TáSafo em Ação

Pé na estrada com Tá Safo em Ação em Castanhal

A caminho de Castanhal
A caminho de Castanhal

Esse #tasafoemacao foi histórico: o primeiro a ser realizado fora de Belém! A estréia em terras não tão distantes da Caravana do Tá Safo (em ação) foi para Castanhal.

O Fábio começou a pegar a galera às 6h30. No total eram 5 machos com sono no carro na maior sacanagem. No caminho muita nostalgia com as lembranças de como o Tá Safo surgiu e se desenvolveu. Paramos na estrada para tomar um cafézinho rápido e chegamos na UFPA de Castanhal perto das 9h00. Só faltava a Pamela, que foi no carro dela com seu namorado e chegou um pouco depois. Pronto, agora o evento já pode começar!

Pórtico de Castanhal
Pórtico da cidade de Castanhal

O evento começou com os organizadores do evento da UFPA agradecendo a presença do Tá Safo e explicando o contexto e propósito do Campus Universitário da região. Logo após, Fábio Aguiar começou o circuito de palestras apresentando a comunidade e como se envolver mais em comunidades.

Emendando, Luiz Sanches inovando com som ambiente e tudo, contou de forma bem descontraída, dinâmica e rápida a história e repercursão que a comunidade está tendo desde a sua concepção. Tá safo! De Belém – Do Pará – Do Brasil ++

Tásafos em ação

Depois, Fábio Aguiar retornou e apresentou a palestra “Seja Notável” explicando a importância de se envolver e investir na sua carreira pessoal e profissional e como contribuir com as suas idéias, participando de redes sociais, criando blogs, twitter, etc. E o principal, como nos tornamos notáveis participando e fazendo algo pela comunidade. Para finalizar, o Sanches se lembrou que tinha que mostrar um vídeo  de 2 repentistas improvisando com uma música sobre o @tasafo. Muito divertido 🙂

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=B9VdSqiXyII]

Jaime Schettini falou sobre “Introdução às Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software“, começando com uma breve história sobre os problemas enfrentados com as metodologias tradicionais, focando nos princípios do manifesto e práticas ágeis. Rolou uma dinâmica bem interessante onde Jaime pediu para os participantes, em pares, jogarem Pedra, Papel, Tesoura (a nostalgia entrou em cena). Houve muita agitação e interação com os participantes. O intuito dessa dinâmica era refletir que colaboração e cooperação maximizam o ganho entre times ágeis, além de mostar o poder das retrospectivas e da criatividade para melhorar o processo de cada um.

Continuando, Marcelo Andrade apresentou o tema “Testes Automatizados“. Explicou sobre as ferramentas Concordion e Selenium, demonstrando exemplos práticos de como se criar testes automáticos utilizando estas ferramentas. Não sabia que podíamos escrever testes usando um texto em português! O Concordion entende e ainda gera relatórios coloridos em cima do texto. Muito firme!

Após, veio a Pamela Gatinho com seu “Ruby: O Todo Poderoso“, explicando o propósito e princípios em que a linguagem Ruby é baseada. Ela terminou demonstrando como se criar um CRUD  simples com a linguagem em apenas 10min.

Platéia de Castanhal
Muito bacana na platéia de Castanhal: muitas mulheres deram um clima diferente para o evento.

Para finalizar, Ramon Rabello apresentou a palestra “Agora é Android, Tá Safo?“, explicando – de uma forma geral – o que é a plataforma Android. Depois, demonstrou passo-a-passo como se criar uma aplicação em Android utilizando tanto o Eclipse quanto o App Inventor, que possui a facilidade de criar aplicações em Android assim como se brinca de quebra-cabeça.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8ADwPLSFeY8]

No final o Sanches ainda fez a dinâmica criada por ele mesmo “vem pra cá”, na qual ele convida as pessoas da platéia para subir ao palco e manda os palestrantes para as cadeiras da platéia, fala sobre como ele começou a palestrar e convida o pessoal para fazer o mesmo. Sensacional.

Dinâmica "vem pra cá"
Sanches fez a dinâmica “vem pra cá”

A comunidade Tá Safo agradece a presença de todos que estiveram no evento, assistindo, “twittando” e participando, muita gente nem era de Castanhal. Parabéns também para as mulheres que compareceram, foi de longe o maior público feminino em número e em proporção de todos os eventos do Tá Safo até hoje (metade da platéia). Devemos cada vez mais insentivar a participação das mulheres na informática, esse equilíbrio é muito importante para a evolução da nossa área, afinal as mulheres contribuem com aspectos bem diferentes dos homens.

Todos que palestraram, menos a Pamela, que já tinha ido embora (poxa).

Nos Bastidores…

Depois do evento a recompensa: fomos direto para a churrascaria Galope, indicada pelo nosso mais novo #tasafoemacao William Santos, um dos que ajudaram a coordenar esse evento. É claro que rolou muita comida até todo mundo ficar empanturrado. Até a próxima, pessoal!

Churrasco depois do evento. Pena que o Marcelo não apareceu nessa foto, e o Ramon pela metade, mas ele tá lá, eu juro!

5 Comentários

  • Isael Marcio

    TaSafo em na minha terrinha foi bom demais, me motivou muito a querer aprender essas linguagens. Um amigo meu e eu estamos planejando criar um tasafo aqui… preciso de umas orientações, valeu um abraço..!!! Isael Marcio CAstanhal,PA [email protected]

  • tasafocastanhal

    Ola bom dia.

    Eu tive conhecimento do grupo de vcs atravez de um amigo meu ( isael ) e percebi que e um grupo que assim como eu, visa o conhecimento e o compartilhamento dessa informação. gostaria de participar, da forma como for possivel, desse “movimento”.

    Criei um blog do grupo que criarei aqui em castanhal

    Bruno Araujo
    Tenho 26 anos e trabalho com informatica des do MS-DOS.
    Atualmente trabalho no grupo da Autoescola BRAGA, ao todo 6 filiais.

    Formado na Faculdade de Castanhal FCAT
    Certificação tecnica CESEP
    Curso tecnico SENAI
    Curso tecnico MICROLINS

    Palestra no SEPAI 2002
    Ex professor do fundo Ver-o-Sol
    Ex professor da fundação fecc(Igarape-açu, é uma fundação filantrópica de inclusão digital para crianças carentes onde atuei como voluntario por 2 anos)
    Palestra na FECC
    Participei como idealizador da fundação FECC

  • Adenilson

    Iniciativas como essa realmente no mundo de hoje fazem diferença, onde os avanços tecnológicos a cada dia que passa nos surpreende e tanta informação não deve ficar “restrita” a pequenos “grupos de pessoas, iniciativas como essa ajudam a disseminar conhecimento a nossa sociedade já carente de tantas outras coisas! em breve eu também espero estar apto também a dar minha contribuição. Esse evento me motivou demais! obrigado a todos os “tasafosemação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *