Relatos

@tasafo no #AgileTour em Manaus

A caravana do Tá Safo – representados por Daniel Noleto, Fábio Lima, Adalberto Júnior, Ramon Rabello, Víctor Espíndola e Wesley Tamiarana – embarcou para Manaus dia 21 de Outubro. Dia 22, já estávamos cedo de pé para conhecer um pouco da cidade e suas maravilhas, pois das 14:00h às 20:00h tínhamos que estar na ULBRA, local onde ocorreu o evento. Era a primeira vez do Agile Tour na cidade amazonense. Feito histórico.

O evento começou com os coordenadores do evento dando boas vindas aos participantes e falando sobre a importância do evento. Ricardo Koji Ushizaki deu início às palestras com o tema “Desafios Scrum na Certificação Digital na Serasa Experian”. A palestra foi um case explicando como Ricardo e sua equipe utilizam Scrum na Serasa Experian, focando em problemas enfrentados durante as sprints, melhorias, lições aprendidas, etc.

Ricardo começando sua palestra

Logo depois, veio Carlos Santos com sua interessantíssima palestra sobre “Sprint Contract”, falando sobre um assunto bem pertinente no mundo ágil: como empresas e equipes Scrum devem gerenciar contratos de acordo com o escopo, tamanho e complexidade de projetos que são desenvolvidos utilizando Scrum.

Carlos Santos explicando sobre Sprint Contract

Em seguida, Wellington Saamrin, que trabalha no Instituto Nokia de Tecnologia, palestrou sobre “Experiência de Design aplicado ao Scrum para Desenvolvimento de Software”. Ele falou sobre desenvolvimento de interface gráfica focada no usuário e como equipes de design trabalham dentro de sprints.

Wellington explicando as fases de uma Sprint de design.

Depois teve um coffe break para recuperarmos as energias! Foi aí que a equipe do @tasafo entrou em ação! Aproveitando a oportunidade, Ramon Rabello e Adalberto Júnior foram falar com Marlon Luz, que seria o próximo a palestrar. Nos apresentamos aos coordenadores do evento e falamos que estávamos representando a comunidade Tá Safo, de Belém do Pará. Os mesmos parabenizaram a iniciativa ágil e auto-organizada do grupo e nos deram a oportunidade de nos apresentar ao público, enquanto Marlon terminava os últimos ajustes para sua palestra. Isso ocorreu tudo nos bastidores. Quando o evento teve continuidade, Marlon Luz chamou a galera do Tá Safo para se apresentar. “Na bucha” e no improviso, explicamos o propósito da comunidade e deixamos nossa semente, focando na importância de se envolver em comunidades abertas. Isso foi muito rápido, cerca de 5 minutos. Depois, distribuímos adesivos e bótons aos participantes. Saímos de cena.

Galera do Tá Safo apresentando a comunidade aos participantes.
Ramon Rabello falando sobre o propósito da comunidade.
Adalberto Júnior reforçando a importância de comunidades como o Tá Safo.
Os brindes da grife Tá Safo

Então, Marlon Luz deu início à sua empolgante palestra com o título: “Aprendendo Conceitos Ágeis com o Trânsito da Índia”. A palestra dele foi apenas um vídeo mostrando o caos aparente que era o trânsito da Índia. Teve interação com a platéia, onde o mesmo perguntava sobre quais características de agilidade eram possíveis extrair daquele vídeo. Bem legal!

Marlon Luz iniciando a sua palestra.
Marlon Luz fazendo o símbolo do Tá Safo 🙂

Depois, Antonio Santos Júnior apresentou a palestra “ScrumPL: Engenharia de Linha de Produto de Software com Scrum”. Sua palestra foi um apanhado sobre o processo Scrum e como o mesmo poderia ser aplicado para projetos que utilizem desenvolvimento baseado em componentes e linha de produtos.

Para finalizar, teve uma bate-papo bem interessante com todos os palestrantes, que respondiam às perguntas dos participantes. Logo depois, conversamos novamente com os coordenadores do evento e explicamos o interesse e importância de levarmos o Agile Tour para nossos “papa-chibés”. Eles concordaram e gostaram da idéia! Sinal verde! 🙂

Galera do Tá Safo com os palestrantes e coordenadores do evento.

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *