Relatos

Intercâmbio cultural no Ágiles 2009

Ágiles 2009

O maior evento ágil da América Latina aconteceu na última semana (6-9 de Outubro) em Florianópolis e reuniu grandes nomes nacionais e internacionais da comunidade ágil. Foi um evento realmente marcante, com uma incrível diversidade cultural. Compareceram pessoas de diversos países da América Latina, e grandes nomes vieram dos EUA e Europa. Tivemos palestras e cursos ministrados em português, espanhol e inglês, e até tradução simultânea no auditório central! Muito engraçados eram brasileiros e argentinos tentando se entender. Não sabíamos se falávamos cada um a sua língua ou se falávamos inglês. E nem queiram ouvir um argentino falando inglês…

Para mostrar que um evento ágil é basicamente troca de culturas e experiências, logo durante o primeiro keynote o surpreendente Brian Marick se prontificou a fazer programação em par com a galera durante o evento. Acho que ele foi a pessoa que mais se comunicou durante a semana. Por falar nisso, Brian foi uma das 4 pessoas bem distintas – e até então praticamente desconhecidas para mim – a quem passei a admirar muito depois de assistir às suas palestras. As outras 3 são Diana Larsen, Naresh Jain e Roy Singham. Vamos às apresentações:

Ágiles2009 - pairing
A galera fazendo programação em par

Naresh é um indiano com sotaque carregado e de fala rápida que ministrou o curso de TDD e Refactoring, no qual tive a oportunidade de passar dois dias presenciando um dos maiores profissionais de desenvolvimento de software da atualidade. Com uma qualidade indescritível, Naresh conduziu o curso que – na minha opinião – todos os desenvolvedores ágeis deveriam assistir. No seu blog [http://blogs.agilefaqs.com/] encontram-se boas informações para conhecer mais sobre TDD e refactoring, além de vários exemplos usados no curso.

 Naresh Jain
Naresh Jain

Roy Singham é o fundador e presidente da ThoughtWorks. No seu keynote ele falou sobre sua vida e porque acredita que a cultura ágil pode ajudar a melhorar o mundo. Um belo discurso que me fez pensar de novo em outras formas de aplicar meu trabalho para que ele faça mais sentido para mim e resulte em algo realmente bom para a sociedade.

Diana Larsen, a maior especialista em facilitação de retrospectivas do mundo, proferiu uma palestra sobre confiança, característica que acredita ser fundamental para a colaboração entre os membros de uma equipe. Com sua incrível simpatia, Diana circulava pelo local assistindo a palestras, conversando com todo mundo e dançando ao som da banda Macchinna, que animou a galera no final do primeiro dia de palestras. Foi muito interessante ver aquela mulher bem peculiar no meio do resto do povo, em sua grande maioria homens. Um contraste muito legal.

Diana Larsen
Diana Larsen

Outra coisa bem bacana foi a diversidade das palestras, em forma e conteúdo. Alexandre Magno e Manoel Pimentel por exemplo, inovaram ao apresentar ‘No boteco com dois agilistas’, um bate-papo sobre suas experiências com metodologias ágeis com muita participação da platéia e com direito a cerveja e tudo (é sério!). Tiveram também workshops, coding dojo’s, jogos e casos de sucesso.

Workshop visual - construção de dashboards em tempo recorde
Workshop visual - construção de dashboards em tempo recorde

Aliás, até que enfim conheci o Manoel pessoalmente, que por sua vez me apresentou o Alexandre Magno. Foi uma honra encontrar meus conterrâneos por essas bandas. Fico orgulhoso que dois paraenses estejam entre as maiores influências em ágil no Brasil.

Alexandre Magno e Manoel Pimentel
Alexandre Magno e Manoel Pimentel

É claro que Luiz Parzianello não podia deixar de nos mostrar as teorias da ciência da cognição que ele aplica no seu coaching. No meio do corredor entre uma palestra e outra, rabiscava conceitos em quadros 3D nos papéis que encontrava pela frente. Quem também estava por lá era o pessoal da SEA Tecnologia, que parece não medir esforços para comparecer aos eventos. Acho que eles já conheceram o país inteiro desse jeito.

Quem estava disposto a passar a semana toda em Floripa teve a oportunidade de fazer os cursos Test Driven Development (TDD) and Refactoring [Naresh Jain]; Leading Retrospectives for Agile Projects: Who, When, How [Diana Larsen]; Certified Scrum Product Owner (CSPO) [Alexandre Magno]; e Certified Scrum Master (CSM) [Alan Cyment].

Para fechar com chave de ouro, depois que a maioria dos participantes já havia ido embora, rolou uma retrospectiva do evento guiada pela Diana com a participação dos organizadores. O que pode melhorar? Quais as dificuldades? O que vale a pena continuar fazendo?

Retrospectiva conduzida pela Diana Larsen
Retrospectiva conduzida pela Diana Larsen

O que posso dizer? Show de bola! Nos encontramos ano que vem em algum outro país latino-americano para mais um evento miscigenado, com a cara do nosso continente.

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *