Relatos

FISL10 na visão da caravana tasafo

22 de junho de 2009.

Dias antes já havia começado a correria para comprar roupa para o frio que nos esperava em Porto Alegre. Os bombons regionais, poupa de cupuaçú, açaí, farinha de tapioca não poderiam faltar para levar para o Caverna que, através do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, no hospeda todos os anos em que vamos para o evento. Obrigado moçada!

23 de junho de 2009.

Ir para o aeroporto de madrugada só o FISL para motivar essa galera. Uma parada no aeroporto de Guarulhos para “esticar as canelas” e comer alguma coisa. A chegada em Porto Alegre foi logo seguida por um passeio pelas sedes do Grêmio e Internacional feita pelo Seu Eloy dos Radialistas, uma figura esse cara.

Eu, Flávio, Gilmar e Myller fomos no mesmo voo e tivemos que esperar o Calex para molhar a garganta na lancheria em frente ao acampamento, só queriam uma desculpa, kkk.

Fomos logo pegar os crachás para não enfrentar o famoso filão do 1º dia do FISL e acabamos explorando um pouco os prédios de Engenharia e Informática da PUC-RS, onde o evento é realizado. Mas a nossa curiosidade nos levou a conhecer um pouco mais a Faculdade de Informática. Através da coordenadoria, nos apresentaram o Prof. Dr. Marcelo Hideki Yamaguti que gentilmente nos guiou pelo prédio da instituição nos explicando como funciona a faculdade. O que nos chamou a atenção, além da estrutura que é de primeiro mundo, é a parceria de empresas como Dell e HP fazendo com que os alunos já vivenciem o mundo corporativo durante a sua graduação. Ele nos falou que através dessas parcerias, apesar da instituição ser particular, muitos alunos estudam com bolsas patrocinadas pelas empresas. Depois de andar pra caramba voltamos para o “acampamento”.

si852329

 

24 de junho de 2009.

Era mais fácil colocar um elefante pra voar do que fazer um bando de macho acordar cedo e encarar um banho de manhã :p. Mas não é que deu certo. Não! não fizemos um elefante voar (hehehe). Com ajuda da ducha quente batemos o tempo recorde de uma hora para se arrumar e partir para o 1º dia de evento. Não podia faltar a foto clássica em frente à PUC-RS.

Rapaz, não é que neste ano a fila de inscrição estava até “de leve”. A partir daí nos dividimos para as palestras de seus interesses, tô esperando o resumo da galera. Fomos assistir, eu fui de “camarote” como coordenador de mesa, a palestra do Guilherme Chapiewski sobre Software livre na Globo.com. Os caras usam todo o tipo de tecnologia livre para desenvolver os sites e tratar o conteúdo multimídia da empresa, que possui um fluxo absurdo de acessos nos seus servidores.

Após um giro pelos stands, fomos para a palestra de Fabio Kon sobre o projeto Qualipso CCSL-USP (Centro de Competência em Software Livre da USP). Já conhecemos um pouco do trabalho dele e de outros integrantes da Agilcoop, mas nada melhor que ver ao vivo um dos profissionais mais conceituados de nossa área.

Guilherme Chapiewski apresentou mais uma palestra, agora sobre metodologias ágeis. A forma com que ele criou a metáfora da mãe dele fazendo o almoço e simular a simples falta de batatas, faz com que agente deva sempre simplificar ao invés de complicar. Trabalhar na globo.com deve ser uma boa para quem gosta de software livre e métodos ágeis.

Mais um giro pela feira e encontramos os “bruxos” (gíria da região para dizer: “meu chegado”), Ricardo e Diego, que o Calex conheceu no voo. Nessa hora o Gilmar e o Flávio já estavam tramando alguma coisa e começaram e se misturar na multidão adquirindo acessórios para combater o frio, mas ainda achava que tinha alguma coisa estranha no ar. Uma parada no stand do CCSL-USP e conversamos com o Hugo Corbucci sobre coding dojo, resumindo a idéia é de treinar com a platéia de duas em duas pessoas para resolver algum problema proposto durante exatos 7 minutos em alguma linguagem pré-estabelecida. O cara é safudo, programa até em Smalltalk :). Aproveitamos para dar uma camisa do tasafo para o Fabio Kon e “bater um retrato” com o pessoal.

Econtramos com o Ezyo Lamarca (blog), e “zimbamos” para jantar alguma coisa, tínhamos uma guia que era a amiga de Uniodonto do Flávio na cidade. Lá em Porto Alegre tem um prato chamado “La minuta” que vem com feijão, arroz, bife, batata frita e salada. O que nos surpreendeu é a quantidade de alface que o povo come, é muita folha rapaz. Eu e o Myller pedimos um filé na chapa pensando que iríamos nos livrar da salada e olha o que veio de acompanhamento, o Gilmar falou que até o fim do congresso já estaríamos “mijando” verde :). Terminamos a noite conhecendo um bar perto de onde estávamos hospedados, a Néia conhece todo mundo lá.

dsc01740

 

25 de junho de 2009.

Passeando pela feira quando nos tocamos que estava rolando a palestra do Marcélio Leal (blog), que estava lotada e o segurança não aceitou nosso subordo, meia lata de coca-cola, brincadeira. Esse ano conhecemos mais opções para almoçar.

