Relatos

Sobre o Tá safo!

Há muito tempo estamos sentindo falta de um texto que defina o que é a comunidade Tá safo. Hoje isso tem sido expresso através de atitudes de seus membros.

Gostaríamos de que a comunidade colaborasse com esse texto. O Edgar expressou em seu blog sua visão sobre “O que é o Tá safo?

Segue um texto base, que nasceu por alguns membros em bate-papos nos corredores de encontros do #tasasfoemacao. Expresse você também.

O Tá safo nasceu em 2007 quando um grupo de alunos e professores com uma mentalidade 2.0 e entusiastas por desenvolvimento, metodologias ágeis e software livre resolveram criar uma comunidade que não viesse a discutir somente tecnologia, mas muito além disso como transparência, comprometimento, simplicidade, etc.

Cada letra da expressão T.A.S.A.F.O tem um significado: Tecnologias Abertas com Software Ágil, Fácil e Organizado. Mas como já falamos no início, somos uma comunidade que está além da tecnologia, temos princípios e valores que se fizermos uma tradução do que significa Tá safo, trazendo para uma proposta filosófica, ficaria assim: Comunidade Aberta com Pessoas Adaptáveis, Simples e Auto-Organizadas.

A expressão Tá safo é muito usada em nossa região, que significa algo como tá beleza, tá legal, expressando algo positivo ou simplesmente pode ser representada pelo gesto legal que geralmente fazemos com as mãos, fechando a mão e levantando o polegar para cima. Essa representação expressa muito bem a nossa vibração.

No Tá safo não existe um sistema hierárquico, como líder ou vice-líder, o dono da comunidade é a própria comunidade, tudo é decidido entre os membros. O que existe são pessoas mais focadas em seu crescimento, ou seja, pessoas que estão sempre em ação, fazendo as coisas acontecerem em prol de um único objetivo – divulgar e trazer mais colaboradores para a comunidade. Essa atitude nós chamamos de #tasafoemacao, mesmo nome dado aos encontros que fazemos mensalmente para reunir os Safos em Ação.

Apesar de sermos uma comunidade regional, localizada em Belém do Pará, hoje é fácil encontrar um #tasafoemacao pelo Brasil, participando de eventos (marcando presença), na organização ou apoiando a proposta da nossa comunidade.

E desde então estamos seguindo nessa trilha de fazer muito barulho e dizer que aqui não tem só floresta, índio e jacaré. O resto vocês podem acompanhar nos posts em nosso blog e também no twitter @tasafo. Fiquem à vontade.

Esta comunidade é de domínio público. Use, abuse, contribua e participe!

E aqui fica o convite para participar também sendo um #tasafoemacao

[slideshare id=5296961&doc=tasafo-100927090459-phpapp02]

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *