveríamos apresentar 4 palestras, mas por motivos maiores Ewertton e Júlio não puderam comparecer. O Júlio estava a caminho conosco no carro e teve que voltar no meio do caminho para resolver um problema que surgiu de repente, mas ele já prometeu marcar presença no próximo evento. O surpreendente é que quando eu e o Fábio chegamos lá, por alguma força misteriosa, a grade de palestras só mostrava as nossas palestras! Nos olhamos abismados e então tivemos certeza que tudo aconteceu como tinha que acontecer.

As palestras

Começando a noite, o Fábio apresentou o TáSafo e em seguida deu a sua nova palestra sobre Tenha Valores e Princípios. Nela, ele pediu que parássemos um pouco para refletir sobre esses aspectos na nossa vida, identificando o que mais valorizamos e mostrando que podemos escolher novos valores para cultivar dentro de nós, nos tornando assim melhores pessoas e consequentemente melhores profissionais. Depois ele trouxe o manifesto ágil para discutir quais valores e princípios que devemos cultivar para se dar bem com as metodologias ágeis.

Depois eu apresentei a minha palestra de introdução aos métodos ágeis. Mostrei os problemas que enfrentamos enfrentávamos antes do surgimento dos métodos ágeis, como eles surgiram e com que propósito, fazendo uma transição dos métodos tradicionais para os ágeis, mostrando a diferença entre eles e como é o dia a dia de uma equipe ágil.

Obs: Ficamos devendo as fotos dessa noite porque dessa vez não tínhamos nenhuma máquina fotográfica.

Reflexão

O objetivo do TáSafo é esse: difundir o conhecimento pela região e estimular pessoas ao desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos que, assim como aconteceram em todos os lugares que visitamos, algumas pessoas se interessem e visitem nosso blog, se inscrevam no grupo de discussão e no twitter para acompanhar o que estamos promovendo e se aperfeiçoar juntos. Voltando para casa, sentimos um gostinho de mais uma missão cumprida.

3 comentários sobre “Como foi o TáSafo em Ação na EETEPA Icoaraci

  1. Parabéns Tá Safo! Parabéns comunidade!

    Pena que não pude comparecer tinha compromisso na faculdade que não podia perder.

    Espero na próxima estar presente.

    Curtir

  2. Pingback: Retrospectiva TáSafo 2010 « Blog do Tá safo!

  3. Pingback: transformAÇÃO na EETEPA Icoaraci | Blog do Tá safo!

O que tu achas?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s