A palestra do Peter Sunde estava lotada, era uma fila quase quilométrica para entrar no auditório. A Oficina de Gimp e Inkscape foi muito boa pra pegar mais uns macetes das ferramentas além do que os palestrantes, que são brasileiros, são desenvolvedores das ferramentas. O pessoal fo Gimp se empolgou tanto que sobrou 5 minutos para o rapaz do Inkscape. De noite encontramos com os manos do Slackware e também conhecemos o pessoal de infra da Locaweb no bar garrafas. O papo foi tão bacana que parecia uma aula de administração de sistemas Linux, só que totalmente diferente.

si852461

 

26 de junho de 2009.

Sexta-feira havia uma palestra em especial para o grupo. Fabio Akita mostrou para a platéia um projeto além do blog de 15 minutos com Ruby On Rails, mostrou também um joguinho feito em ruby baseado do wolfeinstein tirando maior onda com outras linguagens de programação. Era muita coisa pra falar e estava muito interessante mas o tempo era curto. Apesar dele estar bem equipado com um Mac, não vi nenhuma IDE sendo utilizada, pelo contrário, console direto, vim, git e o caramba ao quadrado. O recado foi dado e muita gente saiu motivado a aprender ROR. Valeu mais ainda a foto com o próprio. Na euforia me esqueci de dar uma camisa pra ele. Começou a perseguição pela feira no tumulto que o tio Lula aprontou. Achei ele e as garotas rails, se essas meninas trabalharem na equipe de desenvolvimento, haverá um enorme crescimento de programadores ROR :p. Antônio Fonseca (blog) também estava marcando presença no evento.

No fim do expediente fomos presentear a Néia como mais uma integrante da comunidade, ô minina linda! Em paralelo a todos os acontecimentos acabamos descobrindo a trama do Flávio com o Gilmar: hackeando bancos heim (hauhauhuaha).

Para relaxar fizemos um tour, orientados por nossas amigas paraenses Luiza e Luma, pela noite porto alegrense, com participação especial de nosso “bruxo” Ricardo. A base de dados do nosso google maps bar’s cresceu exponencialmente nesta noite. Um brinde aos nossos novos amigos.

dsc01818

 

27 de junho de 2009.

Umas das palestras tops que vimos foi a do Elton Luís Minetto contanto a experiência dele, que não é pouca, na Drímio com php, apache e mysql especialmente na parte de escalabilidade, onde ele falou de técnicas para aproveitar melhor os recursos do sistema sem precisar de máquinas top de linha e ferramentas proprietárias. Baixem o material da palestra no blog dele e para quem não conhece o trabalho dele vale muito a pena conferir.

A palestra de João Bueno, desenvolvedor do gimp, foi mais uma vez de muita valia, repito: nada melhor que um dos desenvolvedores da ferramenta para falar dela. Na maioria das palestras de ferramentas gráficas encontramos com Antônio Carlos do Serpro.

Logo após, houve a palestra de Paulo Meireles do CCSL-USP, contando do JaBUTi que é uma ferramente feita em java para analistas de testes poderem personalizar suas métricas de software.

Fomos almoçar no Shopping Bourbon, na volta já encontramos o Jaime, o último integrante da caravana que veio de Florianópolis, que havia chegado no último dia para presidir algumas mesas e curtir pelo menos um dia de evento. No caminho registramos o momento com Karlisson Bezerra (blog).

Voltamos para o stand dos manos do Slackware para falar com a galera e tentar instalar meu pen-modem 3G da vivo no note. No dia anterior o tio Lula não deixou :(. Foi uma briga boa, era rodízio de dedos nos notes do stand, por pouco o “bixo” não foi configurado. Já estava todo mundo com fome e perturbado com o barulho do pessoal sorteando os últimos brindes nos outros stands. Ficou de dever de casa pra mim :p.

Finalmente a caravana estava completa :). Acabamos indo jantar com o pessoal do GUS-BR na churrascaria Kasarão. Eita pessoal gente boa esses manos. Creio que fechamos com chave de ouro o evento deste ano.

dsc01887

 

28 de junho de 2009.

Apresentamos um pouco do que já conhecíamos da cidade para o Jaime. Treinei um pouco do que sei sobre fotografia (p. nenhuma :p). Só não aprendi como melhorar “a cara” do pessoal no gimp (hauhauhaha).

dsc02020

 

29 de junho de 2009.

Na segunda, fomos comprar algumas lembranças. Fizemos um percurso do mercado ao luxuoso BarraShoppingSul. Depois foi só correria para voltar para Belém. Ainda demos um tempo em Brasília.

dsc02179

 

Pessoal, fico por aqui e em nome da comunidade tasafo só tenho que agradecer por tudo o que aconteceu durante a semana do evento. Conhecemos novos amigos, solidificamos velhas amizades, mapeamos quase todos os bares de Porto Alegre, conhecimento renovado. E só pra firmar uma coisa: Software Livre e Desenvolvimento Ágil não é oba-oba como muitas pessoas ainda pensam.

Para verem mais fotos entrem neste álbum.

envolvedor de sistemas e poeta de boteco

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *