Relatos

Caravana Tá Safo no Agile Brazil!!!

Esse eu espero que seja um relato breve, mesmo por que eu acho que já passei do tempo de colocar aqui uma review do evento! Mas mesmo assim vou tentar passar um pouco das impressões que tive ao participar do evento.

Bandeira da Micro-caravana!

Primeiro começou com a organização para participar do evento, primeiro eu enviei algumas propostas de palestras (nenhuma foi selecionada, mas da pra entender o por que disso (vocês vão entender também)!) e junto com uma galera da comunidade começamos a agitar a micro-caravana! Foi ai que se formou a micro-caravana Tá Safo com @pamelagatinho, @samuelmenezes, @pigodinho, @micheleprieto e @andersonsilvra…o legal que @micheleprieto e @andersonsilvra recém chegados na comunidade e já estavam marcando presença na caravana!!!

Um brinde a caminho do Agile Brazil!

O evento tinha características bem peculiares de um evento ágil, o que eu quero dizer com isso? Era um evento altamente adaptável, com uma organização que sabia lidar com as mudanças, bem organizado, e bastante intenso, com uma agenda que deixava qualquer um na dúvida de qual palestra participar, palestras com conteúdo de alto nível que atendia de iniciantes e curiosos em saber o que os métodos ágeis tinham à oferecer, até pessoas mais experientes que queriam conhecer as formas que outras pessoas utilizavam e adaptavam o jeitão ágil de fazer as coisas…o cardápio era bastante variado, tinham apresentações técnicas, estudos, experiências, novos métodos…tinha de tudo!!!

Organizadores

Agora você entendeu por que eu disse que era um evento com características peculiares de um evento ágil!? Boa parte da organização só foi se conhecer lá em POA, o evento desse porte organizado dessa maneira deve ter sido com certeza um grande desafio.

Cerimônia de Abertura do Agile Brazil

Chegamos no primeiro dia de evento, pegamos nosso material e fomos para abertura e em seguida as palestras do Martin Fowler. Nem preciso dizer, o evento começou com o pé direito, depois começaram as diversas trilhas com temas diversos. Muito conteúdo e muita gente legal participando…nós reencontramos uma galera parceira do Tá Safo, e outros que acompanham a movimentação da comunidade e dão maior apoio!

Palestra de Martin Fowler

Não deixamos de marcar presença no evento, nós levamos vários broches para distribuir para a galera e divulgar a comunidade! Foram momentos de muita diversão, aprendizado e colaboração, o evento realmente não podia ser melhor!!!

Entrega do broche para o Alexandre Magno
Entrega do Broche para o Fabiano Milani e Renato Willi

Brincadeira podia sim, depois do coffee-break, apareceu um quadro na frente do auditório com uma agenda, onde as pessoas do evento marcavam encontros no salão para discutir qualquer assunto, isso é chamado de Open Space…então o que já estava bom ficou melhor, a gente andava pelo evento e além de ter uma agenda de várias palestras legais, ainda rolava paralelamente grupos de discussão de diversos assuntos como linguagens, eventos como o Maré de Agilidade, métodos, experiências com as mais diversas técnicas…era um caldeirão de conhecimento sendo compartilhado durante o evento todo!

Isso é um Open Space!

Mas o evento não se limitava apenas a PUC, após o dia inteiro de palestras era a hora da #horaextra e a galera foi para um pub continuar o Agile Brazil, só que tomando aquela cerveja e escutando música ao vivo!

#horaextra do Agile Brazil

No segundo dia, novamente todos bem cedo já estavam apostos para mais um dia intenso…é isso mesmo o Agile Brazil não dava descanso, tudo acontecia muito rapidamente, intensamente e melhorando continuamente! Não tem descrição melhor, esse foi um evento ÁGIL.

Gostei muito do clima do evento, das pessoas que conheci por lá, das pessoas que eu reencontrei, dos conhecimentos e experiências que eu adquiri e compartilhei.

Foram dois dias intensos que pareciam uma semana, a gente chegava a ficar cansado de tantas palestras, discussões e conhecimentos que estavam ali ao alcance de todos. O evento todo podia ser acompanhado via twitter, muita gente twittando o tempo todo, inclusive nós…logo na entrada tinha uma tv com os twittes que tinham a hashtag oficial do evento #agilebrazil. Se ainda quiser ver é só procurar pela hashtag.

Twitter, Crachá com a Programação e Broche do Tá Safo!

Acho que me estendi muito…se quiser saber mais do que rolou por lá, podem consultar a lista dos outros vários relatos de participantes do evento que estão nesta lista.

Foi muito bom ter participado do Agile Brazil 2010 e com certeza estarei no Agile Brazil 2011!!!

PS.: Fotos de Pamela Gatinho, Samuel Menezes, Paulo Igor e do blog da Sea Tecnologia.

Abraço,

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *